Como limpar cortinas de maneira fácil?

0 votes

As cortinas ajudam proteger os ambientes do sol forte, e também trazem beleza para os locais onde são colocadas.  Com o passar do tempo começam a ficarem sujas, e podem até prejudicar a saúde, dessa forma necessitam de limpeza. Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre este procedimento.

Dicas para limpar cortinas rapidamente

O primeiro passo para limpar uma cortina é retirar o pó do local. Se possuir argolas, retires todas, assim como outros possíveis acessórios. Em seguida coloque na máquina de lavar, sem outras peças de roupa junto, também não centrifugue a peça. Se a cortina estiver suja, deixe de molho por um maior período. Evite utilizar amaciante, e no primeiro procedimento de lavagem utilize água na temperatura ambiente. Fazendo tudo dessa maneira, a sua cortina vai ficar limpa e sem nenhum tipo de dano.

como limpar cortinas

A importância de limpar as cortinas?

As cortinas ajudam a proteger as áreas onde são colocadas, mas de tempos em tempos é fundamental fazer a limpeza. As cortinas começam a acumular ácaros e gordura, e podem fazer mal para a saúde. A parte estética do material também pode ser atrapalhada pela sujeira. Quando você for realizar uma limpeza, é necessário ter cuidado, pois as cortinas, na maioria das vezes, são feitas com materiais frágeis.

Como limpar uma persiana horizontal?

Para deixar uma persiana limpa e não causar danos no material é necessário tomar alguns cuidados. Evite utilizar aparelhos elétricos ou produtos que contenham álcool, pois isso pode causa problemas na persiana. Procure fazer a limpeza com sabão neutro e diluído em água. Deixe a persiana fechada, coloque uma mão por trás e esfregue as hastes suavemente. Os materiais elétricos podem danificar o produto, a persiana horizontal deve ser limpa sempre fechada.

Como limpar uma persiana vertical?

Se a sua persiana é vertical, é possível retirar as laminas para limpar, essa tarefa deve ser realizada com cuidado. Após a retirada, coloque todas as partes em uma bacia com água e sabão. O ideal é deixar as laminas de molho por pelo menos 30 minutos, depois desse período escove cada peça, sempre com muito cuidado. Em seguida coloque novamente na bacia, mas agora com água limpa, pegue um pano e comece a secar, por fim, coloque novamente nos trilhos. Essa técnica para a limpeza ajuda a reduzir ou até mesmo eliminar a gordura presente no material. É indicado fazer esse procedimento a cada seis meses.

Diferenças nos materiais

As cortinas normalmente são feitas com materiais diferentes, e cada um deles possui uma forma especifica para limpar. Antes de iniciar a limpeza é necessário saber como fazer esse procedimento. Se for feita de algodão ou tergal, pode ser lavada na máquina, com sabão normal; caso seja de seda ou linho, procure uma empresa especializada em lavagens; as cortinas de poliéster devem ficar de molho por 40 minutos, com períodos para a troca de água; o veludo pode ser limpo com uma escova; e as cortinas de renda devem ser limpas com uma proteção em volta.

Postagens Relacionadas