Guia dos Solteiros

Como economizar em tempos de crise?

Muitas pessoas não conseguem manter as contas em dia, e isso fica ainda pior durante um período de crise. Quando isso acontece o risco de perda de emprego também aumenta. Aqui você vai encontrar dicas para economizar durante esse período.

Economizando em tempos de crise (veja as dicas)

Se você é daqueles que compra logo na primeira loja que procura, deve mudar essa atitude. Os vendedores vão tentar vários truques para que você leve um produto, mas não caia nessa. O ideal é pesquisar os preços na internet, e se possível comprar nos sites, pois o custo normalmente é melhor, se não for possível, você já vai saber os preços e poderá economizar nas lojas.

Compre só o necessário no mercado

Quando você vai no mercado, deve ficar longe de produtos que não estão no topo da lista de necessidades. Doces, sobremesas e outros alimentos que você compra para colocar no armário, e esquece lá, devem ser evitados. Fazendo uma boa lista, dando destaque para os itens fundamentais as famílias conseguem fazer uma boa economia. E nos tempos de crise, os preços costumam subir ainda mais.

Como economizar em tempos de crise?

 

Evite contrair novas dívidas

As pessoas que não sabem utilizar o cartão de crédito da maneira correta podem acabar complicando a sua vida. Quando for realizar uma nova compra, procure parcelar no mínimo de vezes possível, e faça isso apenas se não tiver outro jeito. Ninguém pode prever o futuro, então não comprometa os meses seguintes, pois poderá precisar do dinheiro para algo ainda mais importante.

Faça o que o salário permite

Quem tem algum sonho para o futuro deve começar a se preocupar agora, isso também vai ajudar nos momentos de crise, poupe um pouquinho a cada mês. Para isso é necessário revisar todo o seu orçamento, e cortar as coisas que não são tão fundamentais. As famílias que conseguem viver de acordo com a sua realidade financeira passam por menos dificuldades.

Cuidado com a diversão

Todo mundo precisa de descanso, e para isso é necessário gastar uma parte do orçamento. Se antes você ia em lugares caros, procure substituir por opções mais baratas, algumas inclusive apresentam ainda mais diversão e descontração. Quem costuma sair para jantar, deve evitar isso, se faz com amigos, pode marcar um dia da semana e fazer na casa de algum deles.

Como economizar em tempos de crise?

Cuidado com os pequenos gastos

Se você costuma tomar um cafezinho durante o dia, ou comer um docinho depois do almoço, deve cortar isso. Pode até custar barato, mas fazendo isso todos os dias, no fim do mês vai dar uma grande diferença no seu orçamento. O ideal é evitar qualquer tipo de alimentação na rua, pois costumam ser caras.

Economize desde o começo do mês

Algumas pessoas tentam poupar apenas no fim do mês, quando o salário já foi quase todo embora, mas isso deve ser realizado desde o momento que receber. O indicado é reservar uma parte do salário para as dívidas e compras do mês, e depositar no banco o restante, assim terá uma reserva se a situação se agravar.

Adicionar comentário