Guia dos Solteiros

Como se tornar conhecedor de cervejas

Se você não conhece muitas cervejas diferentes, mas adora e quer conhecer mais, só que não sabe por onde começar a experimentação: vem com a gente! O Guia dos Solteiros te mostra como funciona o mundo das cervejas e como fazer para descobrir as suas preferidas em um oceano de marcas e tipos diferentes.

Nos últimos anos o Brasil teve uma explosão no número de cervejarias artesanais e na venda de cervejas importadas. Isso quer dizer que só agora o brasileiro está acordando para o fantástico mundo das cervejas ao invés de tomar sempre a mesma? Não. Mas antes não haviam muitas opções e as que haviam eram caras. Além disso, as pessoas não tinham tanta informação quanto hoje. Você quer se tornar um conhecedor de cervejas? O primeiro passo para isso são alguns dados e fatos sobre cada tipo. Depois vem a parte mais gostosa: a experimentação!

tipos-de-cerveja

Tipos de cerveja

Existem muitos, muitos, muitos tipos mesmo de cerveja. Porém aqui vamos falar de uma maneira mais geral e abranger por alto os tipos mais comuns, para que você que está começando, entenda melhor o mundo delas.

Lagers
Aqui entram a famosa Pilsner (ou Pilsen) e a doce e escura Malzbier. São cervejas mais leves, que normalmente são consumidas mais frias. A Pilsner (ou uma variação dela) é geralmente consumida gelada e por ser um país tropical e que normalmente faz muito calor, é o tipo mais divulgado e vendido no Brasil.

IPA (Indian Pale Ale)
A IPA é a queridinha da maioria dos conhecedores de cerveja. Amarga e forte, ela é um gosto adquirido. Se você nunca tomou cerveja na vida e resolve iniciar com essa, provavelmente irá se arrepender. A IPA é da família das Pales Ales. O fato de ser denominada “indian” é por causa do estilo dela, criada pelos ingleses e muito lupulada, que deveria durar nos barris durante todas as viagens pela Índia.

Stout
Meu tipo preferido. Escura, sem doce, de gosto levemente torrado e geralmente com teor alcoólico alto. A mais famosa delas é a irlandesa Guiness.

Porter
Muito confundida com a Stout por ser escura e sem doce. Porém, o teor alcoólico é menor e ela é mais suave.

Bock
São avermelhadas ou amarronzadas, geralmente de graduação alcoólica alta. Origem: Alemanha.

Trapistas
As cervejas trapistas são consideradas as melhores do mundo por diversos especialistas. De fato é o estilo de cerveja com a história mais curiosa: sua fabricação se iniciou com monges belgas, que fabricam a cerveja para manter a abadia. Tem diversos tipos e algumas inspiradas nas fabricadas por monges já são comercializadas por cervejarias. Porém, no Brasil costumam ter um preço mais elevado.

Weiss ou Weizenbier
As famosas cervejas de trigo. São claras e geralmente não são filtradas, por isso tem uma aparência opaca. Podem ter um leve gosto frutado e o teor alcoólico costuma ser moderado.

cerveja-amigos

Como se iniciar na arte da cerveja

Como existem muitos tipos diferentes, não desista no primeiro tipo experimentado. Se preferir, reúna alguns amigos e compre uns petiscos e uma de cada tipo, para experimentar. Em alguns bares também é possível tomar pequenos copinhos de experimentação.
Lembre-se também que você pode não gostar de determinada marca, mas que outra marca do mesmo tipo pode ter um sabor mais agradável.
Enfim, o único jeito de conhecer é mesmo experimentando diversas (aos poucos, é claro). E se o objetivo é conhecer cervejas novas, evite ficar bêbado, ou te garanto que você não vai lembrar do gosto de cada uma depois.

Refrigerador Expositor em casa

O refrigerador expositor não só ajuda na decoração da sua casa, como também proporciona a praticidade de ter sua cerveja em mãos na hora que desejar. Assim, você pode desfrutar de uma bebida mesmo que cheguem visitas de última hora. Os modelos são variados e tudo depende do quanto se pode gastar e também da sua criatividade, como por exemplo esse da venax:

lg-50

Se você acha que algo assim só estava presente em filmes é melhor repensar seus conceitos.

Para ajudar a lembrar e receber sugestões

Existe um aplicativo no IOS e Android que te deixa fazer check in nas cervejas que você já bebeu, dar notas, anexar fotos. E você pode ver as cervejas e opiniões dos seus amigos também. Curtiu? Clique nos links acima e baixe!
Detalhe: isso não é um publieditorial, não estou sendo paga pra isso. Eu realmente uso e gosto desse aplicativo.


Por enquanto é isso, pessoal! Espero que tenham curtido as dicas. Bebam com moderação!

13 comentários