Guia dos Solteiros

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

Técnicas infalíveis pra ficar livre desses bichos.

Quem mora sozinho, vez por outra acaba passando pela aporrinhação de ter de lidar com baratas e outros bichos que se aproveitam da sujeira da sua casa. Por mais que tudo sempre esteja limpo, ao menor vacilo, você se depara com uma visita indesejada de uma baratinha que apareceu pra jantar, ou uma taruíra (lagartixa) de férias na sua casa. Vamos conhecer os “inimigos” um a um:

Baratas

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

 

As baratas são os mais antigos insetos a habitar nosso planeta. Sobreviveram ao cataclisma que extinguiu os dinossauros. Podem ficar mais de um mês sem comida e mais de duas semanas sem água. Ou seja, estamos falando de um inimigo duríssimo de matar.

Para exterminar esta praga, um bom começo é evitar o acúmulo de detritos e restos de alimentos sobre as pias e pisos da cozinha. Não é o suficiente para exterminá-las, pois, mesmo materiais que consideramos não-alimentícios, como cola, sabões, suor e papelão, são fontes de carboidratos: um verdadeiro banquete para as baratas.

Outra coisa importante a ser lembrada é que, se você pensa que a barata é um animal nojento, mas não oferece riscos à saúde humana, vale informar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e a diarréia.

Realizar detetizações regulares é a melhor forma de prevenção contra os riscos oferecidos pelas baratas e outras pragas. Existem inúmeros métodos que possibilitam a aplicação dos inseticidas sem a necessidade de remoção de pessoas ou animais durante a aplicação, como por exemplo, iscas de inseticidas, que se compram em supermercado, e também uma espécie de giz, que é encontrado em feiras livres, que é um bom método pra quem não suporta o cheiro de inseticida pela casa.

Lagartixas

 

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo, diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas. Diminuindo o alimento, as lagartixas vão buscar comida em outro lugar”, explica. Outra sugestão é acender lâmpadas comuns em postes longe da casa para onde os insetos serão atraídos e assim as lagartixas se mudam para lá. Mas, se a situação for mesmo séria, o número de lagartixas for muito grande e a pessoa não quiser esperar muito, pode-se remover as lagartixas, recolhendo uma a uma e levando-as para algum ponto distante. “Mas não devemos esquecer do lado benéfico das lagartixas, que se alimentam de insetos que podem virar praga e infestar a casa”.

Lacraias

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica se ocorrer algum contato. Veja algumas medidas a serem tomadas para evitar esses bichos:

• limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
• limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
• os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
• porões, garagens e quintais não devem servir de depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
• os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.


 

Se você tiver mais dicas de como se livrar desses bichos, ou simplesmente quiser compartilhar alguma experiência que você já teve com eles, os comentários estão livres, manda brasa aí!

Fontes: Essa, essa e essa.

26 comentários

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade