Guia dos Solteiros

Como fazer um café perfeito e surpreender

Fazer um café perfeito pode proporcionar um momento reconfortante. Poucos momentos do dia são tão prazerosos quanto a hora de tomar um café. Ele não apenas recarrega as energias, mas ajuda a tirar o estresse, sendo excelente para uma pausa durante o trabalho ou os estudos.

Se você não sabe fazer café ou quer aperfeiçoar essa arte, veio ao lugar certo. Hoje vamos te ensinar a fazer não apenas um bom café, mas um café digno de aplausos. Aquele cafezinho que arranca um “hmmm” desde o aroma até o último gole.

Preparado? Então veja o que você vai precisar.

O que é preciso para fazer um café perfeito?

  • Pó de café ou grão de café;
  • Moedor de café (para os grãos);
  • Coador de café;
  • Filtro de papel;
  • Água quente;
  • Bule ou garrafa.

Fazendo um café perfeito passo a passo

1 – Dê preferência aos grãos

Grãos de café

O café em grão sempre será melhor para todas as ocasiões. Café torrado e moído pode ser uma armadilha, pois algumas marcas torram demais o café (quase a ponto de carbonizar) para disfarçar imperfeições.

Escolhendo grãos, você mesmo pode moê-los em casa. Para fazer o café perfeito, escolha grãos do tipo arábica, que são mais adocicados e possuem menor teor de cafeína. Existem moedores de café elétricos a partir de R$70,00 na internet. Se você não puder optar pelos grãos, prefira o café tradicional de uma boa marca, embalado a vácuo.

2 – Aqueça a água

Coloque a água no fogo enquanto você prepara o restante das coisas. A proporção perfeita é de 100ml para cada 10 gramas de café. Porém, coloque sempre 2 copos a mais. Você já vai entender o porquê.

Desligue o fogo assim que as bolhinhas começarem a subir. A água fervente pode queimar o café, modificando o sabor.

3 – Prepare o coador, o filtro, o bule/garrafa e a xícara

Todos esses itens devem ser escaldados com água quente para remover o gosto de papel do filtro, bem como resíduos que possam existir no coador, na garrafa/bule e na xícara. Para fazer o café perfeito, você precisará daqueles 2 copos a mais de água que colocou no fogo.

Tire a água do fogo, encha um copo e jogue dentro do coador já com filtro. Deixe a água escorrer para o bule ou garrafa e jogue na xícara, para depois jogar a água fora. Repita o processo com o segundo copo, e o que sobrar de água será a quantidade ideal.

4 – Passe o café

Não existe mágica na hora de despejar a água sobre o café. Tente fazer movimentos circulares, lentamente, para que a água preencha todo o espaço entre o pó de café. Depois, basta adoçar da forma como preferir e servir.

Importante

Dicas importantes para café perfeito

Fazer um café perfeito não é difícil, mas você deverá entender que café bom é café fresco. A garrafa térmica pode até conservar a temperatura por algumas horas, mas jamais conservará o sabor do café.

Além disso, um pó de café aberto oxida com facilidade. Não compre muito café. Dê preferência a comprar o suficiente para uma semana e nada mais. Sempre que quiser tomar um café, siga o mesmo ritual. Vale a pena ter um cafezinho fresquinho para oferecer às visitas.

Depois que o café for aberto, conserve na própria embalagem, se for embalagem hermética com válvula (grãos) fora da geladeira, ou em um pote muito bem vedado (pó) dentro da geladeira.

Escolha sempre marcas de boa qualidade, pois as marcas mais baratas podem oferecer café torrado além do ponto, o que ocasiona incômodo estomacal, azias, entre outros desconfortos que muitas pessoas alegam ao tomar café.

Agora que você já sabe como fazer um café perfeito, compartilhe com seus amigos e os convide para experimentar seu café profissional!

5/5 (1 Review)

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade