Guia dos Solteiros

Ar condicionado portátil: vale mesmo a pena? Veja os prós e contras antes de comprar o seu!

Mostramos os prós e contras de comprar um ar condicionado portátil, mostramos os prós e contras e até mesmo onde comprar mais barato o seu, confira!

Com a chegada do verão muita gente acaba percebendo que sua casa é um verdadeiro forno. E nessas horas surge a vontade de não passar mais por esses apertos, com a compra de um ventilador ou um ar condicionado. Porém, um problema que muita gente enfrenta aos escolher um ar condicionado é o fato de não poder fazer os reparos necessários para a instalação de um. Por falta de espaço ou por que mora em um prédio antigo e sem a infra estrutura necessária, a pessoa pode acabar se vendo com dificuldades para instalar seu ar. É nessas horas que entram os ar condicionados portáteis. Vamos ver como eles funcionam e se valem realmente a pena.

ar condicionado portatil

O que é um ar condicionado portátil

Basicamente é um aparelho de ar condicionado como qualquer outro. Porém com pequenas particularidades, como o fato de possuir rodinhas e poder ser levado para outros cômodos ou locais.Ele tem alguns prós e contras obviamente por causa dessas características, que iremos explicar melhor abaixo.

Alguns casos em que só um ar condicionado portátil serve

  • Quando não se  pode furar parede ou instalar equipamentos no lado de fora do prédio. Por vezes por obrigação de regras camarárias, quando o condomínio proibe.
  • Quando o utilizador está obrigado a cumprir a regra anterior e precisa de climatizar 2 espaços mas nunca está nos dois ao mesmo tempo.
  • Quando se é proprietário de duas ou mais casas, pode transportar para aquele que necessitar.
  • Aplicando as regras anteriores e a área a climatizar seja pequena.

Vamos agora as vantagens e desvantagens dele:

Vantagens 

-Permite mais liberdade, pois você pode levá-lo para outros cômodos da casa, pois costumam vir até com rodinhas.

-Grande parte dos modelos não necessita que tenha uma mangueira para jogar água fora. Eles tem um reservatório interno.

-A praticidade é uma grande vantagem, já que não é preciso se preocupar com instalação ou gastar dinheiro com a visita de um técnico instalador.

-Durante os períodos de frio, você pode utilizá-lo como humidificador ou desumidificador.

– Se tiver uma casa de férias no campo, na praia no na montanha, por exemplo, pode sempre transportar o seu ar condicionado portátil e garantir que tem uma climatização igual à de todos os dias na sua casa habitual.

Desvantagens

-Costumam fazer um certo barulho

-Apesar de serem portáteis, ainda precisam usar um tubo extensor para que o ar quente seja jogado para outro local.

-O consumo eléctrico também é um pouco superior comparado com os outros equipamentos da mesma ou mesmo de potência superior.

-Rendimento inferior que um split ou mesmo um de janela, de mesma potência em BTUs.

-Alguns precisam que o reservatório seja esvaziado de tempos em tempos, ou ele se desliga.

Observações

Embora apresente a grande vantagem da portabilidade, um equipamento de ar condicionado portátil não foi concebido para substituir um ar condicionado monosplit ou multisplit. Ele é recomendado nas condições especiais acima, e aí sim, passa a ser uma excelente escolha.

Onde comprar seu ar condicionado portátil?

Olha, andei pesquisando na Internet e achei nessas duas lojas aqui, promoções bem legais*:

wallmartricardo eletro

 

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham sido úteis essas nossas dicas. Eu particularmente ainda estou analisando se o ar condicionado portátil será a melhor opção aqui em casa, mas continuo pesquisando.

Se você tiver mais alguma dica que acha que deixei passar, mande aí nos comentários!

*De acordo com nossa política de transparência com nossos leitores, informamos que embora este artigo não seja um post patrocinado, os links desse artigo são afiliados, ganhamos por indicação. São promoções genuínas, mas gostamos de ser honestos com nossos leitores e avisá-los. :o)

9 comentários

  • Para ajudar mesmo poderia ter feito uma avaliação das marcas atuais e recomendar aqueles que de fato valem a pena. No mais, obrigado.

  • Já possuí um ar condicionado portátil da marca Midea, idêntico a esse que ilustra o texto. O que tenho a dizer? Péssimo, não resfria direito e faz um barulho muito alto. Não tenho sono leve e barulho geralmente não me incomoda, mas o do ar Midea não me deixava dormir. Solução? Vendi no OLX por menos da metade do preço que paguei no site americanas.com

  • Mesma coisa que li em outras matérias, ajudou em nada. O que realmente precisamos saber é: gela ou não gela? Ok ja sei q nao tem um rendimento igual a um split, mas ele gela? dane se o barulho, o tubo, o preço, a potencia em btus inferior a um split…. o que quero saber é se no meu quarto de 12 metros quadrados, num calor infernal, com o quarto fechado e isolado, com o tubo na janela, ele vai gelar? vou sentir frio com ele ligado?

  • Além de não saber se gela ou não, o problema é ter que retirar a água, o barulho maior do que um convencional e o tubo que só serve se for em janelas de correr. Desse jeito é melhor furar um buraco na parede e escolher só um cômodo para instalar um split que será mais eficiente, independente de assistência técnica.

  • Amigos, vamos usar a muringa: gelar ou não gelar depende da potência.
    Se vc tem um quarto de 4 x 3 mts, vc tem 12 m2. Tamanho padrão de quarto. Com um portátil de 12 mil btu’s lógico que vai gelar… agora se vc coloca numa sala de 30 m2 não vai gelar…
    Se vc compra o mais barato de 7 mil btu’s e quer gelar um quarto grande não vai gelar…
    Mas concordo que a reportagem foi muito muito rasa… não disse quase nada útil…

  • Desculpa, mas essa matéria simplesmente agrega NADA. Não se encontra nenhuma recomendação conclusiva, não ilustra nada sobre o tal “tubo extensor para que o ar quente seja jogado para outro local”, não fala se este aparelho gela ou não, qual a metragem x BTUs necessários. Interessante seria ao leitor ter algo verdadeiramente conclusivo, esta matéria é uma das primeiras à aparecer na pesquisa do Google sobre o funcionamento de ar condicionado portátil e não fala absolutamente nada! Fraquíssima, uma das piores matérias sobre o assunto.

  • 1o temos que lembrar que estamos falando de ar portátil, ou seja, diferentemente de um split, o motor fica dentro dele, não tem como não fazer barulho.

    Outra fato é a reclamação que não gela. Realmente ele não gela como um split, mas refresca bem o ambiente, se bem usado. Percebi nos comentários que muitas não sabem usar o ar adequadamente, vamos lá: o ar condicionado portátil efetua uma troca de calor no ambiente, sugando o ar, e expelindo o ar quente pela janela (tubulação), ou seja, o ar tem que entrar no ambiente por algum lugar. As pessoas geralmente fecham a janela por completo e ligam o ar, como o ambiente esta selado, o ar acaba por entrar por debaixo da porta, que geralmente fica no canto oposto de onde esta o aparelho, ou seja, o ar em temperatura ambiente entra pela porta, vai até o aparelho, e resfriado fazendo que o quarto não esfrie o suficiente, pois sempre teremos um ar não resfriado passando por toda a extensão do quarto. A solução é deixar a janela com uns 1,5cm aberta, para que essa troca de ar ocorra próximo ao aparelho e não no canto oposto do quarto.

    Essa é uma dica que não encontrei em lugar algum !!!

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade