Guia dos Solteiros

Como lavar louça mais rápido

Quando estiver em uma roda de amigos, pergunte: “Quem aqui gosta de lavar louça?”. Tenho certeza de que quase todos responderão com uma grande e sonoro NÃO! Mas calma! Saiba que existem maneiras de tornar a tarefa de lavar pratos menos chata.

Como lavar louça mais rápido
Lavando a louça forma fácil.

Não precisa ficar estressado ou ter preguiça de lavar a louça. O ponto principal é ter ordem e preparação antes de iniciar a tarefa. Parece até mentira, mas a ordem que você lava a louça reduz (e bastante) o tempo que você gasta na frente da pia.

Se preparando antes de lavar as louças

  • Antes de jogar água, limpe os pratos retirando todo o acúmulo de comida. Dessa forma você evita entupimento na pia, além de facilitar a lavagem, porque removeu a maior parte da sujeira.
  • Caso tenha louça com restos de comida já endurecidos, aconselho pegar uma bacia com água e mergulhar tudo dentro (comece pelas louças menos engorduradas, deixando para lavar eles por último).
  • Deixe a pia organizada: mantenha as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao nas laterais da pia. Dentro da pia você pode deixar os talheres, pois tomam menos espaço.

Ordem a seguir

Para facilitar a sua vida e fazer você ganhar tempo, aconselho seguir a ordem que será ensinada a seguir:

1º Copos

Copos
Lavando copo

São utensílio doméstico que geralmente contém quase nada de gordura. Porém, ocupam muito volume na pia, por isso é interessante seguir a instrução que já foram ensinada para liberar um espaço, assim você pode fazer a lavagem com mais facilidade.

2º Talheres

Talheres
Lavando colheres.

Trata-se de utensílios que na escala de gordura possui uma quantidade menor. A parte boa é que eles são pequenos e rápidos de serem lavados (é o meu predileto).

3º Pratos

Lavando prato
Imagem: prato

Não esqueça que se eles estiverem com um crosta de gordura/sujeira endurecida é melhor deixa-los mergulhados em uma bacia com água, antes de iniciar a lavagem.

Caso queira evitar ter todo esse trabalho no futuro, recomendo passar um papel toalha nos seus pratos após acabar de comer, assim você retira o excesso e facilita seu trabalho quando resolver lavá-los.

4º Bacias

Bacias
Lavando bacia.

Se necessário, coloque um pouco de água antes para amolecer a sujeira e facilitar na hora da lavagem.

5º Panelas e Formas

Panelas e formas
Panela sendo lavada.

Essas deixe por último. Geralmente elas têm uma quantidade enorme de gordura, portanto você vai precisar de muito espaço na pia para terminar a lavagem dos pratos.

Dicas extras

1 – Tipo de detergente: utilize um detergente que tenha mais consistência (mas biodegradável) e faça muita espuma, pois irá ajudar a remover a gordura com mais facilidade.

Tipos de detergente
Lavando a louça com detergente

2 – Mantendo a ordem: lave as suas louça por partes, não deixe de seguir a ordem acima. Lave uma certa quantidade de louça, enxágue, lave outra, enxágue novamente e assim sucessivamente.

3 – Consumo de água: desligue a torneira quando estiver esfregando a louça. Não custa lembrar que 15 minutos de torneira aberta é o equivalente a 240 litros de água (a natureza agradece). Portanto, tente diminuir o período que sua torneira fica aberta quando estiver lavando as louças. Você irá diminuir a conta de água, além de ajudar o meio ambiente.

Torneira gastando água
Torneira ligada

4 – Esponja: ela é o paraíso para germes e bactérias, por isso você deve utilizar no máximo por duas semanas. Além disso, é preciso ter alguns cuidados, como mergulhar sua esponja em uma mistura de água sanitária e água todas as noites quando terminar de lavar as louças.  Não deixe o sabão ficar em cima de esponja.

Esponja de lavar louça
Não esqueça de trocar sua esponja regularmente.

Para limpar panelas de forma mais efetiva, use uma esponja de aço inoxidável, como explicamos nesse post aqui. Mas mantenha longe de panelas de Teflon ou de coisas que risquem (panelas antiaderentes).

5 – Última dica: na hora de tentar remover manchas de panelas antiaderentes, misture 2 colheres de sopa de soda de cozimento com 1 xícara de água e 1/2 xícara de alvejante líquido. Ferva a mistura na panela por alguns minutos até que as manchas sumam.

Veja também: Truques de cozinha para quem mora sozinho

Agora não precisa entrar em desespero, ficar com preguiça ou até mesmo ter nojo quando ver aquela pia cheia de louça para lavar. Siga as nossas dicas que você vai se dar bem!

0/5 (0 Reviews)

89 comentários

  • “e faça bastante espuma, ajuda a remover a gordura melhor.”
    pura mentira, repare que nos detergentes de outros paises nao fazem tanta espuma quanto no brasil
    A espuma apenas nos passa a sensacao de estarmos limpando, ela nao influencia em nada na limpeza de fato.

    • a espuma traz sensação de limpeza, mas não limpa, isso é fato. mas que ela ajuda na remoção de gordura, isso é verdade. O que faz espuma é o lauril éter, que reage com algumas substâncias/misturas/soluções que não o permite produzir espuma. Portanto, a ausência de espuma é um indicativo de presença de sujeira, ela não limpa, de fato.

      agora… essa de outros países produzir menos espuma é besteira… isso já varia de marca pra marca aqui no Brasil.

      Já fui para a Itália, Canadá, Estados Unidos e é a mesma coisa que aqui, tem marca que faz e tem marca que não faz.

      • Concordo. Tem marca que faz, tem marca que não faz.
        Quando eu morava nos EUA, o detergente que eu usava (era um verde da palmolive) fazia espuma adoidado.

  • Bem util as suas dicas, eu geralmente faço isso, mais não sabia dessa “formula” para ajudar a remover a gordura. Bom post =)

  • Discordo com a seqüencia em que tem de ser lavadas as peças. Primeiramente tem-se que lavar as peças maiores (bacias, panelas formas) , para liberar melhor o espaço na pia e assim facilitando a lavagem dos pratos e por ultimo os talheres. Trabalhei em restaurante por 2 anos e conheço na prática o que digo.

    • Meu querido a sequencia esta certa sim a gente tem q lavar as koisas com menos gorduras primeiro pois se lavar por ultimos os copos por exemplo ja vai ter muita gordura na esponja e assim desfacilita a limpeza

    • Tem de voltar p la mais dez anos ver se aprende algo ! Se n lavar os copos em primeiro eles apanha gordura e custa mais a lavar !
      Cordiais saudações

    • A sequência é para não espalhar a sujeira e a gordura. Os copos não tem gordura, as panelas, por outro lado, são as mais sujas e engorduradas. Esse é o motivo. No restaurante, provavelmente a bucha de lavar a louça era outra para cada tipo de elemento. Se você lavasse primeiro as peças maiores, ia emporcalhar as outras coisas. Os copos poderiam até parecer limpos, mas ficariam escorregando de tão engordurados. Enfim… é burrice.

  • Como lavo louças há mais de 15 anos, hoje posso considerar-me, digamos, um profissional no assunto.

    Eu sempre começo pelos pratos, pois, geralmente, para uma pia de tamanho médio, são grandes e atrapalham bastante. Termino pelos talheres.

    Para retirar gordura, principalmente de plásticos, o melhor mesmo a ser feito é mergulhar, no caso de ser pequena a louça, em uma vasilha com detergente e deixar por alguns segundos para remover mais facilmente a gordura. Uma coisa que ajuda bastante na hora de remover gordura é sabão de pedra.

  • Bom Ivan… é por isso que eles disseram:
    ”coloque as panelas e formas em cima do fogão,…”
    assim as panelas e as formas não vão ocupar espaço na pia!

    Adorei as dicas!

  • Eu primeiro faço assim:
    Lavo os pratos
    Lavo os copos
    Lavo panelas,bacias e formas,assim dá até pra organizar melhor
    Aii eu lavo os talheres..

    Se eu faço assim tudo fica mais fácil,se eu faço em outra ordem tudo fica complicado..

    Aii como eu odeio lavar louça..¬¬’
    kkk’

    Kisses!

  • Água quente ajuda muitíssimo, pois otimiza a ação do detergente: menos detergente, menos água, mais limpeza!

  • Gosto de lavar primeiro os mais limpos, mas deixo os mais sujos na pia, recebendo a água com sabão do enxague das primeiras lavadas. Deixo por um tempo até amolecer, então lavo as mais sujas. Mas primeiro passo sabão em todas, enxaguo depois. E a água do enxague também aproveito pra lavar a pia.

  • Principiante!

    Não dá para lavar o óleo ou a gordura só com água, porque
    as moléculas de água e óleo (gordura) estão ligadas umas às outras.
    Detergentes são substâncias cujas moléculas são capazes de se misturar com a água e com o óleo ao mesmo tempo, porque as moléculas de detergentes têm uma ponta que atrai a água e outra que atrai o óleo.
    Quando se usa um detergente e se agita ou
    esfrega, a gordura é quebrada em pequenas gotículas, que não se juntam porque têm moléculas de detergente espetadas nelas.Agora a água pode arrastar as gotículas de gordura e, assim, lavar o bjeto.

    Este é o princípio da Emulsão.

    Ainda tem muito a aprender
    pequeno gafanhoto

  • Não gosto de lavar louça esse serviço é cançativo.
    Eu passei a vida toda lavando a louça .Não termino nunca as pessoas não querem nem saber.quando terminam de lavar vem um e levam depois ven outro e mais outro.E tenque fica troucando de buxa tem louça que não pode paça bombril.Isso quando não tenque disuntupi pia pega em tudo quante prato encoista na gordura E colocar a mão na agua gelada ou fria..

  • adorei as dicas faciliraram muito olha eu tenho uma duvida quado eu lavo a luça sempre os meus de dos engilhão e as minhas unha quevram o que eu faço e que uma dica quando lavar coisas inox nunca use lã de aço pois arranha tudo eu sei por que so tenho panela inox.obreigada

    • Ei Emilly. Te recomendo usar luvas cirúrgicas, é fácil de achar (farmácias ou lojas de cosméticos) e barato. Mas existem outras opções, dá uma olhada: http://migre.me/50hF1

      Que bom que você gostou do blog, continue participando, ok? 😀

  • aff fiz isso e demorou muito mais tempo.esse negocio de deixar os pratos e copos megulhados numa bacia me deixo muito mais atrassada pro meu encontro

  • Discordo com a seqüencia em que tem de ser lavadas as peças. Primeiramente tem-se que lavar as peças maiores (bacias, panelas formas) , para liberar melhor o espaço na pia e assim facilitando a lavagem dos pratos e por ultimo os talheres. Trabalhei em restaurante por 2 anos e conheço na prática o que digo.

  • Eu faço assim: limpo os ecessos e dou uma lavada geral em toda a louça, separo vidros, louças e talheres (já dentro de alguma travessa de molho), plásticos epor fim metais em geral. Lavo a pia e a cuba, vou ensaboando na sequencia que separei, colocando na cuba e enxaguando por tipo. Os copos sempre primeiro porque sãoos mais limpos e os que mais pegam cheiro. e as panelas por fim porque são as que mais tem gordura, normalmente, a algumas vezes precisam ser areadas para tirar manchas. Mas no geral as dicas são muito legais, parabens.

  • tem 10 anos que eu lavo uma louça entao posso me considerar esperiente eu faço assim começo pelos pratos ,dps copos,se tiver bacia suja lava ela e poe os talheres limpos la pois vc economizara espaço ai deixe por ultimo as panelas e formas assim vc limpara mais rapido e facil a louça

  • Eu amei as dicas e com certeza as usarei. peço para que por favor me envie por e-mail estas dicas e dicas para lavar a casa, o chão da cozinha e etc. também tenho cachorros, e quero algumas dicas para lhes dar banho e como economizar dinheiro! amei seu site mesmo! parabéns por todo o seu sucesso e muita prosperidade!

  • dia desses fiquei sabendo que espuma acumula a sujeira.Por isso deve-se fazer bastante espuma para tirar as bacterias.

    Ps: A espuma pode servir de placebo, já que não é sempre que se fica doente por louça contaminada.

  • eu amo lavar louça porque eu faço deste momento brincadeira pois eu fingo que estou apresentando um programa de lavar louças e arrumar casa ( mas quando estou sozinha) tentem fazer isso e divertido e quando vc ve ja arrumou cozinha e a casa em meia hora bjs depois falo mais sobre isto

  • haha adooreei , sempre sigo todos os passos que você recomendou e da tudo certo , lavo tudo beem rapidinho e nem dá taanto tediio . UMA DICA BOA TAMBÉM PRA QUEM ODEIA LAVAR LOUÇA É LAAVAR OUVINDO MUSICA , ACABA TUDO BEEM MAISRAPIDO VC SE DISTRAINDO ;D bjookaas :****

    • Eu tbm lavo nesta ordem do Matheus:

      os copos
      os pratos
      as coisas de plastico(bacias)
      talheres
      e panelas e formas

      e tbm coloco as panelas na cuba e coisas com residuos, pois as espumas e água dos outros mais limpos já vão tirando as crostas das mais sujas…

      Coloco tbm por exemplo os talheres e pratos ensaboados na cuba e enquanto vou enxaguando os copos a água já vai tirando a espuma maior…
      facilita muito… Adorei as dicas…

  • Desastre mesmo é começar pelas panelas quando não há lugar na pia! É um terror.

    Feliz por fazer igual está no post! =D

  • me ajudou muinto,a lavar a louça da minha mãe que ela trabalha e meu pai também ai eles deixa eu em casa arrumando a casa, olhe que eu só tenho apenas 10 anos de idade

  • Ivan eu acho que vc sabe muito bem que os copos n tem gordura e se for os maiores que tem gordura deixa a buxa com um certo odor e vai ter que lavar ela denovo , gastando mais agua e ainda deixa os copos tambem com odores terriveis

    • Eu Também!E tenho que arrumar a casa,Mais seguindo isso eu consegui lavar bem rápido!E antes que meus pais chegassem do trabalho!Foi a maior agonia mais eu consegui!

  • Eu simplesmente odeio lavar a louça. kkkk’
    Mas tenho que lavar para poder sobreviver aki em casa (:
    vou seguir essa regrinha aí agorinha para ver se é verdade ^^

  • Eu tenho 10 anos,Mais eu já tenho a obrigação de arrumar a casa e lavar a louça,Então,eu queria lava-la mais rápido,pois está de noite e meus pais já já iram chegar do trabalho.Então eles querem ver a casa arrumada Porque a minha mãe tá grávida e não pode fazer esforço e meu pai está doente,então eles não podem arrumar a casa!Então como eu estava dizendo,eu tinha que lavar os pratos,e fazendo como mandava esse blog eu consegui!E rápidinho eu lavei os pratos!E ainda arrumei a pia!Mais eu acho que deveria ser na seguinte Ordem: Talheres,Pratos (Bacias e potinhos),Panelas.Mais eu consegui e é isso o que importa!Adorei,Obrigada!

  • Lavei em menos de 15min. Hahaha Uma dica pra quem não gosta de lavar talher: Apos ensaboar coloca os talheres ne uma bacia furadinha no fundo (de macarrão) e passa uma água dai é só colocar para secar; é rápido é economiza água !

  • Primeiro temos que pensar em economia. Uma pequena vasilha ou pote de margarina que encheremos com água, um pedaço de sabão de côco (1/4 de pedra), 5 a 6 gotas de detergente e uma esponja com duas faces lisa e áspera.
    Depois um pano dobrado na borda da pia para apoiar os pratos, talheres (incluindo facas de corte), panelas e louças em geral, para evitar riscar a pia e para que possamos esfregar com a esponja em movimentos circulares, sem que o material que esteja sendo lavado fique suportado por nossas mãos e venha a forçar os nervos, nossos músculos e tendões. Assim, trabalhando no esfregamento sem maiores esforços e com ergonomia de postura, sem necessidade de nos debruçarmos em direção ao centro da pia.
    Tudo que falei até agora foi pensado para ser feito sem água corrente, apenas usando a água do potinho com a solução preparada, que inclusive pode ser de água quente ou morna.
    A medida que esfregamos, a espuma vai surgindo mais e mais e a jogamos nos demais “trens” (como dizia a Vovó Francisca) e vamos acumulando o material ensaboado no lado direito.
    Os materiais vão sendo retirados de dentro da pia que pode ter água como emoliente ou não. Ralo fechado e torneira fechada? Economia de água.
    Agora é a hora de abrirmos a torneira e tirarmos o sabão na água corrente e enxaguarmos peça por peça, com cuidado na postura ereta da coluna e colocarmos o que fica limpo à esquerda do tanque.
    Terminado? Falta secar…e relaxar sem dores musculares causadas pelos movimentos de esfregar e adução /pronação excessiva debaixo da torneira.
    Se tiver água quente é melhor.

  • tenho 11 anos mas ja tenho q lavar as louças pq se nao minha mae nao deixa eu mexer no face mas por iso q eu tenho q lavar a louça mas rapido

  • É a mesma coisa que eu faço, eu organizo primeiro também, mas é muito chato organizar, você tem que quebrar a cabeça para montar tudo direitinho. Eu prefiro deixar do jeito que está, só que se você for lavar do jeito que está, tente organizar as panelas, assim será mais fácil .

  • É a mesma coisa que eu faço, porem eu organizo tudo na hora do almoço ou do jantar assim fica bem mais fácil . só que se você for lavar do jeito que está, tente organizar as panelas, assim será mais fácil .

    É duro lavar vasilha

    KK

  • Já sabia de tudo isso,minha tinha me ensinado tudo isso.Mas gostei da dica da esponja com bactérias e fungos.

  • gostei .. mas acho melhor nós lavarmos em uma ordem que a gente segue e sempres segui pq já estamos acostumados é só esfregar rapidinho e direito//

  • quando for lavar a louça tire todo o resto da comida e coloque em uma bolsa para jogar se estiver muito duro coloque um pouco de água e sempre organise a louça na pia tipo os que você preferi deixar por último coloque em baixo e os que for lavar no começo coloque logo em cima que assim vai fácilitar mais e vai ser menos trabalhoso…

  • que merda e essa eu nao gostei eu lavo os pratos depois os copos talheres e depois eu lavo bacia e outros seus burros

    • Então pra q leu!!E burro a pra sua informação é INTELIGENTE , sua idiota hipócrita eguá besta vai toma no teu c**** rapariga

  • tem gente hipócrita eu li alguns comentarios mas nem quis ler mais de vontade de vomitar
    entrou no site pra q boca de egua so para criticar o q os outros fazem nao gostou faz melhor e posta babaca nao to falando para todos mas para alguns idiotas q se acha o dono do mundo este site e para ver se ajuda nao para criticar por que nao pega a rodela do ** e enfia para dentro e critica idiotas parabens me ajudou muito foi otimo as dicas beijao e para esses idiotas manda beijinho no ombro

  • eu mostrei para minha mae e ela adorou aws dicas e falou q enquanto existir pessoas no mundo igual pessoas q leem so para criticar o mundo estara perdido

  • Ótimas dicas, mas eu acrescentaria o uso de luvas, sério. Faz uma tremenda diferença. Não só pelas unhas (mulheres). Uma pia cheia de louça engordurada desencoraja qualquer ser, esp. no inverno. Todo mundo que ojeriza lavar louça – acredito que a maioria, deveria fazer o teste. Comecei usando pelo esmalte, hoje independentemente disso, dá até gosto de lavar louça com luvas – e olhe que eu odiava essa tarefa. Fica a dica pra galera.

  • Vou Mostrar Este Artigo Para Minha Parceira, Quem Sabe Agora Ela Lava a Louça Mais Rapido kkkkkk