Como acabar com o mofo em sua casa

Aprenda como acabar com mofo dentro de sua casa de uma vez por todas. Não perca nenhuma dica!

O mofo é um verdadeiro inconveniente na vida de qualquer pessoa. Se você é alérgico, a situação fica pior ainda. Aprenda como eliminar de vez isso!

Como acabar com o mofo dentro de casa

Mofo dentro de casa (foto: reprodução)

Quem mora sozinho com certeza já passou por isso: você chega um armário pro lado pra limpar, e de repente vê aquela mancha verde ou preta na parede. Sim, é ele, o mofo. Inconveniente. Esse bolor chega, se instala e, sem pedir licença, vai invadindo armários, gavetas, paredes, até se tornar um dos principais “vilões” de sua casa.

No Brasil (mais especificamente no litoral) a umidade, a maresia e as constantes chuvas, principalmente no sudeste, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do bolor. Dentro de casa os impactos são visíveis com muita frequência.

Sugestão: Aprenda como tirar machas de roupas de um jeito fácil

Pinturas manchadas, armários esbranquiçados, roupas com mau cheiro e muito trabalho. As razões são inúmeras, mas algumas delas podem piorar as condições do local. Quem mora sozinho e trabalha fora, passa bastante por este problema, uma vez que a casa costuma ficar fechada o dia todo.

Evitando o mofo e soluções

A solução mais eficaz para evitar o mofo, é deixar o ambiente sempre ventilado, com boa circulação de ar, e que entre bastante luz. Caso não tenha como deixar a casa aberta, existem outras maneiras, como o uso de ventiladores para fazer o ar circular dentro de casa.

Lâmpadas incandescentes também ajuda a reduzir a umidade, graças a sua luz e temperatura. Não tem problema se a lâmpada é de pouca potência, o mais importante é que ela vai tirar boa parte de umidade.

Como remover mofo em armários

Vinagre – Certifique-se antes se pode colocar vinagre na superfície, pois não é recomendado para alguns materiais mais sensíveis. Basta colocar vinagre branco não diluído em uma borrifador. Borrife generosamente sobre o local mofado; deixe agir por 30 minutos. Após isso, esfregue com uma escova e depois retire toda a sujeira com um pano úmido.

Como remover mofo das paredes pintadas

Você vai precisar:

  • 2 colheres de sopa de bórax
  • ¼ xícara de vinagre branco
  • 2 xícaras de água quente

O que fazer:

  1. Misture todos ingredientes acima em um recipiente qualquer, mexendo bem até o bórax se dissolver por completo.
  2. Coloque a mistura em um frasco de spray e aplique bastante na parede, seja ela pintada, azuleiro ou qualquer outra superfície que não seja porosa.
  3. Esfregue bastante e limpe logo depois.
  4. Pulverize outra vez e deixe agir por uns 8 minutos.

Com remover mofo das roupas com vinagre

O vinagre é um ótimo método para retirar mofo das roupas, pois além de ser acessível, ele mata 82% dos fungos e ainda remove aquele cheiro horrível de mofo das roupas.

Lavando suas roupas com vinagre:

  1. Deixe a sua máquina encher com água e coloque suas roupas juntamente com detergente.
  2. Após isso, coloque cerca de 1 xícara ou 2 de vinagre na máquina.
  3. Deixe a máquina completar todo o ciclo de lavagem normalmente.

Outra alternativa – mergulhe as roupas em vinagre:

  1. Coloque as suas roupas de molho por 1 hora em um balde com água e uma xícara de vinagre branco.
  2. Depois que passar o tempo, lave suas roupas na máquina com detergente para retirar o mofo restante e o vinagre.
  3. Repita o processo de lavagem acima, caso tenha ficado algum vestígio de mofo nas suas roupas.

Espero que as dicas tenha lhe ajudado de alguma forma a retirar os mofados do seu lar, pois os esporos no ar proveniente do mofo pode causar sintomas alérgicos que vão desde olhos doloridos, espirros, até crise rinítica mais grave.

Fonte da imagem destaque: laurenwinner

Última atualização:

Wellington
Wellington

Responsável pelo blog, pela publicidade e estatísticas. Empresário, problogger, entre outras coisas. Nas horas vagas toca violão e administra seus 3 mil outros blogs.

One Comment

  1. AvatarMark Reply

    E aew, gostei muito do blog, é uma mão na roda para solteiros que não aprenderam nada vendo a mãe tocando a vida. Gostei muito dos posts e estou feliz por ser o Ultra First, o primeiro comentarista (eu acho). Nos próximos posts podia ter umas dicas sobre organização de livros, cd’s, games e outras coisas.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *