Guia dos Solteiros

O que não pode faltar no churrasco?

Se você seguir 7 mandamentos dos churrascos perfeitos os convidados não devem sair da sua festa tão cedo. Fique de olho nos conselhos de churrascaria em casa.

Churrasco, uma paixão dos brasileiros, independente de idade, time do coração ou ideologia política. Ter uma confraternização na sua casa ou no seu sítio perto de churrasqueiras não é brincadeira. Se faltar um detalhe a festa fica sem graça.

Fartura na mesa, som animado e bate-papo fraterno, poucas pessoas não se sentem animadas parar tirar a grelha da garagem, principalmente nos finais de semana de sol. Antes de pensar em abrir sua cerveja veja a lista das 7 coisas indispensáveis nos churrascos.

1 – Carne para todos os convidados

Calcule a carne do churrasco
Calcule a carne do churrasco (Fonte: Robert-Owen-Wahl / Pixabay).

Você precisa saber como calcular a carne para os convidados ao ponto de não faltar ou sobrar em excesso. Óbvio, um churrasco para 100 pessoas exige menos alimentos do que a festinha de 10 convidados.

Quem mora sozinho pode achar complicado armazenar e consumir o que não foi para a grelha da churrasqueira. Fora que não há o porquê de ter gastos desnecessários nos churrascos.

Na internet você encontra alguns sites que ajudam para realizar este cálculo. Por exemplo, a página embaixador do churrasco (acesse aqui).

2 – Churrasqueira extra

A churrasqueira extra pode ser portátil (Fonte: songsy / Pixabay)
A churrasqueira extra pode ser portátil (Fonte: songsy / Pixabay)

Existem dois motivos para você ter uma churrasqueira adicional ao seu churrasco.

Primeiro, para usar em casos de problemas com o modelo titular. Segundo, porque hoje em dia existem muitas pessoas veganas ou vegetarianas que não consomem os vegetais assados na mesma grelha das carnes.

Portanto, se você quer chamar os amigos carnívoros e vegetarianos ou veganos é melhor usar duas churrasqueiras.

3 – Adicionais indispensáveis

Compre carvão na medida correta
Compre carvão na medida correta (Fonte: Bluesnap / Pixabay)

A não ser que o plano seja usar uma churrasqueira elétrica é melhor ter carvão o suficiente para preparar seu churrasco, do contrário a falta de brasa deixará todo mundo faminto!

Em geral se deve comprar de 1 quilo a até 1.5 quilo de carvão para cada 1 quilo de carne. Mas, você pode usar menos se utilizar uma churrasqueira ecológica que não faz fumaça.

As carnes podem estar nos espetinhos de madeira, vendidos nos açougues ou nas casas especializadas em churrasco. Também dá para usar peças de linguiça, frango, maminha e outras opções no espeto de aço ou assar direto na grelha.

Ao caso de costelas é recomendável assar com papel alumínio. Use sal grosso com abundância para temperar as carnes. Não esqueça dos talheres, das mesas e de cadeiras aos convidados.

4 – Músicas típicas da região

Se você chamar os gaúchos ao churrasco no Rio de Janeiro com pagode e samba a experiência pode ser negativa. Da mesma forma que convidar cariocas para um churrasco gaúcho que tem músicas gaúchas sanfonadas!

Difícil agradar a todas as pessoas musicalmente! Embora, nos churrascos mais animados de São Paulo é comum ver os convidados roqueiros dançando pagode – efeitos do álcool?

Talvez a melhor forma de agradar seja escolher sons do churrasco de acordo com os gêneros musicais que mais fazem sucesso na sua terra. Veja um conjunto de músicas gaúchas para o churrasco:

Churrasco no Rio de Janeiro ou em São Paulo? Então acompanhe esta seleção de pagode e samba:

5 – Acompanhamentos para churrasco

Queijo coalho, vinagrete, arroz, batida, maionese, molho para carne, bruschettas, torradas, patês, mini salgados, limões, saladas de verduras, salada de maionese, frutas e pão de alho são os mais típicos acompanhamentos para churrascos no Brasil.

6 – Grelha para peixe

Uma grelha para peixe
Uma grelha para peixe (Fonte: RitaE / Pixabay)

Um churrasco com peixe também no cardápio se torna quase sempre inesquecível, principalmente quando esta carne branca de luxo é preparada da maneira correta.

No caso de preparar espécies maiores de peixes repletos de vegetais, raízes e outros temperos que são segredos de família vale a pena ter uma grelha própria para assar este tipo de alimento.

Este produto é feito com duas grelhas, uma em cima e outra por baixo para assar todos os lados sem precisar virar. Você deve inserir o peixe na produção e fechar fazendo pouca pressão para prensar o peixe com os vegetais.

7 – As bebidas do churrasco

A bebida alegra o churrasco
A bebida alegra o churrasco (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Para diversas pessoas a melhor parte do churrasco está na bebida. Caipirinha, uma marca registrada nas festas. Ela pode ser de cachaça ou vodca com as mais diversas frutas, embora limão seja um ingrediente mais popular.

Cerveja gelada também é indispensável, muitas vezes os convidados trazem este tipo de bebida. Whisky e energético são importantes para elevar o nível da confraternização.

Água deve estar disponível não apenas ao churrasqueiro controlar a brasa como também aos convidados. Não esqueça das típicas bebidas sem álcool: Suco de frutas e refrigerante.

Fonte da imagem em destaque (memphisbbqco)

Adicionar comentário