Guia dos Solteiros

Aprenda a escolher e comprar carne no supermercado!

Veja como escolher a carne certa para cada tipo de prato que você quer fazer, e como não levar carne ruim pra casa.

Aprenda a escolher e comprar carne no supermercado!

Quem mora sozinho sofre com as comidas congeladas e o miojo nosso de cada dia. Porém, chega uma hora que você não aguenta mais, e resolve que está na hora de um belo bife, ou de fazer um saboroso ensopado. Mas aí começam os problemas, como escolher a carne certa? Como saber se a carne está boa? Resolvi então dar uma pesquisada, junto a alguns conhecimentos próprios e achei por bem separar de acordo com o que você quer fazer. Vamos lá então:

Bife

Os melhores bifes são os de filé mignon, usualmente, porém, são utilizados para bifes também o contrafilé, alcatra, ou mesmo coxão mole e o patinho. Desde que a carne seja macia, os bifes ficarão bom. Prefira sempre a carne com o vermelho mais vivo.Carnes com a cor mais pro vermelho cinza, significa que ela já está na vitrine há algum tempo, ou que era de uma vaca mais velha e de carne pior.

Peça ao açougueiro, para tirar as peles e nervos, se for do seu gosto, peça para deixar um pouquinho da gordura, pois você poderá fritar sem colocar gordura em uma panela de teflon. Deixe para temperar após fritar, para que ele fique bem macio. Um bom molho barbecue pronto da conta do recado.

Aprenda a escolher e comprar carne no supermercado!

Ensopado

Sem dúvida, são as carnes de segunda como Agulha, Paleta e Músculo que servem para fazer um ensopado perfeito. Será difícil encontrar uma delas sem gordura, mas evite aquela gordura dura grande esponjosa, pois faz muito mal a saúde. Quanto mais vermelho vivo melhor, evite carnes de cor acinzentada. Um bom caldo Knorr, com certeza dá conta de temperar uma carne assim.

Aprenda a escolher e comprar carne no supermercado!

Churrasco

No churrasco, tudo depende do seu orçamento, pois poucas carnes não ficam boas na brasa. Se forem poucas pessoas e você estiver com grana, peça ao açougueiro por:

  • Picanha
  • Maminha
  • Alcatra

Aprenda a escolher e comprar carne no supermercado!

Se a grana ta curta, e são muitos convidados, opte por:

  • Bifes de contrafilé
  • Espetos de contrafilé
  • Linguiça

O churrasco perfeito, é temperado apenas com sal grosso, não tente inventar demais. Novamente, evite gordura em excesso e de preferência as carnes que apresentam um vermelho vivo. Veja aqui nossas dicas para economizar e fazer o churrasco perfeito!


Comprar carne não tem mistério, como você pode ver nas dicas acima. Agora é partir pro açougue ok? Depois conta sua experiência pra gente!

Fonte: Yahoo e Receitas de Mãe

5/5 (1 Review)

7 comentários

  • Gostaria de diaexr uma dica que aprendi quando comemos um excelente churrasco preparado por nosso amigos Ramiro Assumpcao e Ana Maria Assumpcao no apartamento deles em Balneario Camboriu. Ramiro, que alem de advogado e criador de gado, e juntamente com sua esposa vem de familia que se dedica ha anos na criacao de gado no norte do Parana, conhece como poucos as tecnicas de um bom churrasco. Lembro-me dele colocar junto ao carvao diversas ervas aromaticas, tal qual um ?bouquet garni? o qual alem de conferir a carne um sabor especial, deixou o ambiente da churrasqueira, mesmo apos o churrasco, com um agradavel odor de ervas. Deixo entao, aqui registrada a minha colaboracao.ObrigadaSandra P. Ascotin

  • Oi! Adorei o site, muuuuito bom! Mas queria dar uma sugestão: tem como postar algo sobre como preparar peixe? Em relação Às escamas, à lavagem antes do preparo das receitas em si, enfim, não sei nem por onde vai nisso! E algo sobre carnes suínas também iria me ajudar muuuito! Desde já, agradecida! =]

  • queria que voce mostrasse as imagens para poder diferenciar uma das outras por que tenho dificuldades de saber qual e qual e gostei muito das dicas que vc deu obrigado espero a resposta e mais dicas vlw !!!

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade