Guia dos Solteiros

10 dicas de limpeza para sua cozinha

Quem mora sozinho sabe o trabalho que dá limpar uma cozinha. Com alguns truques, este trabalho poderá ser facilitado. Separamos aqui alguns que vão te ajudar bastante:

1. As juntas dos azulejos da cozinha poderão ser limpos com um pincel demolhado em lixívia. Limpe os azulejos com uma esponja impregnada numa mistura de amoníaco e água quente. Esfregue bem e seque em seguida.

2. Para fazer desaparecer o cheiro de fritos ou de grelhados da cozinha, coloque um recipiente ao lume com água, uma casca de limão e um pau de canela. Deixe ferver por 5 minutos.

10 dicas de limpeza para sua cozinha
Não deixe que sua cozinha chegue nesse estado!

3. Para limpar o micro-ondas, coloque um recipiente com água e um limão cortado ao meio. Deixe que água ferva e logo de seguida limpe com um pano.

4. As torneiras da cozinha poderão ser limpas com um pano umedecido com álcool. Assim ficarão sem as desagradáveis manchas de água.

5. Para retirar comida agarrada ao fundo de tachos e panelas, encha-os com água quente e duas colheres de sal. Deixe ficar assim algum tempo e lave de seguida. Outra boa maneira é colocar água e detergente no recipiente e levar ao lume, deixando ferver por 5 minutos.

6. A limpeza diária do chão da cozinha será mais eficaz se acrescentar vinagre na água com o produto de lavar o chão.

10 dicas de limpeza para sua cozinha

 

7. Geladeira e freezer: por dentro, limpe com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água – e enxugue. Do lado de fora, use água e sabão neutro. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.

8. Fogão: Use esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Enxágue e seque com um pano seco e macio. Na limpeza mais pesada, use um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Em seguida, lave normalmente e seque com um pano macio. Nunca use removedores, detergentes e qualquer produto que contenha soda cáustica. Além de tóxica, essa substância estraga o fogão.

10 dicas de limpeza para sua cozinha

9. Evite as manchas de queimado na parte externa das panelas mantendo a chama do gás baixa, de forma que não queime sua parte externa.

10. Potes de borracha e plástico: uma pasta feita de soda de cozimento e água é muito eficaz para remover manchas resistentes dos utensílios de plástico e borracha. Aplique a pasta no plástico com uma esponja ou pano macio; uma palha abrasiva sintética pode ser usada na borracha. Remova o odor de um pote de plástico esfregando um pedaço de jornal nele. Coloque a tampa com firmeza e deixe durante a noite. O papel irá absorver o odor.


 

E você que está nos lendo? Tem alguma dica a mais? Compartilha com a gente!

Fontes: Essa, essa e essa.

10 dicas de limpeza para sua cozinha
5 (100%) 3 votes

7 comentários