Como economizar nas compras de Natal: dicas top!

0 votes

O Natal é a época do ano que mais gastamos com a compra de presentes. Sempre queremos dar mimos para os nossos entes queridos, mas quando a conta chega levamos um susto. Pensando em ajudar você a economizar, criamos este guia para as compras natalinas.

Dicas para economizar nas compras de natal

Elencamos algumas dicas muito importantes para que você consiga economizar no natal e possa começar o próximo ano com o orçamento estável.

natal-compras

Tenha calma

O primeiro passo antes de comprar um presente é pesquisar. Quem deseja economizar não pode comprar um produto na primeira loja que entrar, ou no primeiro site. As pessoas que conseguem ter calma nesse momento também deixarão de comprar coisas desnecessárias. Depois de pesquisar, em pelo menos três lojas, é a hora de comprar. Negocie com o vendedor para pagar um preço mais barato, isso funciona principalmente quando você compra mais de uma mercadoria na mesma loja.

Aproveite a Black Friday

Uma oportunidade para quem deseja economizar na compra dos presentes de natal é aproveitar a Black Friday. Esse evento acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro. São oferecidos descontos nas lojas de produtos on-line e também em algumas lojas físicas. Mas é necessário estar atento a essas promoções para não cair em um golpe. Algumas empresas sobem o preço dos produtos um pouco antes desse evento, e baixam durante ele, o que acaba gerando nenhum tipo de economia para você. Uma dica importante é pesquisar os preços com antecedência, e comparar no dia da Black Friday.

Faça você mesmo o presente

Essa dica é muito legal, e ainda faz você exercitar a criatividade. Quem optar por presentear dessa forma consegue colocar um pouco de si no objeto que será dado. É possível até mesmo descobrir um talento que você não conhecia, mas só entregue o presente se gostar do resultado. Dê preferência para algo que domine, como a culinária, pode criar um panetone especial.

Dê lembrancinhas em vez de presentes

Essa dica é ideal para quem gosta de presentear várias pessoas, ou para quem tem uma família grande e não gosta de deixar ninguém de fora. Uma lembrança já mostra que você gostou lembrou da pessoa, e a intenção vale mais do que o objeto físico. Não vale a pena contrair dividas apenas para impressionar as outras pessoas.

Tenha planejamento para pagar

Tão importante como planejar a compra dos presentes é ver uma forma para realizar o pagamento. Evite comprar de mais e fazer parcelas que demorem um ano para pagar. O ideal é juntar dinheiro ao longo do ano, para quando chegar o Natal você estar preparado, mas isso nem sempre é possível. Uma dica é colocar os seus gastos em uma planilha, isso fará diminuir as possibilidades de contrair dividas.

Compre sozinho

Quando você vai sair para comprar os presentes tente ir sozinho, principalmente se tiver filhos. As pessoas que saem para comprar os presentes de Natal com a família tendem a gastar mais, pois cada membro vai querer alguma coisa, e nem sempre será a opção mais barata. Lembre-se, presente bom não é presente caro. Existem opções similares que são mais baratas e possuem a mesma função.

Postagens Relacionadas

Um comentário

  1. Dicas realmente muito úteis, fim de ano é tempo de comprar muitas coisas, dicas de economizar são sempre bem-vindas pra ajudar a começar o ano bem.

Os comentários estão fechados.