Cerveja e queijo: 5 Dicas para harmonizar e servir para os amigos

0 votes

Harmonizar cerveja e queijo era algo que até poucos anos atrás era considerado impossível.

O que antes só era considerado possível se a cerveja fosse substituída pelo vinho, hoje está se tornando cada vez mais comum.

A grande quantidade de programas de TV voltados para culinária e gastronomia são os principais responsáveis pelo acesso a esse tipo de harmonização por um número maior de pessoas.

Além da programação disponível na tv aberta, as plataformas de tv online, como a IPTV ou o próprio Youtube também contribuem para esse aumenta na procura por esse tipo de conteúdo.

queijos cervejas

Veja nossas dicas para harmonizar cerveja e queijo e experimentar todas as possibilidades que ambos oferecem juntos.

Stout

As cervejas do tipo Stout normalmente são mais indicadas para serem consumidas juntamente com doces e sobremesas, para que o malte presente na composição da cerveja contraste com chocolates e brownies, por exemplo.

Pouca gente acredita, mas essas cervejas harmonizam muito bem com queijos, principalmente os chamados queijos duros, como Parmesão, Grana Padano e Pecorino.

Esses queijos possuem um sabor marcante, que se soma ao malte da cerveja, criando um sabor que se completa.

IPA

Nos últimos anos um dos estilos de cerveja que mais se destacou no Brasil foi o estilo IPA (India Pale Ale).

As principais características desse estilo de cerveja são o seu alto teor de lúpulo, seu aroma e amargor únicos.

Os sabores de queijos como Cheddar, Gruyere, Suiço e Emental, considerados queijos semi-duros, que são aqueles que podem ser cortados, funciona muito bem em conjunto com o sabor marcante das IPAs.

Os queijos de cabra também são uma opção, como o Feta.

O teor alcoólico mais elevado de uma IPA faz com que essa seja uma ótima combinação para os dias um pouco mais frios.

Weiss

As cervejas de trigo estão entre os primeiros estilos de cervejas especiais que participaram do boom que esse tipo de bebida sofreu nos últimos anos.

Sua coloração turva e os sabores de banana e canela são algumas das características que mais chama a atenção desse estilo de cerveja, além do copo comprido e boca larga específico para saborear as cervejas de trigo.

Queijos Provolone e Mozzarella são as melhores opções para harmonizar com a cerveja de trigo, mesclando os sabores marcantes desses queijos com o toque adocicado da cerveja.

Bock

O estilo Bock de cerveja possui características como baixo teor de lúpulo, baixa fermentação e sabores de caramelo e pão tostado.

Seu teor alcoólico fica entre 6 e 7,5%, o que a torna especialmente interessante para ser saboreada durante o inverno.

Normalmente harmonizada com carnes fortes como as de caça, carne suína, batatas e cogumelos, a cerveja Bock também combina muito bem com queijos.

Tanto queijos semi-macios quanto os semi-duros podem ser harmonizados com esse tipo de cerveja, então as opções são muito interessantes.

Você pode utilizar Gouda, Colby, American, Emental, Suiço, Cheddar tradicional e Gruyere e desfrutar de todas essas opções, separadas ou em um único dia.

Imperial Stout

Também conhecidas como Russian Imperial Stout, essa é uma variação mais intensa da cerveja Stout que citamos anteriormente.

Seu alto teor alcoólico aliado ao seu perfil licoroso e amargor intenso fazem dela uma cerveja ideal para ser apreciada com queijos mais intensos.

Experimente combiná-la com os chamados queijos azuis, como Gorgonzolla e Roquefort, o resultado será uma mistura de sabores com muita personalidade.

As opções para quem quer explorar as possibilidades de harmonização de cervejas e queijos são inúmeras, e a quantidade de sabores e estilos da bebida que surgem a cada dia faz com que essas possibilidades nunca se esgotem.

Por isso a melhor opção é experimentar todas as combinações e encontrar a que mais agrade ao seu paladar.

 

Postagens Relacionadas

Um comentário

  1. Não há como negar que algumas coisas surgiram no mudo para nos alegrar, mas é difícil imaginar algo com o propósito mais claro de fazer isso do que a cerveja. Se pensarmos a quanto tempo a cerveja já vem acompanhando o homem, o confortando e dando alegria. Veremos que ela, sem dúvidas é nossa melhor amiga, que me desculpem os cachorros.

Os comentários estão fechados.