Guia dos Solteiros

Ar condicionado: como escolher corretamente o seu?

Confira nossas dicas se você quer escolher seu ar condicionado para fazer a melhor comprar, clique e confira conosco!

O ar condicionado deixou de ser um capricho para os brasileiros. As temperaturas elevadas, principalmente na parte central e norte do Brasil, contribuíram para a procura desse aparelho nas lojas em todo o país. Isso também fez com que as empresas fabricassem mais modelos de ar condicionado, com as mais altas e práticas tecnologias. Diante disso, você saberia escolher o melhor para sua casa? Para facilitar sua compra, preparamos um post com dicas que ajudarão nesse processo. Confira.

Defina a potência ideal

A potência do seu ar condicionado é responsável pelo resfriamento do espaço. Se for um aparelho para uma central inteira, é preciso que ele tenha uma potência maior. O contrário também é válido. Se você não compra o aparelho correto, a resposta será menos frio e mais gasto de energia.

Ar condicionado: como escolher corretamente o seu?

É preciso fazer um cálculo bem simples. Você deve primeiro medir todo o espaço e calcular 600 BTU para cada metro quadrado que o ar condicionado atingirá. Também acrescentará mais 600 BTU para cada pessoa na casa, excluindo uma do total. Se tiver equipamentos eletrônicos que aquecem o ambiente e ficam ligados constantemente, também calcule mais 600 BTU para cada um deles.

Você deve, então, encontrar um ar condicionado com o número de BTUs mais próximo desse cálculo.

Quais as funções ideais para o seu ar condicionado

Alguns aparelhos são destinados apenas para o resfriamento do espaço e outros, além dessa característica, também ventila e aquece. Se você mora em regiões onde não há necessidade de aquecedor de ar, com certeza essa função torna-se desnecessária!

Analise bem o que você precisa do seu ar condicionado para não acabar gastando dinheiro demais e pagando mais na conta de energia sem necessariamente utilizar as funções completas do aparelho.

Conheça os tipos de aparelho disponíveis no mercado

Existem diferentes tipos de ar condicionado no mercado. Saiba escolher o melhor para seu ambiente. Destacamos os principais:

  • Split: consomem pouca energia e também são bastante silenciosos. Se você quer resfriar vários cômodos e procura um ar condicionado com potência alta, esse aparelho pode ser para você;
  • Portátil: como o nome já diz, é um ar condicionado móvel, possível circular por diversos ambientes. É ideal para quem deseja dividir o aparelho entre cômodos diferentes, sem instalar uma central;
  • Ar condicionado de janela: é o modelo mais tradicional. Ele é compacto e também muito simples, não permitindo muitas funções. Ideal para quem buscas soluções mais práticas para o calor;
  • Inverter: são aparelhos que identificam automaticamente a necessidade de resfriamento ou aquecimento do ambiente. São indicados para quem mora em regiões onde o clima muda com muita frequência.

Onde comprar mais barato?

Nas 2 lojas abaixo você pode comprar pelo melhor preço, clique e confira:

botao-ricardoeletro

botao-walmart

Dicas importantes

Sabendo destacar os três pontos acima, você escolhe o seu ar condicionado ideal. Ainda assim, algumas dicas de manutenção e cuidados faz muita diferença:

  • Ao utilizar o aparelho, deixe portas e janelas fechadas;
  • Procure manter a temperatura do ar condicionado entre 20 e 24 graus;
  • Procure sempre por aparelhos que possuem o Selo Procel de Economia de Energia com classificação A ou B. Eles ajudam a economizar cerca de 30% da sua energia elétrica;
  • Faça uma manutenção mensal no aparelho. Retire poeiras e outros resíduos dos filtros. Além de prolongar a vida útil do ar condicionado, ainda economiza energia.

Ficou mais fácil escolher o seu ar condicionado? Conta para nós nos comentários!

Ar condicionado: como escolher corretamente o seu?
5 (100%) 6 votes

Adicionar comentário