Guia dos Solteiros

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

Técnicas infalíveis pra ficar livre desses bichos.

Quem mora sozinho, vez por outra acaba passando pela aporrinhação de ter de lidar com baratas e outros bichos que se aproveitam da sujeira da sua casa. Por mais que tudo sempre esteja limpo, ao menor vacilo, você se depara com uma visita indesejada de uma baratinha que apareceu pra jantar, ou uma taruíra (lagartixa) de férias na sua casa. Vamos conhecer os “inimigos” um a um:

Baratas

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

 

As baratas são os mais antigos insetos a habitar nosso planeta. Sobreviveram ao cataclisma que extinguiu os dinossauros. Podem ficar mais de um mês sem comida e mais de duas semanas sem água. Ou seja, estamos falando de um inimigo duríssimo de matar.

Para exterminar esta praga, um bom começo é evitar o acúmulo de detritos e restos de alimentos sobre as pias e pisos da cozinha. Não é o suficiente para exterminá-las, pois, mesmo materiais que consideramos não-alimentícios, como cola, sabões, suor e papelão, são fontes de carboidratos: um verdadeiro banquete para as baratas.

Outra coisa importante a ser lembrada é que, se você pensa que a barata é um animal nojento, mas não oferece riscos à saúde humana, vale informar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e a diarréia.

Realizar detetizações regulares é a melhor forma de prevenção contra os riscos oferecidos pelas baratas e outras pragas. Existem inúmeros métodos que possibilitam a aplicação dos inseticidas sem a necessidade de remoção de pessoas ou animais durante a aplicação, como por exemplo, iscas de inseticidas, que se compram em supermercado, e também uma espécie de giz, que é encontrado em feiras livres, que é um bom método pra quem não suporta o cheiro de inseticida pela casa.

Lagartixas

 

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo, diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas. Diminuindo o alimento, as lagartixas vão buscar comida em outro lugar”, explica. Outra sugestão é acender lâmpadas comuns em postes longe da casa para onde os insetos serão atraídos e assim as lagartixas se mudam para lá. Mas, se a situação for mesmo séria, o número de lagartixas for muito grande e a pessoa não quiser esperar muito, pode-se remover as lagartixas, recolhendo uma a uma e levando-as para algum ponto distante. “Mas não devemos esquecer do lado benéfico das lagartixas, que se alimentam de insetos que podem virar praga e infestar a casa”.

Lacraias

Baratas, taruíras e lacraias: declare guerra e saia vitorioso

Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica se ocorrer algum contato. Veja algumas medidas a serem tomadas para evitar esses bichos:

• limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
• limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
• os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
• porões, garagens e quintais não devem servir de depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
• os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.


 

Se você tiver mais dicas de como se livrar desses bichos, ou simplesmente quiser compartilhar alguma experiência que você já teve com eles, os comentários estão livres, manda brasa aí!

Fontes: Essa, essa e essa.

26 comentários

  • Só uma correção, hoje em dia não se usa maos o termo lepra. Esse termo agorafoi substituido por Hanseniase. Experimenta chamar um hanseniano de leproso. A hanseniase antigamente, na era biblica era chamado de lepra, mas nos tempos atuais, isso é um termo pejorativo, que degrine a pessoa portadora da doença. Que diga-se de passagem, tem tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS.

    • Hoje em dia chamar uma pessoa negra de negro é pejorativo
      chmar um homossexual de homossexual é pejoratijo
      chamar um deficiente de deficiente é pejorativo

      ai ai, esse auto-preconceito nao vai levar o homem a lugar nenhum…

  • Ola.

    Envie seu link para o Midiafire.

    Nossa proposta é divulgar seu blog/site.

    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas

    Faça-nos uma visita.

    Sucesso!!

  • lagartixa é o animal mais querido, nunca vou querer me livrar delas e ainda comem insetos. é tipo alguem querer exterminar os gatos queridos da internet

  • Faltou falar de escorpião também…
    Apesar de ser parecido com o tratamento dado à barata…

    Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção. Veja a seguir:

    Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
    Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
    Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
    Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
    Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
    Use telas e vedantes em portas e janelas;
    Use ralos protetores;
    Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;
    Em áreas sabidamente escorpiônicas, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.

  • Essa Cley deve estar precisando abandonar a vida de solteira e arrumar um fronxona pudim de cana pra ocupar a vida dela. MORTE AS LACRAIAS, BARATAS E MULHERES CHATAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Eu detetizo a minha casa com rodox mortein powerguard que age por seis semana, as lacraias aparecem mortas e secas.Lebre-se coloque em redor das paredes e até as baratas aparecem mortas. Maravilha.
    O rodox mortein é aquele da lata preta.

  • hoje acordei com uma dor no peito pensei q estava sonhando mas a dor foi aumentando comecei a procurar pela cama e debaixo do travesseiro achei um grande lacraia a mordida e
    muito dolorida mas o médico disse q não oferece nenhum risco

  • De que adianta fazer um post sobre como eliminar lagartixas e dizer que isso não se faz? Na minha sacada, no 18º andar, nao muda nada trocar a lâmpada. Valeu pela perda de tempo!

  • Boa noite,
    Agradeço as dicas, um método que eu uso e não vi foi o uso de detergente para matar lacraia, é fatal,:eu uso cloro, desinfetante e parece vitamina para as pragas.
    fica ai meu alo e até mais.