Guia dos Solteiros

Cuidados na hora de dedetizar sua casa

Veja como escolher a empresa, os cuidados que você deve ter, e como se preparar para uma dedetização.

Cuidados na hora de dedetizar sua casa

A dedetização, em geral, é o termo utilizado para o tratamento de problemas com baratas, moscas e formigas, muito comuns, principalmente, para quem mora em casas. No entanto, ela pode receber outro nome quando se refere a outras pragas que também acabam com o sossego do morador, como cupins (descupinização), ratos (desratização) e pombos.
Primeiramente, antes de contratar o serviço, certifique-se de que o tratamento oferecido pela empresa escolhida não é tóxico, nem causará desconforto ao morador através de odores ou outros efeitos indesejados. Caso tenha crianças ou animais em casa, o cuidado com o tipo de produto utilizado deve ser redobrado. Veja em que você prestar atenção:

A empresa tem que oferecer dedetização com qualidade de mercado em seus serviços realizados. O procedimento correto de uma empresa de dedetização é agendar com o cliente uma inspeção no local, com dia e hora pré-determinados e elaborar um orçamento prévio.

Prazo de validade:

O prazo de validade dos serviços prestados por empresas de dedetização depende do local onde são executados. Os estabelecimentos que vendem, acondicionem, transportem ou manipulem alimentos, por exemplo, devem criar um programa de controle de pragas, no máximo, semestral.
A mesma exigência se faz para os estabelecimentos ligados à área de saúde, como clínicas, consultórios médicos, creches, asilos, entre outros. Já o serviço prestado em âmbito domiciliar poderá ser anual ou conforme a ocorrência de aparecimento das pragas.
Entre os muitos riscos que um serviço inadequado de dedetização pode gerar, o mais preocupante é o de intoxicação por ingestão, inalação e absorção pela pele, direta ou indiretamente, dos venenos, seja pelas pessoas ou pelos animais. Portanto, fique atento! Ao procurar pelos serviços de dedetização, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a empresa tem licença sanitária de funcionamento com data de validade vigente (renovação anual) expedida pela Vigilância Sanitária.

Cuidados na hora de dedetizar sua casa

Laudo descritivo:

Toda empresa é obrigada a emitir um laudo descritivo dos procedimentos realizados, assinado por um responsável técnico habilitado. Isso vale para residências e estabelecimentos comerciais. Se a dedetização for feita por uma empresa que não tenha a licença sanitária ou por clandestinos, o risco de intoxicação para as pessoas que trabalham no local ou clientes é muito grande.

Confira algumas dicas:

• Observe se o executor do serviço está devidamente uniformizado, usando os equipamentos de segurança (óculos de proteção, luvas, máscara, botas e macacão). As empresas credenciadas são obrigadas a oferecer todos os equipamentos aos funcionários;
• Verifique se os produtos utilizados são registrados no Ministério da Saúde;
• Não aceite a sugestão de ficar com o restante do inseticida para aplicá-lo conforme o aparecimento de insetos;
• Durante e logo após a dedetização retire do local as crianças e os animais. Em caso de aquários, deixe-os cobertos. Os utensílios de uso domiciliar e de animais devem ser lavados com detergente antes de sua utilização.
• Respeite as recomendações das firmas de dedetização;
• Não faça a dedetização de sua casa ou de seu estabelecimento comercial por conta própria. Isso é muito perigoso.
• Cuidado com “kits” de dedetização que são oferecidos porta a porta. Eles podem ser clandestinos e colocar em risco a saúde de sua família;
• Denuncie as empresas infratoras e clandestinas à Vigilância Sanitária de seu município.

Cuidados na hora de dedetizar sua casa


Curiosidade: da substância Dicloro Difenil Tricloretano, ou, mais especificamente, de sua sigla DDT (ou D.D.T), surgiram os neologismos dedetização, dedetizado, dedetizador, dedetizar, dedetizável, todos hoje aceitos como palavras de nosso léxico pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras. Portanto a palavra “detetizar” não existe.

Fonte: Dedetização Insetan, Uol e Migalhas.

2 comentários

  • Olá pessoal do site Guia dos Solteiros, parabéns pelos artigos e pelo conteúdo abordado, o artigo está ótimo e cheio de dicas úteis!

    Abraços,
    Andréia

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade