Guia dos Solteiros

Aprenda a se vestir como Don Draper, do seriado Mad Men!

Mesmo quem nunca assistiu o famoso seriado Mad Men, sabe que nos anos 50 e 60 as pessoas se vestiam incrivelmente bem. Atualmente, esse estilo voltou com força.

Don Draper trabalha com publicidade, mas em um mundo muito diferente dos dias de hoje. Nada de iPhones, iPads, propagandas virais e YouTube. E nada de jeans e tênis, o estilo de um publicitário das décadas de 50 e 60 era sério, arrumado. E o Don fazia muitas garotas suspirarem.

Já falamos aqui sobre como comprar um terno. Mas nesse post, vamos ensinar os solteiros a se vestirem como um Don Draper atualizado. E quem sabe assim, se livrem da solteirice!

Paletó

Don Draper usa o estilo clássico americano, popularizado em sua época por grandes marcas, como a Ralph Lauren. Esse tipo de terno enfatiza os ombros, mas é mais afilado na cintura para que a silhueta fique parecida com um V. Ele não usa terno de uma cor sólida. Costuma escolher tecidos de tons diferentes trançados que dão a impressão de uma única cor dominante.Há um epísódio em que ele vai para o interior e usa roupa country para homens, mas não é algo constante.

 

Camisas

As camisas por baixo do terno eram basicamente brancas. Naquela época não era apropriado utilizar camisas coloridas para trabalhar. Ainda assim você vê pequenas variações de cor, como bege claro, cinza claro, etc. Além disso, as pontas do colarinho eram bem engomadas e firmes.

Hoje em dia os homens não gostam muito de usar camisa branca, pois acham que ficam parecendo muito com garçons. A dica é escolher alguma camisa texturizada, ou variar a cor do terno (Don gosta muito de cores sóbrias como o azul marinho, cinza ou bege, mas quase nunca utiliza o preto liso).

Gravatas

Don usa gravatas finas e discretas. Esse corte de gravata faz com o que o olhar vá direto para o rosto da pessoa, o que favorece pessoas com rosto bonito, como ele.

“Fazer o que, né?”

Calças

Nada de calças largas, o objetivo é parecer arrumado. Naquela época as pessoas não usavam roupas largas. Era tudo justo e certinho, então escolha uma calça do seu número, nada de calça larga porque “talvez você engorde”. É só não engordar, vá fazer exercícios! haha

Detalhes que fazem a diferença

Ele utiliza um lenço dobrado que forma um quadrado dentro de seu bolso. Isso deixa o visual um pouco menos sério, porém elegante.

Também deixa um pedacinho da manga da camisa aparecendo por baixo do paletó, à francesa. Mas não precisa começar a fumar só porque ele fuma. Hoje em dia isso pode causar o efeito contrário, e afastar as pessoas por ser um hábito ruim, ao invés de elegante.

Sobretudos

Don Draper jamais utiliza o sobretudo da mesmo cor que o terno. As mangas são compridas o suficiente para cobrir o paletó, mas deixam um pedacinho aparecer quando ele levanta as mãos. Seus sobretudos são de colarinho alto, ou seja, não formam um “decote” mostrando um pedaço do paletó.

Sapatos

Os sapatos são bem engraxados e cuidados. A ponta não é quadrada e nem bicuda, é um arredondado que quase forma uma ponta. E, por John Hamm (o ator) ser um homem alto, Don utiliza um salto bastante baixo.

Estilo casual

A roupa ficava bem “certinha”: nada de roupas folgadas para os homens nos anos 60. Então esqueça sua calça baggy, não tem nada a ver. Escolha um cinto escuro e uma calça social (ou, se você quiser MUITO, pode ser um jeans escuro e discreto, desde que não fique largo). E faça a bainha: o estilo dele é bem arrumado e “mauricinho”.
Ele usa camisa pólo (o mais discreta possível, nada de desenhos berrantes) de cores sóbrias, e sapatos menos formais, porém arrumados. Nos dias de hoje você pode escolher também um sapatênis arrumadinho e discreto.


Então é isso, leitores elegantes. Se vestir bem não só é bom com as mulheres, mas também te dá uma ajuda no lado profissional!

Tem outras sugestões? Deixe nos comentários!

Referências: Complex, Primer Magazine, Men’s Fitness e Real Men Real Style.

4 comentários

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade