Organização do tempo – como ter mais tempo livre para curtir a vida?

0 votes

Nem só de trabalho vive o ser humano. Em nossas vidas, precisamos também cuidar de nossa saúde mental e física. Organização é a chave para ter tempo de fazer isso todos os dias. Sim, todos os dias, e não somente nos dias de folga.

Hoje, você vai aprender como organizar o seu tempo para ter mais tempo livre e cuidar de você mesmo.

Organizando o tempo

Faça um cronograma

A primeira coisa a fazer para organizar o seu tempo é determinar o seu cronograma do dia. Você pode deixar um cronograma pronto para cada dia da semana e adicionar os compromissos pontuais conforme vão surgindo.

Comece pela manhã. Que horas você deve acordar? Quanto tempo demora para se arrumar? O que vai fazer agora? Trabalhar? Estudar? Ou seus compromissos começam só de tarde? Seja como for, coloque tudo numa lista e delimite horários máximos para completar cada tarefa. Assim, isso já vai fazer você perceber quantas horas te sobram a cada dia.

[nnr_related_posts id=”nnrobots_related_posts_10″ title=”” layout=”colored_tabs” related_by=”post_tag” num_of_posts=”3″]

Revise seus compromissos

Não é incomum encontrarmos algo em nossa lista que pode ser removido dali. Portanto, se você quer organizar o seu tempo melhor, certifique-se de manter apenas compromissos necessários inicialmente. Os outros, você encaixará conforme o tempo que sobrar.

Depois, conte as horas que ficaram livres. Uma boa forma de fazer isso é iniciando um bullet journal. Se você tiver 4 ou 5 horas livres do seu dia, já pode usar 2 horas para um compromisso e as outras 3 para descansar e relaxar.

Cumpra seus horários

Sabemos que ter disciplina é muito difícil, sobretudo quando ninguém está te supervisionando. Mas se você quiser organizar melhor o seu tempo, vai precisar seguir os horários estipulados por você.

Se planejou acordar às 6h, acorde às 6h. Se planejou ir à academia às 19h, vá. Se planejou estar em casa às 20h, não se desvie do caminho. Quanto melhor você conseguir seguir o seu plano, mais tempo terá.

Cuidado com redes sociais

Cuidado com o smartphone
Gastando o tempo nas redes sociais.

As redes sociais e o smartphone estão entre os principais ladrões de tempo de todas as pessoas. Às vezes, você escuta alguém te chamando no smartphone e, quando percebe, já perdeu 20 minutos numa conversa que nem importante era.

Atenha-se aos seus compromissos e deixe para mexer no smartphone quando estiver aguardando. Pode ser aguardando enquanto está no transporte indo para o trabalho, ou aguardando a hora certa de sair de casa, ou em sua hora de almoço. Durante períodos produtivos, evite.

Otimize tarefas

Otimizar tarefas significa utilizar o tempo que você leva para realizar uma e já começar a fazer a outra. Um dos exemplos mais práticos possíveis é na hora de cozinhar. Enquanto você espera uma carne cozinhar na panela, já pode lavar a louça que utilizou para temperar a carne, ou para fazer o arroz.

Aplique a otimização em todas as tarefas que você for fazer e veja como o tempo que sobra parece mágica.

Descubra quantas horas de sono você precisa

Nem todas as pessoas precisam da mesma quantidade de horas dormidas para ter uma boa noite de sono. Por isso, experimente dormir entre 4 e 6 ciclos de sono e veja qual o melhor para você. Cada ciclo completo tem 90 minutos.

Se você dormir 4 ciclos completos (6 horas) e acordar disposto, pode ser melhor se levantar e cuidar de seus afazeres do que dormir mais 1 ciclo (1 hora e meia) e acordar cansado. Tente não interromper os ciclos, pois é isso que nos deixa parecendo zumbis.

Com essas dicas, você conseguirá organizar o tempo mais facilmente e terá mais tempo para se divertir, descansar ou relaxar. Tente deixar sempre pelo menos 1 hora livre para descansar antes de dormir.

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Olá, Paulo!

    É verdade! Mas sabendo otimizar o tempo, dá para fazer muita coisa, não é mesmo!?

    Abraço!

Os comentários estão fechados.