Guia dos Solteiros

Gato, o melhor amigo do solteiro

Doglovers, não me levem a mal. Cachorros são muito bacanas. Eles correm, pulam, dão carinho, fazem festinhas… mordem tudo, latem alto, dependem de você para tomar banho toda semana (ou vão feder a casa inteira), necessitam passear todos os dias e você precisa carregar sacolas para catar as coisas que eles vão deixando pelo caminho.

gato_cao

Sim, cachorro é muito bom, eu mesma já tive vários. São companhias sensacionais. Mas a manutenção é alta, são carentes e precisam de espaço, o que faz com que cachorros sejam mais indicados para famílias que moram em casas. Se você mora sozinho, só você será responsável pelo seu animal de estimação.

Por que gatos?

gato
Esqueça tudo o que você já ouviu sobre gatos. Gato preto não dá azar, toxoplasmose não é algo comum e gatos não gostam mais da casa do que do dono. As pessoas desde muito tempo tem preconceitos contra esse animal: já eram perseguidos na idade média e, mesmo inocentes, queimados em fogueiras junto com suas donas (que eram acusadas de bruxaria – a grande maioria erroneamente).
Gatos também são companhias sensacionais. Os meus – tenho dois, um casal: muito bem castrados, como devem ser – esperam ansiosamente a minha chegada em casa, o meu horário de acordar, gostam de estar no mesmo cômodo que eu e até me fazem massagem na barriga. O macho inclusive busca bolinhas, se eu jogo, e traz de volta para que eu jogue novamente.

Ainda duvida que gatos busquem bola?

Ter um(a) gato(a) é divertido. Você está constantemente se surpreendendo com as invenções e descobertas dele(a), além de ganhar muito carinho e ter ótima companhia.

Saúde e higiene

gato_banho
Convenhamos. Qualquer bicho que saiba tomar banho sozinho merece aplausos.

Banhos (com água morna, por favor!) podem ser dados a cada 1,5 ou 2 meses (essa é a frequência dos banhos dos meus gatos), sendo que o mínimo de tempo entre os banhos tem que ser 3 semanas (a veterinária que aconselhou este tempo mínimo. Menos que isso pode causar doenças de pele). Mas gatos são tão asseados que a minha fica com cheirinho de shampoo por pelo menos 1 mês.
Sendo bem cuidados, castrados e sem acesso à rua, quase nunca adoecem. Os meus, com quase 2 anos cada, nunca adoeceram.

Todos os “dejetos” tem um destino bem fácil de limpar, a caixa de areia, e você não precisa ensinar. Eles nascem sabendo, é mágico.

O que quase ninguém sabe, e você pode ensinar, é isso:

Brincadeiras

Gatos se satisfazem com pouco. Muito provavelmente você não vai precisar gastar dinheiro com brinquedos, pois os que eles gostam mesmo são inventados. Bolinhas de papel, pedaços de corda ou cadarços, fitinhas, sacolas, caixas de papelão. Tudo é divertido.
gato_sacola
É importante que eles tenham um lugar para arranhar, pois as unhas vão crescendo. Então ao invés de gastar dinheiro com brinquedos, compre um arranhador decente (ou faça o seu você mesmo!):


Lembrando que nem todos os gatos gostam de arranhadores horizontais, mas é só procurar no nosso amigo Google que ele te ensina a fazer arranhadores verticais também! 🙂


É claro, ninguém é obrigado a ter um animal que não gosta. Mas gatos, além de boa companhia e carinhosos, dão pouco trabalho. E se você resolver que combina mesmo com os benefícios desse estilo de vida, não compre! Adote. A adoção salva muitas vidas.

Além disso, na minha opinião, vira-latas são muito mais legais! E lembrem-se: qualquer que seja o animal que você tenha na sua residência requer muita responsabilidade. Cuide bem do seu bichinho e tenha a certeza de uma vida muito feliz ao seu lado!

13 comentários

  • Outro noite minha gatinha tava louquinha pra mordiscar. Uma caneta bic fez a bichinha mais feliz do que eu quando aprendi a andar de bike, kkkkk.

  • Engraçado, pensei acerca disso estes dias! rs
    Concordo, os viralatas são os melhores! Ariscos, inteligentes, ativos… sobrevivêcia no sangue! Fato que os torna bem mais independentes. Talvez eu esteja falando abobrinha, porém é o que percebo… rs

    E, em reposta à Liliam, pois é… também já vi meu gato “mais feliz do que quando aprendi a andar de bike” com um reles pedaço de papel prateado de maço de cigarros…
    ;*

  • Eu não entendo pq desse preconceito com gatos! São os bichinhos mais amáveis do mundo!
    Eu, infelizmente, não posso ter pq aqui na minha vizinhança envenenam os gatinhos 🙁 , mas já cheguei a ter 21 de uma única vez!

    • Mayã,

      Geralmente o preconceito vem de pessoas que não tem nenhum conhecimento sobre os bichinhos. Assim que passam a conhecer melhor, começam a gostar.

      Se algum dia você se mudar para algum lugar que aceite gatos, lembre-se de castrá-los, é muito importante!

      Beijão!

  • Tenho um casal que amo de paixão! Ambos adotados. A Pandora está comigo há quase dez anos e o Thor fará um aninho agora em setembro. Não me imagino com outro bicho, apesar de gostar de quase todos (tenho medo de alguns, claro!). Quase adotei um cachorro, mas a dependência deles é muito grande e, morando sozinha, seria preciso deixá-lo em hotel de vez em quando. E cachorro sofre demais com a ausência do dono 🙁 Tive peixe, mas prefiro um bicho com que possa interagir, rs. Gatos são lindos, limpos, inteligentes, charmosos, têm personalidade. Sabem o que querem e não aceitam tudo só pra agradar! Amo meus pequenos. <3

  • Quando morava com meus pais tínhamos duas gatas, que ficaram lá em Porto Alegre quando vim pra SP. Depois de três anos morando sozinha me sinto adulta (rsrsrrs) pra adotar um gatinho, mas não sei o que fazer com o meu futuro felino quando for viajar pra visitar meus pais. Você tem alguma dica, Juliana? T
    enho receio de levar junto, em função da várias histórias de gatos que sumiram nos aeroportos e não sei se o gato e eu vamos nos acostumar com os hotéis pra gatinhos. Beijos e obrigada!

    • Náthali,

      Você tem amigos em SP? Quando viajo sempre conto com meus amigos para ajudar a cuidar dos meus pequenos. Também os ajudo cuidando dos animais deles quando viajam.
      Pra mim é o melhor jeito. Ficamos mais tranquilos e não gastamos dinheiro com hotelzinho. hehe

      Mas se você precisar viajar com ele, sem problema. Algumas empresas aceitam que você leve bichos de até 9 kg como “bagagem de mão”. Procure se informar nas cias aéreas.

      Um beijo e boa sorte.

  • Tenho um casal adorável que fica tanto na casa do meu pai quanto na minha (mesmo terreno). Mas estamos com um grande problema: eles insistem em urinar em pé em tudo que veem pela casa ! O pior é que o macho começou com esse comportamento….dai não demorou muito para a fêmea começar a fazer também ! Já tem 1 ano que estão fazendo isso, e nos colocando em situação bem complicada perante os vizinhos de terreno. Alguém tem alguma sugestão ?

  • Eu tenho um cãozinho e realmente dá a trabalheira que você mencionou, mas mesmo assim eu amo cachorros e, por mim, teria vários.

    Mas também admiro muito os gatos. São espertos, inteligentes e engraçados. Ainda quero experimentar ter um (ou vários) em casa.