Guia dos Solteiros

Como fazer arroz sem queimar ou ficar empapado

Já tentou fazer arroz mil vezes e tudo deu errado? Não sabe qual é o segredo daquele arroz soltinho e delicioso? Seus problemas acabaram! Hoje vamos te ensinar passo a passo de como fazer arroz de forma simples e que ficará sempre gostoso! E claro, sem queimar!

A equipe do Guia está aqui pra sempre te ajudar nas tarefas que complicam, às vezes, a vidas dos solteiros, e um arroz bem feitinho é sempre bem vindo e não tem mistério. Depois de hoje você poderá sempre recorrer ao delicioso arroz com feijão e bife, tradição das famílias. Veja a seguir!

Primeiro separe os ingredientes que vai precisar:

  • 2 xícaras de arroz
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 3 copos de 200ml de água fervente

Passo a passo do modo de preparo

Escorrendo o arroz
Lavando o arroz (foto: almanaquesos)

Primeiro coloque o arroz numa vasilha e lave apenas com água 1 vez e escorra o máximo que puder e deixe secando.

– Ah, mas precisa mesmo lavar o arroz?

Olha, precisaaar não precisa, mas é um costume que passa de mãe pra filha/o, então eu prefiro seguir, sabe como é, vai que o arroz depois não fica igual?!

O segundo passo é colocar no socador de alho os 3 dentes com o sal e socá-los juntos até virar umas pastinha.

Leve ao fogo sua panela pequena ou média com o óleo e já pode colocar a pastinha de alho pra refogar no fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, assim que o alho começar a dourar você pode jogar todo o arroz que já está lavado na panela e misture bem!

Logo depois na panela com o alho e o arroz coloque a água fervente até ela cobrir o arroz e passar 1 dedo pra cima de água do arroz, deixe essa água fervendo em fogo alto.

Despejando água no arroz
Colocando água no arroz (foto: diariomissoes)

Em poucos minutos essa água que você colocou irá secar no arroz, fique de olho pra não queimar! Assim que essa água secar, você vai abaixar o fogo e deixar no mínimo e logo depois disso colocar o restante da água, que também deverá cobrir o arroz, só que agora uns 2 dedos acima dos grãos na panela. Agora, nos finalmentes, você deve tampar a panela e deixar o arroz cozinhando por mais uns 10 ou 15 minutos, tampado.

De vez em quando você pode ir lá dar uma olhadinha e experimentar se o grão já está cozido. Ao mexer um pouquinho no canto da panela do arroz e ver que embaixo já está sequinho é hora de desligar e se deliciar! Seu arroz estará pronto e super soltinho com essas dicas e passo a passo!

Aproveite para aprender como fazer feijão delicioso e prático!

Arroz branco soltinho sem queimar
Arroz branco soltinho (foto: medium)

Aí ele já estará prontinho pra servir. Nhamy!

Gostaram da receita? Nos conte sua experiência do arroz nos comentários, teremos a maior satisfação em respondê-los!

5/5 (1 Review)

1 comentário