Guia dos Solteiros

Como manter o gás do refrigerante por mais tempo

Todo mundo que toma refrigerante sabe a frustração que é abrir uma garrafa de Coca-Cola ou Guaraná à noite e, no outro dia, estar completamente sem gás. Como proceder?

O leitor Marcus Vinícius estava desesperado quando me implorou para que fizesse este post. Todo refrigerante em sua casa fica completamente sem gás da noite pro dia. Ele buscou respostas no Google incessantemente e testou várias dicas, mas não obteve nenhuma melhora.

Existem muitos mitos que circulam na internet, e com os refrigerantes não poderia ser diferente. Mas, como podemos saber o que é verdade e o que não é em tempos de Yahoo! Respostas?
Muito simples, caro leitor. O Guia dos Solteiros vai contar tudinho para você.

Uma colher no gargalo da garrafa impede a saída do gás. – FALSO
Até a Super Interessante respondeu essa: “Não dá para conceber de que forma uma colher pendurada no gargalo poderia exercer qualquer efeito sobre o gás de uma bebida”, afirma o químico Robert Wolke, da Universidade de Pittsburgh. “Para que esse truque funcionasse, o talher teria de produzir alguma força misteriosa que empurrasse o gás carbônico de volta para o líquido. O fato é que não conhecemos nenhuma força desse tipo.”

Se você apertar a garrafa e deixá-la deformada, o gás terá menos espaço para escapar. – HÁ CONTROVÉRSIAS
Não há nenhuma manifestação científica a respeito disso. Algumas pessoas relatam que assim, o gás terá menos espaço para escapar. Outras dizem que fazer isso apenas piora a situação, pois devido à pressão, o gás sairia mais rápido ao reabrir a garrafa.

Sacudir a garrafa antes de reabrir faz com que o gás volte. – FALSO
O gás não volta em hipótese alguma. O que acontece nessa hora é que as moléculas se agitam muito, fazendo com que o gás retido seja liberado. Então pode parecer que o gás voltou, mas o que você está fazendo na verdade é deixando o refrigerante ainda mais sem gás.

Passar o refrigerante pra um recipiente menor é o ideal. – HÁ CONTROVÉRSIAS
Ao mesmo tempo que o gás terá menos espaço para esvair em uma garrafa pequena, você perderá gás na transferência de um recipiente para o outro. Além disso, se a tampa do novo recipiente não o fechar completamente ou não for suficiente, o refrigerante perderá o gás.

Não abra o refrigerante enquanto estiver quente. – VERDADEIRO
Quando o refrigerante está na temperatura ambiente, as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.

Refrigerante com a data de validade próxima à expiração tem menos gás. – VERDADEIRO
Um refrigerante mais velho provavelmente já foi jogado de um lado pro outro, caiu da prateleira, foi sacudido e feito de gato e sapato. Tem mais experiência de vida, digamos assim, e por isso, mesmo se o gás não tiver já sido expulso, quando aberto provavelmente sairá da garrafa com uma velocidade enorme.


Portanto, pessoal, o ideal é manter o refrigerante gelado e bem tampado durante todo o tempo em que não estiver sendo colocado no copo. Não há formula mágica.

Uma dica realmente válida para diminuir esse problema é comprar refrigerantes menores, como os pequenos de garrafa de vidro. Além do sabor ser muito melhor, você evita o consumo desnecessário de plástico e ajuda o planeta! Alegre

23 comentários

  • Essa do refrigerante quente é verdade. Pepsi por exemplo se você abrir quente, sai TODO o gás, faz aquela espuma que transborda, sempre. E claro, depois fica com gosto de xarope…

  • Uma dica bem legal e eu percebi que funciona de verdade mesmo, o refrigerante chega a durar até três dias, é fechar “muitoooo” bem a garrafa, fechar bem mesmo, peça para os homens da casa fechar, e ao guardar novamente na geladeira, deixe a garrafa deitada. Essa última dica acho meio inútil, já deixei em pé e continua com gás, pra mim o segredo mesmo é fechar bem apertado mesmo. Funciona.

  • Aqui em casa a gente abre a garrafa de refrigerante e se não tomamos tudo colocamos na geladeira sem a tampa, o refrigerante perde mais gás quando abrimo, porque quando abrimos a tampa há mais agitação e assim mais perda de gás.

  • Uma dica fácil é colocar a garrafa de cabeça para baixo. O gás escapa pela brecha da tampa e com o líquido todo voltado para a tampa não há como o gás escapar.

  • Este quimico que disse que a colherzinha não funciona precisa voltar ao laboratorio e tentar descobrir o que acontece pois a colher deetal de sobremesa garante no minimo 3 dias a garrafa com o mesmo gás do momento da abertura da mesma.

  • O que mantém o gás dentro do liquido é a pressão, se não ha pressão o gás sai… Nunca feche a garrafa amassada, deixe ela na forma original e após fechar de uma LEVE mexida na garrafa, apenas o suficiente para que a embalagem fique mais dura em virtude da pressão, isso garantirá o seu refrigerante com gás até o final da garrafa. Nunca deixe a garrafa deitada pois quanto maior a superfície de liquido em contato com o ar mais fácil a fuga do gás.

  • Reza a lenda q manter a garrafa em pé mantém o gás por mais tempo do que qndo ela fica deitada.
    Vcs tem essa informação?

  • Uma dica. Ao colocar o refrigerante na mesa, sirva mas não feche a tampa, apenas a coloque em cima, no bocal. Feche de vez, quando for guardar na geladeira, isso ajuda a preservar por mais tempo o gás.

  • Outra dica legal seria não guarda na porta da geladeira, se puder guardar em pé em uma das prateleiras da mesma é melhor, na porta, toda vez que abrir e fechar vai balançar a garrafa, fazendo o gás sair.

    E quem aperta garrafa antes de fechar, merece beber refri sem gás mesmo kkkk
    Se apertada, até o gás forçar a garrafa a voltar a forma original, já virou xarope.

  • Faço esta de trocar de recipiente a algum tempo e sempre dá certo… quando for guardar o refrigerante, procure colocar em alguma garrafa menor, fazendo o refrigerante ocupar todo o espaço da mesma, ou divida em várias menores, só colocar com cuidado pra mexer o mínimo possível o líquido durante a transferência…

  • Nunca li tanta bobagem inclusive do autor da reportagem. Quem fez um bom estudo de fisicoquimica de gases sabe que a unica resposta que mais se aproxima do real é ” Se você apertar a garrafa e deixá-la deformada, o gás terá menos espaço para escapar” . SE HÁ PESSOA TIVER TIDO UM BOM ESTUDO e ENTENDER DE PRESSAO DE GASES NUNCA VAI ENCONTRAR CONTROVÉRSIAS
    ” Não há nenhuma manifestação científica a respeito disso( CLARO QUE HÁ). Algumas pessoas relatam que assim, o gás terá menos espaço para escapar (CORRETO).
    Outras dizem que fazer isso apenas piora a situação, pois devido à pressão, o gás sairia mais rápido ao reabrir a garrafa (KKKKKKKKK; so rindo mesmo)

    • Kkkkkkkkkkkk…. digo eu… kkkk… a garrafa dilata… ela sendo deformada ela não se torna rígida…. temos todos aqui o que rir de você… para de estudar e volta pra….

  • Vou contar e parece mentira mas então testa. O segredo mesmo é não fechar muito bem a garrafa. Deixando ela sem dar a última volta da tampa. Segure como se estivesse torcendo algo frágil e qnd sentir q deu, deu. Para. Não aperta além disso. Em pé, deitada… Tanto faz. Faz e vê QQ eu to dizendo…

    • Pura verdade!!!
      Até que enfim alguém escreveu algo que funciona de verdade.
      O gás permanece até o fim do refri, seja gelado ou em temperatura ambiente.
      Basta não apertar muito a garrafa. É só uma voltinha bem frouxa. Sem erro =D