Como fazer o ar condicionado durar mais? Aprenda aqui!

0 votes

Os aparelhos de ar-condicionado costumam dar alguns sinais quando estão precisando que uma manutenção seja realizada. Entre eles é possível destacar os cheiros estranhos ou uma capacidade inferior de refrigerar o ambiente. Além disso, entre o pior de todos os sinais, está o aumento no consumo de energia, que pode gerar verdadeiras dores de cabeça.

Assim, para evitar que tudo isso chegue a acontecer, existem algumas coisas que podem ser feitas. Como todo mundo sabe, concertar um ar-condicionado ou mesmo comprar um novo não é nada barato. Portanto, tentar conservar o que já tem é o melhor caminho para a economia. Logo, existem algumas dicas, como a limpeza, que podem fazer com que o seu aparelho tenha maior longevidade.

Nesse sentido, é válido ressaltar que as manutenções preventivas, como o próprio nome sugere, são as suas principais aliadas para a conservação do aparelho. Elas são capazes de evitar o surgimento de problemas futuros, incluindo vazamentos e a quebra de peças. Portanto, uma limpeza profunda pode ser muito importante para te auxiliar nesse sentido e ela deve ser feita a cada semestre.

Por que fazer a limpeza?

Limpando o ar condicionado
Retirando o filtro para limpar o ar condicionado (fonte: health)

É importante ter em mente que os aparelhos de ar-condicionado requerem alguns cuidados especiais, que podem variar de acordo com o tempo que são utilizados. Logo, quanto mais você faz uso do seu, mais ele vai exigir em termos de cuidado.

É válido ressaltar que a formação de sujeira no interior do ar-condicionado é algo completamente normal. Porém, quando o aparelho passa muito tempo sem que a manutenção preventiva, que inclui a sua limpeza, seja realizada, esse acúmulo de sujeira pode gerar entupimentos de tubos, ocasionando os vazamentos e também afetado a capacidade de refrigerar. Além disso, passar muito tempo sem limpar o ar-condicionado pode ser prejudicial àqueles que frequentam o ambiente, visto que a sujeira será jogada no ar.

Para além disso, não fazer a manutenção preventiva pode acabar levado a processos como a corrosão das peças ou mesmo ao seu enferrujamento.

Benefícios da limpeza

Ao limpar o seu aparelho de ar-condicionado você está assegurando:

  1. Que ele tenha uma maior longevidade;
  2. Que ele não passe por panes ou mesmo defeitos em peças;
  3. Uma maior qualidade de vida para todos os que frequentam o ambiente em que o aparelho fica ligado;
  4. Que a capacidade de refrigerar seja conservada e, consequentemente, menores gastos em eletricidades ocorram.

Maior durabilidade quando o uso é correto

Uso correto do ar condicionado
Usando o ar condicionado (fonte: airconditioningsoutheast)

Para além da limpeza para que o seu ar-condicionado dure ainda mais, existem outros cuidados que devem ser tomados:

  1. Dê preferência para assistências técnicas autorizadas quando for realizar a manutenção anual ou mesmo uma limpeza completa do aparelho. Os profissionais que atendem nesses estabelecimentos recebem treinamento específico para a marca.
  2. Deixe o ambiente completamente fechado enquanto o ar-condicionado estiver ligado. Isso evita sobrecargas.
  3. Feche cortinas e persianas para evitar a luz solar e, consequentemente, aquecer o ambiente.
  4. Caso você more próximo à praia, deve ter ainda mais cuidado visto que a maresia pode gerar o processo de oxidação das peças. Assim, a sua manutenção deve ser feita de forma mais rígida, bem como a limpeza.
  5. O recomendado é que a temperatura utilizada seja sempre de 23°. Temperaturas mais frias do que isso demandam um maior esforço do aparelho e podem acabar por deixa-lo sobrecarregado.
  6. Evite usar sprays odorizadores dentro do aparelho. Eles podem causar danos às peças.
  7. Procure sempre realizar a instalação de aparelhos cujas dimensões sejam compatíveis com o espaço que você possui, visto que isso pode afetar o desempenho e diminuir a vida útil do ar-condicionado.

Com essas dicas você conseguirá prolongar ao máximo a vida útil do seu aparelho de ar-condicionado.

Origem da imagem destacada: guysac

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Essas Dicas são Muito importante (a Manutenção e todos os Cuidados com o Aparelho Ar-condicionado) vai Refletir no Cuidado com sua Família e evitar Problemas Respiratório pela Falta de Limpeza no Filtro e com todos esses cuidados você vai Economizar Dinheiro Excelente Conteúdo parabéns pelo site.

  2. Muito obrigada pela Dica parabéns pelo site com todos esses cuidados com Ar-condicionado evitar vários Problemas como respiratório etc…
    Excelente Conteúdo parabéns pelo site.

  3. Bem, a dica que eu dou é a seguinte: não usar a temperatura mais fria do que o necessário. Muitas pessoas deixam o ar condicionado na mesma temperatura porque tem preguiça de mudar. Isso gasta mais energia e desgasta o aparelho mais rápido. Eu sempre ajusto a temperatura de acordo com o clima no meu escritório.

Os comentários estão fechados.