Guia dos Solteiros

Dica: como conservar livros e álbuns em casa!

Quem mora sozinho costuma levar a injusta (ou não) fama de desorganizado, não é verdade? E algumas pessoas realmente acabam sem saber o que fazer com vários objetos dentro de casa, muitas vezes guardando de forma errada seus pertences, como livros e álbuns. Vamos mostrar então, como fazer seus livros e álbuns resistirem ao tempo.
Vamos lá:

Dica: como conservar livros e álbuns em casa!

Livros

  • Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel
  • Faça uma vistoria e limpeza sempre que possível. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
  • Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas
  • Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
  • Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los reto
  • Ao retirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, isso danifica a encadernação. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada
  • Não utilize fitas adesivas tipo Durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis no local aplicado
  • Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa mais dano, que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.

Álbuns

Dica: como conservar livros e álbuns em casa!

  • O mais recomendável para conservar as fotos e álbuns é guardá-los em um closet, baú ou armário dentro de caixas que controlem a exposição à luz e ao ar. Isso porque, segundo especialistas, esses lugares são escuros e frescos evitando que as fotos se estraguem.
  • Para guardar de forma ainda mais segura aquelas fotos que são relíquias de família e que você não tem cópias, considere até acondicioná-las em uma caixa à prova de fogo. Existem muitas delas no mercado e essas caixas geralmente têm capacidade para guardar centenas de fotos.
  • Guarde os seus álbuns sempre deitados em local seco e que de preferência não tenha exposição de luz. Evite colocá-los em locais que sejam úmidos ou quentes demais e não utilize nenhum produto para fazer a limpeza do álbum.
  • Se tiver máquina de filme fotográfico, guarde também os negativos com todo o cuidado, pois se acontecer algum problema com aquela foto, ou até se quiser fazer uma cópia para dar de presente, eles serão de grande utilidade. O ideal é guardar em álbuns apropriados para negativos e fazer tratamento anti-mofo.


 

Com estas dicas, você pode fazer com que seus livros e álbuns durem bem mais, mas com certeza existem outras dicas e truques que podem ajudar nesse sentido. Se você possui mais alguma, manda aí pra gente, beleza? Os comentários estão abertos!

Referências: Editora Barauna e Apartamentos Zona Sul

1 comentário

  • Como sempre este blog orienta sobre tarefas diárias e de como mantê-las.
    Em qualquer cômodo de um imóvel a organização é sempre bem vinda.
    Com estas dicas e truques a manutenção e periodicidade para uma ótima conservação, são fundamentais.
    Não basta apenas manter um local sempre limpo, é fundamental mantê-lo bem constituído.

    Cida