8 Dicas para manter a casa arrumada

0 votes

Para os solteiros, o dia da faxina pode ser um verdadeiro caos. Afinal, é tanta coisa para limpar e arrumar sozinho que o dia inteiro pode ser gasto nisso. Entretanto, quando se consegue chegar ao fim, a sensação de orgulho de ver tudo limpo é indescritível.

Apesar disso, existe a tendência de que pouco tempo depois a casa esteja desarrumada novamente, transmitido a impressão de que nada foi feito. Então, todo aquele trabalho árduo para manter a casa arrumada parece ter ido por água abaixo à medida em que a louca está acumulada na pia, assim como a poeira nos móveis. Portanto, os solteiros já sabem bem o que os aguarda no próximo final de semana, que seria um momento de descanso.

Fica a pergunta: Como manter a casa sempre arrumada?

Porém, existem dicas simples para manter a casa organizada que podem te tirar desse looping e, consequentemente, te dar mais tempo para se dedicar a outra coisas no seu tempo livre. Abaixo você poderá conferir oito delas.

1. Mudança de hábitos

Mudança de hábitos pode começar com criação de lista
Pode começar com uma lista (fonte: medium)

O primeiro passo para conseguir escapar desse ciclo vicioso de arruma e desarruma é observar os seus hábitos para, posteriormente, tentar modificar os que estão te prejudicando. Assim, procure evitar deixar coisas espalhadas pela casa, como papéis de trabalho. Uma dica simples que poderia ajudar a solucionar isso seria comprar uma pasta e armazená-los sempre ali.

Com tempo, tente montar uma lista de todos os hábitos ruins e que comprometem a arrumação da sua casa. A partir dessa lista será possível buscar soluções pontuais para ele, como no caso da pasta. Não se preocupe em conseguir resolver todos de uma vez. Se você modificar alguns maus hábitos, já perceberá uma mudança significativa na organização do seu espaço.

2. Feche as portas e janelas ao sair

Fechando portas e janelas ao sair
Fechando as portas e janelas antes de sair de casa (fonte: lancasterlocksmiths)

Essa atitude pode parecer simples e até óbvia para algumas pessoas, mas existem aqueles que tendem a deixar uma janela, por exemplo, aberta para conseguir ventilar a casa. Entretanto, fazer isso pode acabar gerando poeira em cima dos móveis e, logo, será mais uma coisa para você precisar limpar com frequência.

3. Arrume a cama ao acordar

Arrumar a cama
Arrumando a cama ao acordar (fonte: herviewfromhome)

É um fato que essa pode ser a dica mais complexa de seguir em toda a lista. Afinal, o sono que sentimos ao acordar de manhã é imenso e não dá muita vontade de fazer nada. Porém, o simples ato de arrumar a cama ao se levantar já transmite a impressão de que o quarto está mais limpo. Além disso, é uma atitude tão rápida que não terá grandes impactos no decorrer do seu dia. Portanto, deixe de lado a preguiça.

4. Não acumule louça na pia

Acumulando louça na pia
Evite acumulo de louça suja na pia (fonte: thestir.cafemom)

Um prato, um copo e dois talheres, de repente, podem se transformar em uma verdadeira pilha. E o fato é que quanto mais louça se acumula, mais preguiça se tem de lavar. Além disso, a tendência é que se tenha mais gordura, mais sujeira e a experiência seja muito pior.

Portanto, logo depois de comer, procure lavar tudo o que você usou durante a refeição. Você perceberá que isso não vai te consumir nem 5 minutos, mas fará com que você poupe tempo na hora da faxina por ter menos uma coisa para lidar.

5. Limpe as coisas assim que os primeiros sinais de necessidade surgirem

Fazendo limpeza
Fazendo limpeza para evitar acúmulo (fonte: nypost)

Você percebeu que o vaso não está mais tão legal assim? A pia está um pouco suja? Essa é a hora de limpar. Não é necessário esperar o dia da faxina para fazer isso e guardar todas as tarefas para ele. Se você fizer um pouco ao longo da semana, conseguirá economizar bastante tempo em tarefas como essa.

6. Evite o desperdício

Desperdiçando comida
Desperdício de comida (fonte: theconversation)

Os solteiros têm tendência a deixar comida estragar na geladeira. Além de ser bastante difícil dosar as quantidades ao cozinhar para apenas uma pessoa, nem sempre se está com vontade de comer o que está pronto e, portanto, a comida pode acabar estragando. Separamos algumas dicas em outro post onde ensinamos como reaproveitar os alimentos para fazer receitas deliciosas.

Entretanto, o cheiro pode acabar se tornando bastante forte e você precisará dar uma geral na geladeira se deixar isso acontecer. Assim, procure evitar o desperdício e consuma toda a comida que fez. Caso tenha dúvidas relativas às quantidades adequadas, o nosso artigo que ensina como saber o tempo de duração dos alimentos na geladeira pode te dar uma ajuda.

7. Coloque as coisas no lugar logo após o uso

Mantendo tudo organizado
Mantenha tudo organizado (fonte: blog.annieselke)

Sabe aquela roupa que você experimentou de manhã antes de ir trabalhar, mas não gostou? Evite deixar em cima da cama. Depois de decidir que você não usará mais, coloque-a imediatamente de volta no armário para evitar que a bagunça se multiplique ao longo do dia.

8. Guarde os seus sapatos e roupas assim que tirá-los

Organizando roupas e sapatos
Mantendo as roupas organizadas (fonte: Youtube / QVCtv)

Essa dica vale para peças limpas ou sujas. Se elas estiverem limpas, coloque-as no armário. Se estiverem sujas, o seu lugar é o cesto de roupas. Procure conservar esse hábito porque ele te poupará tempo até mesmo na hora de separar o que precisa ser lavado ou não.

Você perceberá que essas dicas simples podem fazer toda a diferença e tornar o dia da faxina menos penoso!

Fonte da imagem em destaque: verywellmind

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Realmente, levantar e arrumar a cama é a melhor forma de “maquiar” o quarto deixando ele com cara de limpo!

    Adorei o artigo!

    Abraços
    Andréia

  2. Ótimo post!

    Essas são dicas extremamente úteis.
    Temos algumas para cozinhas também! Nos visite =)

Os comentários estão fechados.