Qual formato de currículo se adapta melhor a você?

0 votes

Na busca do emprego dos sonhos o primeiro contato do contratante com a nossa capacidade profissional é o currículo. Ele é um documento completo em que colocamos todo o nosso histórico profissional, habilidades, cursos e formação. Porém escolher o formato de currículo que se encaixe perfeitamente com as nossas necessidades e o nosso perfil não é uma tarefa fácil, por isso preparamos um artigo completo para te ajudar a escolher o seu formato de currículo perfeito!

Qual formato de currículo se adapta melhor a você? 1

Formato de currículo coerente com a vaga desejada

Existem vários formatos de currículos, desde os mais descolados até os mais clássicos e detalhados. O primeiro fator determinante para escolher o formato de currículo que vamos inserir todas as nossas informações é o nosso objetivo.

Qual vaga você está se candidatando? Quais os pré-requisitos para esta vaga?

É um ambiente mais formal ou informal? O que você precisa demonstrar com este formato de currículo?

Respondendo essas perguntas você consegue ter um norte e começar a elaboração do formato de currículo desejado.

Se você está se candidatando para uma vaga em uma agência de publicidade, por exemplo, a criatividade é fator dominante para escolha do candidato. Neste caso você pode optar por um formato de currículo no estilo criativo, chamamos de: currículo criativo.

Segue um exemplo:

Este formato de currículo criativo demonstra que você pensa fora da caixinha e tem um potencial diferenciado quando o assunto é criatividade.

Dica: ao enviar este tipo de currículo padronize tudo, tenha uma assinatura de e-mail que tenha a mesma identidade visual que o currículo e até mesmo a fonte do corpo do e-mail orne com o restante do material.

Um currículo criativo exige mais, porém o resultado é incrível. Pense nas cores, nas informações, prioridades de informações e tudo aquilo que você deseja destacar mais.

Ainda pensando que é uma vaga para uma agência de publicidade, vale incluir suas redes sociais para mostrar que você é conectado e conhece diversas plataformas digitais.

A palavra de ordem é capricho e isso vale para qualquer formato de currículo!

Formato de currículo clássico!

Qual formato de currículo se adapta melhor a você? 2

Aqui vamos para outro universo profissional, vamos para uma vaga em um escritório de advocacia. Neste caso a criatividade não é um fator de destaque e sim a organização e conhecimento.

Se você já conseguiu passar na prova da OAB, pode destacar este acontecimento no seu formato de currículo mais clássico. Se fez algum curso, ou intensivo sobre alguma área do direito também vale incluir.

É importante que o currículo esteja sempre atualizado e com informações verídicas. Além de conquistar mais pontos e transformar essa análise do currículo em uma possível entrevista, demonstra que você é uma pessoa focada e mantém seus documentos atualizados.

Neste formato de currículo algumas informações como hobbies podem ser deixadas de lado, mas novamente o que vai determinar é o seu foco, qual a vaga desejada e se informar o que você gosta de fazer nas horas vagas vai de fato ser visto com bons olhos.

 

Uma dica para qualquer formato currículo é incluir, caso tenha, atividades voluntárias. A solidariedade e empatia são qualidades fundamentais para o mercado de trabalho, seja ele qual segmento for.

 

Um trabalho voluntário é uma ótima ideia para quem não tem portfólio e precisa colocar na prática todos os seus conhecimentos, além de claro ajudar o próximo.

 

Se você escolher um formato de currículo mais clássico ou mais criativo e descolado, alguns itens não podem ficar de fora como:

  • Endereço, telefone e todos os meios de contato;
  • Formação atualizada;
  • Histórico profissional atualizado;
  • Informações extras, como a do trabalho voluntário.

 

Coloque-se no lugar do contratante, revise seu currículo, peça para alguém olhar e tenha segurança que ele é o melhor tipo para você e para a vaga desejada! Com essas dicas você já sabe qual formato de currículo apostar para ter sucesso no seu objetivo.

Boa sorte!

 

Postagens Relacionadas