Guia dos Solteiros

Como organizar um churrasco barato para até 100 pessoas

O churras do fim de semana costuma ser um evento de custo elevado, especialmente se você tiver convidado mais de 50 pessoas. O valor gasto com carnes, bebidas, petiscos e sobremesas pode ser absurdo se você não souber organizar bem sua festa.

Contudo, felizmente, há formas de organizar um churrasco barato para muitas pessoas. O segredo está no cálculo correto do que você vai precisar. Vamos explicar como fazer este cálculo a seguir.

Calculando um churrasco barato para muitas pessoas

1 – Carnes

Escolhendo carne pela quantidade de pessoas

A quantidade média de carne que cada pessoa consome em um churrasco é de aproximadamente 500 gramas. Então, se você quer organizar um churrasco para 50 pessoas, deve considerar 25 quilos de carne no total.

Você pode dividir essa quantidade entre carne vermelha, carne branca e diversos (linguiça, coração, etc.) da forma que achar melhor. Geralmente, recomenda-se 50% de carne vermelha, 30% de carne branca (frango) e o restante de outras variações, como linguiça.

2 – Bebidas

Calcule as bebidas

Organizar um churrasco barato para muitas pessoas requer o conhecimento aproximado do gosto de cada convidado. Inicie fazendo uma lista que diz quantos convidados bebem bebidas alcoólicas.

A bebida mais pedida no churrasco, é claro, é a cerveja. Portanto, você pode considerar aproximadamente 6 latas de 350ml para cada pessoa que bebe. Se preferir garrafas de 600ml, reduza a quantia para 3.

Já o refrigerante é preferido por quem não bebe cerveja, além das crianças. A quantia ideal é de 2 litros para cada 5 pessoas. Entretanto, se você sabe que o refrigerante é uma bebida favorita de seus convidados, vale a pena aumentar essa conta para 2 litros a cada 3 pessoas.

Lembre-se também de sempre ter água disponível para todos. Embora a quantidade de água seja menor, ela é essencial.

Como um bônus, você pode considerar outras bebidas, como caipirinha. Neste caso, 1 litro da bebida para cada 5 pessoas é o suficiente.

3 – Duração

Estamos te ensinando a organizar um churrasco barato para muitas pessoas pensando em, aproximadamente, 4 horas de churrasco, que seria uma tarde inteira. Porém, caso sua intenção seja estender esse tempo, lembre-se de aumentar a quantidade de carnes e bebida proporcionalmente.

Adicione entre 15% e 20% a mais por hora estendida. Considere que, quanto mais horas forem adicionadas, menor será a quantidade adicional consumida.

4 – Acompanhamentos

Acompanhamentos - legumes, frutas, cereais

Outra questão na hora de organizar um churrasco barato para muitas pessoas é referente aos acompanhamentos. Arroz, salada, farofa, legumes, queijos, pães, entre outros. Faça uma lista com as preferências dos convidados e coloque o preferido no topo.

Depois, divida essa lista de preferência em porcentagens (igual ao cálculo da carne). Assim, você vai saber se deve comprar mais pães do que fazer arroz, ou ter mais salada do que oferecer farofa.

A quantia geral de acompanhamentos varia, mas é de aproximadamente 250 gramas por pessoa. Porém, considere que homens consomem menos acompanhamentos que mulheres.

5 – Compras

Comprando carne no supermercado

Grande parte da economia ao organizar um churrasco para mais de 50 pessoas está na hora de fazer as compras. Recomenda-se sempre iniciar pelas carnes. Procure açougues ou supermercados que façam descontos acima de certo valor ou quantidade.

Os atacados funcionam bem nesta hora. Eles oferecem descontos a partir de certa quantidade de produtos, além de oferecerem tudo o que você precisa para o churrasco. Então, em um bom atacado, você encontra as carnes, as bebidas, os acompanhamentos e até mesmo o pão.

Dê preferência por comprar tudo no mesmo local, a não ser que você vá comprar as coisas no dia anterior, ou durante a semana.

Não importa a quantidade, seja 50, 60, 70 ou 90 pessoas. Seguindo essas dicas, é possível organizar um churrasco mais barato para até 100 pessoas.

Que tal começar a fazer a lista de convidados? Ainda ficou dúvida? Então confira outro artigo do nosso site onde explicamos de outra maneira como organizar o churrasco e fazer a alegria dos convidados.

Adicionar comentário