Dizem que muitas receitas surgem da falta de ingredientes, que acabam sendo substituídos por outros e obtendo um resultado maravilhoso! Foi assim que eu fiz essa tilápia: eu queria fazer uma receita saudável e resolvi deixar ela marinando, mas não havia limão. Como é necessário que haja algum tipo de acidez, no lugar do limão coloquei laranja. E não é que ficou bom?
Ingredientes
– Alho
– Cebola
– Sal
– Pimenta do reino
– Azeite
– Alecrim
– Manjericão
– Louro em pó
– Curcuma (açafrão)
– 1/2 tablete de caldo de legumes Knorr (ou equivalente)
– 1/2 Laranja
– Filé de tilápia
– Palmito
– Batatinha inglesa
– Champignon
Modo de preparo
O preparo é feito em duas partes, portanto é necessário se programar.
PARTE 1
1. Descongele a tilápia (se for congelada). Adicione azeite, alecrim e manjericão.
2. Junte num potinho: alho, cebola, sal (só precisa de uma pitada), louro em pó, açafrão, pimenta do reino e o caldo de meia laranja.
3. Dissolva o caldo de legumes em 100ml de água fervente (pra derreter mais fácil) e junte ao potinho da instrução anterior. Se você não quer ter esse trabalho, compre logo um caldo de legumes líquido (sim, existe! ) e adicione o equivalente à quantia de 1/2 tablete (tem escrito na embalagem), e a água.
4. Misture bem e despeje em cima da tilápia. Feche com papel alumínio e reserve (de 2 a 4h).
PARTE 2
5. Após reservar a tilápia pelo tempo que achar necessário (quando mais tempo, mais sabor!), retire o papel alumínio (não jogue fora, você vai usar ele depois) e adicione palmito cortadinho, champignon e a batatinha inglesa sem casca previamente fervida.
6. Feche o recipiente com o papel alumínio (aquele mesmo que você acabou de usar) e coloque no forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos.
7. Agora é vigiar. Cuidado ao abrir o papel alumínio dentro do forno, o vapor vai estar muito quente e pode queimar sua mão. O cozimento demora entre 25-40 minutos.
Dicas
1. Essa receita vai muito bem acompanhada de um arroz de brócolis. Amanhã iremos postar a receita do arroz, pra quem quiser fazer.
2. Essa receita pode ser feita com outros peixes. Eu escolhi filé de tilápia por não ter espinhas. É fácil de encontrar, qualquer supermercado tem, e um pacote com 5 filés custa uns 8 reais.
3. Se quiser deixar o peixe com uma aparência menos branca, é só retirar o papel alumínio uns 10 minutos antes de tirar do forno.
4. Parece complicado, mas não é. Sim, é trabalhosa, mas é simples e qualquer um consegue fazer. Além disso, é super saborosa e nutritiva, e é o tipo de receita que impressiona.
O que acharam da receita? Manda pra gente a sua também!
Fiz com um filé de merlusa que eu tinha no congelador, ficou muito bom…
Seria com algumas receitas rápidas pra deixar congelado pra fazer rapidinho.
Parabéns pelo blog.