Guia dos Solteiros

Comida na geladeira – quanto tempo dura cada alimento?

Guardar comida na geladeira é praticamente obrigatório se você não quiser cozinhar todos os dias. Muitas pessoas não têm tempo para ficar na cozinha todos os dias e, assim, preferem deixar a comida pronta para dois ou três dias.

Mas quanto tempo dura cada alimento na geladeira? Será que existem formas de conservar os alimentos durante mais tempo? Será que estou fazendo certo?

Bem, com alguns truques, é possível conservar o alimento mais tempo na geladeira, mas cada tipo de alimento tem um período de conservação. Hoje, você vai ver como conservar a comida na geladeira e quanto tempo dura cada tipo de alimento.

Conservando comida na geladeira

Carnes

As carnes podem ter duração diferente dependendo da forma como são conservadas. Para conservar a carne, o mais indicado é o freezer ou congelador. Separe as carnes em porções corretas para que não precise congelar novamente após descongelar.

Não lave nem retire as gorduras das carnes antes de congelar. As gorduras agem como uma proteção contra a desidratação. Ao passo que, se você lavar a carne, ela ficará mais suscetível à ação de microrganismos.

Para conservar a comida na geladeira já pronta quando houver carne, prefira os recipientes plásticos, os famosos potinhos, com tampas bem vedadas. No freezer, a carne dura até 3 meses congelada sem tempero, mas na geladeira, seja pronta ou somente temperada e crua, essa duração baixa para somente 3 dias.

Legumes

Para conservar comida na geladeira você precisará de cuidado especial com os legumes. No geral, nenhum legume dura o mês inteiro, mas é possível estender a durabilidade de alguns com truques simples.

Para início de conversa, pimentões, tomates, pepinos, cebolas e batatas não se guardam na geladeira. Esses alimentos ficam melhor conservados em temperatura ambiente e sem umidade.

Alho e cebola são mais resistentes em ambientes escuros, como dentro de sacos de papel. Batatas e cebolas não podem ficar juntas, pois a cebola perto da batata faz com que apareçam brotos.

Brócolis e couve-flor devem ser guardados como as flores, em recipientes com água em seus caules. E uma dica final: não lave os legumes antes de colocar na geladeira, pois a umidade causa o aparecimento de fungos.

Verduras

Verduras na geladeira

As verduras estão entre os alimentos que estragam mais rápido na hora de conservar comida na geladeira. Para evitar que isso aconteça, é recomendado seguir algumas dicas.

Primeiramente, escolha bem as verduras. Folhas amareladas, furadas ou com aspecto de queimadas têm sua durabilidade afetada, seja por terem ficado muito tempo em câmara fria, ou por presença de larvas.

Escolha verduras que estejam em perfeito estado, sem presença de amarelados ou furos. Prefira folhas que estejam mais rígidas do que as que estiverem murchas.

Na hora de limpar, lave muito bem as verduras e seque com papel toalha até que toda a umidade desapareça. A umidade favorece o apodrecimento das verduras na hora de conservar a comida na geladeira, então o melhor é as deixar bem sequinhas.

No caso do alface, ele dura mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e guardar as folhas embaladas em sacos plásticos fechados lá dentro.

Uma boa dica na hora de limpar as verduras é lavar em água corrente, depois mergulhar em uma solução de água com hipoclorito de sódio durante 20 minutos e, em seguida, deixar em um escorredor de massas para que a água escorra mais.

Em seguida, basta secar com papel toalha e embalar bem fechado. Entretanto, conservar comida na geladeira é difícil no caso das verduras. Elas duram, no máximo, uma semana se estiverem bem embaladas e guardadas.

Peça a opinião dos seus amigos e as recomendações dos truques deles. Nunca se sabe quem pode ter uma boa ideia!

0/5 (0 Reviews)

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade