Guia dos Solteiros

Como proteger seu bichinho dos fogos de final de ano

Final de ano chegando e os donos de animais começam a se preocupar com os fogos de artifício que são muito comuns nessa época. Mas o que posso fazer para minimizar o desespero dos animais causado por fogos de artifício?

0f2de5xbdh452prvhe6l9fvbs

1. Tape os ouvidos

Os ouvidos de cães e gatos são muito mais sensíveis que os nossos. Para diminuir o barulho intenso, coloque chumaços de algodão nas orelhas do seus bichinhos. Cuidado para não enfiar demais no ouvido, é para colocar o suficiente apenas para que não fique caindo.

2. Feche as janelas e ligue o ar

cao-se-escondendo
Esqueça a economia de dinheiro por uma noite. Deixe seu bichinho o mais confortável possível e tente abafar o som dos fogos ligando o ar condicionado.

3. O ideal é ficar com ele

fogos-716872
O ideal mesmo é que você fique com ele, para que não se desespere muito. A companhia do dono deixa os cães e gatos mais seguros, pois você poderá os acalmar, dando abraços de conforto ou com o som da sua voz.

4. Se não puder ficar com ele, deixe parte de você

Deixe com ele algum objeto ou roupa com o seu cheiro, para que ele se sinta mais confiante.

5. Forneça esconderijos

gatos-fogos-de-artificio
Minha gata corre sempre para debaixo do sofá. O meu gato corre para a cozinha, onde tem cantinhos escuros. Cada bicho é de um jeito e se sente protegido em um local diferente. Observe a preferência dos seus animais e forneça esconderijos, como casinhas, canis, caixas de papelão, etc.

6. Floral para animais

medo_fogos-300x300
Se ainda assim seu animal fica muito desesperado, você pode comprar na internet, lojas de manipulação ou em lojas de animais, florais feitos especialmente para bichinhos de estimação que tenham esse propósito: acalmar o bicho na hora da barulheira. Tome cuidado com a indicação do uso (quantidade) e de forma alguma dê florais ou remédios de humanos para o seu animal, pode ser extremamente perigoso.


É isso, pessoal. Infelizmente isso é algo que a maioria dos animais em centros urbanos passa, mas tomando algumas atitudes podemos minimizar o sofrimento causado por fogos de artifício de finais de campeonato, festa junina ou virada de ano (reveillon). Espero que essas dicas tenham ajudado!

1 comentário

  • Meu hato gosta de ficar no meu quarto,deixar a porta trancada e a janela fechada e o ventilador ligado em um lugar do quarto onde ele não alcance e colocar algum objeto meu perto dele com meu cheiro e o ventilador em um lugar do quarto longe dele onde ele não alcance pode ajudar ele se sentir mais confortável, seguro e mais calmo?

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade