Dicas de economia em tempos de crise

É preciso se reinventar em tempos de crise. Por isso fizemos uma lista com algumas coisas que você pode melhorar no seu dia a dia!

Momentos difíceis
1 vote

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Brasil está passando por uma crise em vários setores. Portanto, muitas pessoas estão sendo diretamente afetadas em suas vidas cotidianas. Dessa forma, as dicas de economia se tornam fundamentais para atravessar esse período sem deixar a conta bancária no vermelho.

Embora a atual crise esteja atingindo a todos, é possível afirmar que as pessoas que vivem sozinhas, de uma forma geral, sentem mais dificuldades para conseguir tornar as suas contas equilibradas. Isso se deve ao fato de que tal processo é constante e que deve ser mantido com cuidado.

Dicas de economia em tempos de crise

Devido a esses fatores, você encontrará abaixo algumas dicas que podem te ajudar a manter as suas finanças em dia sem passar por grandes dificuldades.

Evite atrasar o pagamento das contas

Pagamento das contas

Evite atrasar as contas (foto: bxblue)

Essa dica pode parecer algo óbvio, mas, na verdade, muitas pessoas tendem a se descuidar com os prazos de pagamentos. Isso acaba por gerar multas nas faturas seguintes e, quando menos se percebe, um valor alto acabou sendo gasto somente com o pagamento dessas multas e das porcentagens de juros geradas pelo atraso. Portanto, faça sempre um esforço para pagar as suas contas na data certa. Se possível, use um aplicativo de agenda – ou mesmo um planner físico – para te auxiliar nessa tarefa.

Desapegue de marcas caras

Marcas caras

Ostentação (foto: valuewalk)

Quando você for ao supermercado, mesmo que já esteja acostumado a utilizar produtos de determinadas marcas, procure comparar o preço deles com outros que tenham a mesma função. Caso você note uma diferença de preço, leve sempre o mais barato. De início, essa economia vai parecer pequena, mas quando você colocar na ponta do lápis verá que conseguiu poupar uma boa quantia.

Evite o desperdício de comida

Estragando comida

Jogando comida no lixo (foto: waste360)

Um grande problema dos solteiros é saber cozinhar a quantidade suficiente para que eles não precisem comer a mesma coisa em várias refeições. Assim, sobras de comida na geladeira são uma realidade. Porém, como nem sempre se está com vontade de comer exatamente a mesma coisa, essa comida tende a ficar sobrando até estragar.

Porém, saiba que o desperdício faz com que você gaste mais. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é usar a criatividade e procurar por novas receitas na internet. Por exemplo, caso você tenha bananas maduras demais para comer, o destino delas nunca deve ser o lixo, visto que podem virar um bolo delicioso.

Saiba procurar bem na hora de comprar roupas

Comprar roupas

Loja de roupas (foto: buffaloexchange)

É fato que várias pessoas têm um apego por marcas quando se fala a respeito de roupas. Afinal, ninguém gosta de sair por aí parecendo desleixado, certo? Entretanto, nem sempre caro significa bom e mais bonito. Portanto, se você souber procurar e tiver a paciência de visitar diversas lojas, pode encontrar coisas de qualidade por um preço mais acessível. Portanto, opte sempre pela pesquisa e desapague de marcas caras sempre que for comprar as suas roupas.

Evite financiamentos longos

Financiamento

Faças as contas (foto: westcourt)

Se você deseja investir em um imóvel ou em bens duráveis que vão acarretar em parcelas maiores, procure questionar essa escolha. Reflita se essa é uma boa opção em um momento de crise e no qual você está precisando repensar as suas despesas. Afinal, um financiamento dessa natureza não é algo que se resolve em dez ou doze parcelas, mas sim um compromisso que se assume por anos.

Evite o uso de carros e transportes individuais

Pegar carona

Pegando carona (foto: yourstory)

Ao longo dos últimos anos o preço dos combustíveis subiu bastante e você com certeza sabe disso se possui um veículo próprio. Assim, por mais que o carro seja um conforto, procure deixa-lo somente para os casos de necessidade e evite o seu uso no dia a dia. Se você precisa ir ao trabalho, por exemplo, tente fazer uso dos transportes públicos ou mesmo conversar com um colega que faz o mesmo caminho sobre a possibilidade de carona – ainda que você o ajude com um valor mensal para o combustível.

Faça o possível para guardar dinheiro na poupança

Guardar as economias

É hora de guardar dinheiro (foto: marketwatch)

É exatamente nos momentos de crise que a gente percebe a importância de se ter dinheiro guardado, seja na poupança, em investimentos ou mesmo como uma reserva de emergência. Esse dinheiro representa uma espécie de garantia de que será possível atravessar tempos complicados. Portanto, comece aos poucos a guardar. Guarde o quanto puder, mesmo que seja pouco. Eventualmente, essa quantia vai crescer.

Seguindo todas essas dicas, conforme o tempo for passando, você será capaz de ver uma luz no fim do túnel. Afinal, as suas contas vão se equilibrar gradualmente e você conseguirá se reerguer sem que nenhum tipo de medida drástica seja necessária para isso. Para te ajudar a ter força de vontade nesse momento de economia, procure pensar que tudo isso é temporário e apenas uma fase que você está passando. Mantenha em mente que as coisas vão voltar ao que eram antes em menos tempo do que você imagina.

Fonte da imagem destaque: princessinthetower

Editor do blog.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *