Guia dos Solteiros

A gasolina tá cara? Veja nossas dicas para economizar!

Mostramos dicas simples, porém extremamente eficazes, para economizar gasolina em seu carro.

Que a gasolina está cara, todo mundo sabe. Mas quando se tem um carro, é complicado ficar andando de ônibus. Afinal, você comprou o carro para andar, não é verdade? Pensando nisso, vamos te mostrar umas dicas bem simples, mas que podem ajudar e muito na sua economia de gasolina. Vamos lá?

Dicas para economizar gasolina

Veja tudo que você pode fazer:

– Dirija com calma – Evite acelerações bruscas desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito do motor. Coloque um limite máximo de rotação ao dirigir: 3500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no carregado trânsito urbano, mesmo para motores 1.0 – você pode economizar mais de 30%!

– Mantenha o carro com a manutenção em dia – Mantenha a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil km): isso faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo, força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque! A bomba de combustível também precisa estar em dia para gastar menos.

– Calibre os pneus – Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto, exigindo mais força para rodar – e deixam até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.

– Planeje melhor seus horários – Essa dica é difícil de implementar, mas ainda assim é válida. Planejando melhor seus horários você evita trânsito, e com isso, evita queima desnecessária de combustível.

– Evite o uso de ar-condicionado – O compressor do ar-condicionado puxa força do motor, que consequentemente gasta mais combustível – mas essa dica é relativa, janelas abertas também fazem gastar mais combustível por aumentar o arrasto aerodinâmico – faça o teste com seu carro!

– Combustível adulterado – Teste o combustível de mais de um posto – combustível adulterado faz o carro gastar mais, além do desgaste mecânico. Desconfie dos postos com o preço muito baixo – é possível que estejam misturando mais álcool na gasolina do que o permitido. Faça as mesmas contas de Km por Real gasto.

– Use uma marcha alta – Às vezes deixamos a rotação alta, 2ª ou 3ª marcha por exemplo à 60km/h – a essa velocidade, uma 5ª marcha serve perfeitamente, sem perder velocidade.

– Evite percursos curtos – O carro, quando frio, consome mais. Percursos curtos (como ir até a padaria, locadora ou o açougue perto de casa) podem ser muito bem feitos a pé, economizando combustível e contribuindo para sua saúde, seja por menos CO2 no ar e por mais exercícios! E, quando frio, o carro polui MUITO mais!

– Cuidado com caminhos alternativos – Fugir das grandes avenidas por ruas com valetas, lombadas, faróis, etc, podem até valer alguns minutos, mas o “acelera e pára” pode fazer o gasto de combustivel aumentar!

– Livre-se do peso morto! – Às vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mas isso é gasto desnecessário!

– Respeite os limites de velocidade – É óbvio que velocidade mais alta = consumo maior! Fora o risco de multas e acidentes graves! Portanto, tenha respeito à vida e ao seu bolso, dirija com calma e atenção!


Pois é, caros leitores! Viram como é super fácil economizar gasolina? Muitas vezes, a melhoria está nos detalhes. Espero que tenham curtido nosso artigo e que mandem sempre suas sugestões do que querem ler por aqui, ok? Afinal, o blog é feito para vocês, e ficará melhor ainda com sua ajuda!

Fonte: Calabria Veículos.

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade