Guia dos Solteiros

Como economizar gás de cozinha? 6 Dicas práticas

Economizar gás de cozinha parece um desafio para você? Talvez você apenas não tenha hábitos muito econômicos na hora de cozinhar. O problema muitas vezes é fazer tudo no “piloto-automático” e não ponderar antes de entrar em ação.

Sabia que, para uma pessoa que mora sozinha, o gás de cozinha pode durar de 6 meses a 1 ano, dependendo de seus hábitos e cuidados? Pois é, e você aí comprando gás a cada 2 meses. Pois vamos parar com isso agora mesmo!

Como economizar gás de cozinha?

Como economizar gás de cozinha
imagem ilustrativa fogão: Google

Tome cuidado com o forno, utilize mais a panela de pressão, planeje o cozimento e corte os alimentos. Essas são algumas dicas que te ajudam a economizar gás de cozinha, mas há ainda outros truques.

1 – Planeje o que vai fazer

Nada de chegar já acendendo as bocas do fogão. Antes, separe todos os condimentos, alimentos e utensílios que você vai utilizar. Se tiver que temperar alguma coisa, faça isso antes de acender o fogo. O mesmo vale para alimentos que precisam ser picados ou fatiados.

Perder tempo fazendo tudo isso quando o fogo já está aceso é um desperdício enorme. Portanto, se você pretende economizar gás de cozinha, aprenda a planejar seu preparo.

2 – Use a panela de pressão

Certifique-se de ter uma panela de pressão, e não uma “panela depressão”. A qualidade da panela é muito importante. Tendo uma boa panela de pressão, ela cozinhará os alimentos muito mais ligeiro, economizando gás de cozinha.

Assim, use a panela de pressão para cozinhar alimentos comuns, como batatas, cenouras, carne moída, frango, entre outros que requerem certo tempo de cozimento. A economia será considerável.

Você também vai gostar:

6 Dicas para economizar na conta de luz

Como economizar em tempos de crise?

Dicas para economizar água no dia a dia

Como economizar na hora de comprar roupas

Continuando…

3 – Use as bocas certas

Se você se deixa tomar pelo impulso de utilizar uma boca grande para uma panela pequena só porque acha que será mais rápido, pare! Isso não só desperdiça o gás, já que boa parte do calor da chama vai para o ar, como não ajuda a acelerar o processo.

Então, use panelas pequenas em bocas pequenas e panelas grandes em bocas grandes para economizar gás de cozinha. Usar panelas grandes em bocas pequenas também não é bom, porque o cozimento demora muito e você perde tempo.

4 – Saiba usar o forno

Saiba usar o forno

Segura esse forninho, Giovana! Aumentar a temperatura pensando que o preparo será mais rápido só vai te presentear com uma maravilhosa fragrância de carbonização (Dracarys) e desperdício de gás. Porém, se você deixar a temperatura muito baixa, o preparo demora demais. Tenha paciência, mas saiba usar o forno.

O pré-aquecimento não deve ultrapassar os 10 minutos. Se for assar mais de uma coisa no mesmo dia e tiver espaço no forno, coloque as assadeiras juntas de uma só vez. Se precisar cozinhar algo no forno com papel alumínio para depois dourar, use uma temperatura média para o cozimento e uma baixa para o restante.

5 – Corte os alimentos

Tudo o que estiver cortado em pedaços menores vai cozinhar mais rápido. Isso vale para carnes, legumes, peixes, entre outros. Por isso, para economizar gás de cozinha, dê preferência a cortar os alimentos em cubinhos ou pedaços menores.

Além de acelerar o processo de cozimento e preparo, o tempero pega mais no alimento, já que tem contato com mais superfícies. Uma delícia!

6 – Prefira cozidos

Por último, entre assar uma carne e cozinhar uma carne, escolha cozinhar. O forno gasta muito mais gás do que as bocas do fogão, e o tempo de preparo será praticamente o mesmo. Lembre-se da panela de pressão!

Assim, você vai conseguir economizar gás de cozinha até o ano que vem. Que tal apostar com seus amigos qual gás dura mais? Compartilhe com eles essas dicas!

0/5 (0 Reviews)

Adicionar comentário