Guia dos Solteiros

8 Dicas para manter a casa arrumada

8 Dicas para manter a casa arrumada

Chegou o dia da faxina: é tanta coisa pra limpar e arrumar que você gasta o dia inteiro fazendo isso e não tem tempo pra mais nada. No dia seguinte tudo está lindo: que orgulho! Mas 2 dias depois já parece que passou um furacão pela casa. Tudo o que foi arrumado já está bagunçado novamente. Os pratos já se acumulam na pia. E no próximo fim de semana temos que limpar tudo outra vez. 🙁

8 Dicas para manter a casa arrumada

Mas como evitar que esse ciclo se repita e você perca um dia inteiro do seu fim de semana limpando a casa? Vamos lá:

1. Mude seus hábitos

Em primeiro lugar, perceba seus maus hábitos e tente modificá-los. Por exemplo: ao invés de deixar papéis importantes espalhados pela casa, que tal comprar uma pasta e começar a guardá-los para não perder? Não vai precisar daquele papel mais? Jogue fora no lixo seco ou reciclável. Não deixe um monte de papel solto pela casa, assim, quando precisar de um papel específico, você saberá onde está.

Faça uma lista de todos os seus maus hábitos e como poderia modificá-los. Depois tente colocar em prática! Não tem problema se não conseguir modificar todos os hábitos. Se já alterar alguns, é uma vitória e já vai ajudar a manter sua casa arrumada!

2. Mantenha as portas e janelas fechadas quando sair

Fechar as portas e janelas vai fazer com que menos poeira se acumule nos móveis e chão. Fazendo isso você vai ter mais tempo entre uma passada de pano e outra.

8 Dicas para manter a casa arrumada
Fechar as janelas ao sair pode ajudar a manter a casa com menos poeira.

3. Levantou? Arrume a cama

Esse é um hábito difícil de adquirir, principalmente por causa do sono imenso que sentimos pela manhã, mas saiba que uma cama arrumada deixa o quarto com uma aparência até mais limpa. Arrumar a cama é algo bem rápido de se fazer, então deixe a preguiça de lado e comece já a esticar esse lençol! 🙂

4. Não deixe louça acumular

Quanto mais louça, mais preguiça de limpar. Quando mais louça, mais sujeira, gordura e comida velha se acumulando na pia. Acredite: é muito menos nojento e mais fácil lavar o prato que você acabou de usar (demora o que? 1 minuto? 2, se lavar copo e talheres!) do que lavar uma pilha de louça suja com comida grudada de uma semana inteira.

8 Dicas para manter a casa arrumada

5. Limpe o que precisar ser limpo

A pia ou o vaso estão em condições precárias? Já limpe logo. Não precisa esperar o “dia da faxina” pra limpar o que está precisando.

6. Não deixe as comidas estragarem na geladeira

Além de ser um desperdício imenso deixar as comidas estragarem na geladeira, o odor que elas irão exalar vão certamente impregnar sua geladeira e você irá precisar dar uma geral nela depois. Não sabe como fazer para não despediçar comida? Veja esse artigo para saber quanto tempo os alimentos duram na geladeira e esse outro artigo para aprender a aproveitar melhor seus ingredientes e receitas anteriores.

7. Tirou algo do lugar? Coloque de volta logo

Experimentou uma roupa mas decidiu não usá-la? Pendure de volta ou dobre e devolva ao armário. Pegou algum ingrediente no armário da cozinha e já terminou de usar? Guarde-o logo de volta. Ao acostumar fazer isso sua casa ficará mais organizada sem muito esforço.

8 Dicas para manter a casa arrumada

8. Não deixe roupas e sapatos espalhados pela casa

Isso serve tanto para roupas limpas quanto sujas. Deixar roupas espalhadas não é só sinal de desleixo quanto também é um hábito não muito higiênico. Crie o hábito de guardar as roupas limpas e jogar logo no cesto de roupas sujas as roupas sujas. Sapatos espalhados pela casa também não colaboram com a limpeza do ambiente. Guarde imediatamente os sapatos no lugar que você designou para eles.

8 Dicas para manter a casa arrumada

Uma roupa ainda não está suja o suficiente para ser lavada (como por exemplo uma calça jeans ou casaco utilizado só 1x e bem rapidinho)? Separe um espaço para pendurar esses itens (atrás da porta pode ser uma boa solução).

8 Dicas para manter a casa arrumada


É isso! Tem alguma outra dica? Deixe nos comentários e ajude outros leitores! 🙂

2 comentários

  • Realmente, levantar e arrumar a cama é a melhor forma de “maquiar” o quarto deixando ele com cara de limpo!

    Adorei o artigo!

    Abraços
    Andréia