Guia dos Solteiros

Atenção, solteiro(a)! Já começou a planejar sua aposentadoria e seu futuro financeiro? Chegou a hora!

Hoje você é solteiro(a), jovem e com saúde? Pois é, no futuro pode não ser. Veja como planejar sua aposentadoria para ter uma velhice com estabilidade financeira.

Muita gente que mora sozinha, seja por escolha ou por necessidade, nem sempre anda com dinheiro sobrando, já que morar sozinho implica em despesas e contas que só podem ser pagas por você mesmo(a). Outras pessoas, mesmo quando tem dinheiro, acabam gastando sem pensar, e sem se programar para um futuro confortável. Pois é: não é por que você é jovem hoje, que não deva planejar seu futuro. Acredite, uma hora ele chega. Eu não sei quanto a você, mas eu não quero confiar apenas na aposentadoria do INSS, e acredito que pelo seu bem, você também não deveria. Além disso, infelizmente, as doenças e os problemas costumam andar juntos com a velhice.

Vamos falar um pouco de como você pode investir um dinheirinho mensalmente e começar a poupar, para que no futuro tenha uma reserva para emergências. Vamos lá?


Previdência Privada
Para quem não tem muito dinheiro sobrando, mas quer poupar, existem planos de previdência privada de 100 reais mensais que lhe garantem uma boa bolada no futuro, ainda mais se você começar desde cedo. Embora o rendimento nem sempre seja lá essas coisas, o fato é que é um dinheiro que é complicado de se resgatar, então faz com que você acabe poupando “forçadamente”, principalmente se colocar a contribuição como débito automático.
A previdência privada é um investimento sólido e de risco praticamente inexistente, principalmente se você fizer seu plano em bancos sólidos como Banco do Brasil ou Caixa. Eu particularmente contratei um plano e não me arrependo. 100 reais parece pouco, mas no longo prazo pode lhe trazer muito mais conforto e segurança financeira. Além disso, acaba sendo um complemento a mais para a aposentadoria normal pelo INSS.

Fundos de Investimento
Existem vários tipos de fundos de investimento, cada qual com seu fator de risco e sua rentabilidade. Uma boa estratégia é jamais colocar todos os seus ovos em uma só cesta. Você pode investir em 2 ou 3 fundos, até de bancos diferentes, não só para diversificar seu investimento, quanto para diluir o risco. Existem fundos que são baseados em ações, outros baseados na cotação do dólar, recomendo sempre os fundos de menor risco para se investir, afinal, não dá pra arriscar com sua aposentadoria, não é?

Poupança
A poupança pode não ser um investimento dos mais rentáveis, mas é de longe um dos mais seguros. Cada mês você pode ir guardando um trocadinho na poupança, e com o tempo vai tendo um patrimônio sólido para uma eventualidade quando a idade chegar. Novamente insisto, pode parecer pouco depositar 100 reais todo mês por exemplo, mas no longo prazo isso pode ser uma boa retaguarda.

Ações
As ações são um investimento de risco, com certeza, mas se você investe em ações no longo prazo, esse risco cai drasticamente. Embora continue sendo arriscado, pode ser um bom investimento, desde que você não invista todo seu capital aqui. Uma boa estratégia é investir 50% em investimentos mais conservadores, 30% em risco moderado e 20% em capital de risco. Ao menos é uma estratégia bastante recomendada por economistas e analistas financeiros.


Conclusão
Pois é, pessoal! Espero que nossas dicas tenham ajudado. Muita gente acha que só porque está jovem e solteiro(a), não tem de se preocupar com a aposentadoria. Porém, para evitar surpresas, é melhor se ligar e pensar em sua futura tranquilidade.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!

5.0
03

3 comentários

  • Pelo que entendi o único que realmente ajuda na aposentadoria é a Previdencia Privada, pois os outros é apenas uma forma de economizar para futuros emprevistos, enqaunto a previdencia será um auxilio pro valor final da aposentadoria

  • Não sei se a previdência privada é um bom investimento, pois existem outros a médio prazo que te pagam juros melhores e você pode renovar sempre. Se depositar 100 reais por mês em 10 anos, no final você terá que rezar para não ter havido depreciação da moeda e o banco não quebrar. E depois conforme você vai retirando o dinheiro (pq nunca vc irá gastar por mês 100 reais) em pouco tempo você estará descaptalizado. Se tem um dindim extra, dê entrada em um imóvel e pague as prestações com o aluguel. Se não tem, abra uma poupança na CEF, fique economizando 100 reais por mês em uma poupança pois com esse requisito poderá fazer um financiamento pela Caixa. No final de 25 anos pagando um financiamento, essa sua contribuição estará muito mais líquida e favorável ao mercado.
    Quem sabe no futuro você possa fundar o Clube dos Solteiros, um lugar recreativo onde todos possam partilhar suas experiência, ter alimentação completa, roupa lavadinha… através de uma bolsa de ações entre amigos. Ser solteiro por muito tempo deve valer para ter mais tempo para ideias inovadoras.