Guia dos Solteiros

Ar condicionado: como escolher o modelo ideal?

Os termômetros deste verão prometem ultrapassar os 30°C, fazendo a sensação térmica ficar ainda mais alta e insuportável estar debaixo do sol quente. Pensando nisso, o melhor investimento neste período é a compra de um ar condicionado.

Hoje em dia, ter este conforto em casa está cada vez mais acessível. Por menos de R$ 1 mil é possível comprar um aparelho de ar condicionado econômico e confortável. Mas e qual é o modelo ideal?

Como escolher o ar condicionado ideal?

ar condicionado

Isso vai depender da sua necessidade e o espaço a ser climatizado. O ar condicionado  Janela é o modelo mais tradicional e tem instalação simples, bastando um buraco na parede e uma tomada ligada à rede elétrica, sem necessidade de obras. Mesmo existindo modelos mais avançados, o Janela ainda é muito procurado, principalmente por pessoas com restrições externas e pelo preço, que é inferior aos demais.

Já o ar condicionado Split é o sonho de consumo de muita gente e campeão em vendas. É muito mais silencioso do que os outros modelos, além de possuir tecnologias e funções que reduzem o consumo de energia e cuidam da saúde do ambiente. Entretanto, esse modelo de ar condicionado exige espaço externo para a instalação da condensadora, além de ter que furar a parede para passagem do duto. O ideal é contratar um profissional qualificado para fazer a instalação.

Mas se você pretende climatizar mais de um cômodo utilizando o modelo Split, recorra ao chamado ar condicionado Multi Split. Esse tipo de aparelho tem duas ou mais unidades internas e apenas uma unidade externa, o que simplifica a instalação e gera mais economia.

Já se você procura praticidade, procure o ar condicionado Portátil. Ele poder ser levado para qualquer cômodo, desde que se tenha uma janela para encaixar a mangueira responsável por expulsar o ar quente do ambiente. Também, pode ser uma boa opção se em seu imóvel não é permitida a instalação de ar condicionado que altere a arquitetura externa do ambiente.

Com essas dicas fica muito mais fácil adquirir o aparelho de condicionar de ar. Mas não esqueça, fique atento aos recursos do aparelho, principalmente à classificação energética e as funções que facilitam e melhoram o uso do aparelho.

Ar condicionado: como escolher o modelo ideal?
5 (100%) 2 votes

1 comentário