Guia dos Solteiros

Eleições 2012: Atenção, solteiros, vocês andam em dia com a justiça eleitoral?

Descubra como ver sua situação na justiça eleitoral, conseguir seu nada consta ou pedir sua segunda via de título.

2012 é ano de eleições para prefeito e vereador em todo o Brasil, e como forma de cumprir nossa função social, o Guia dos Solteiros traz à tona esse assunto que é bastante importante para todos nós. Afinal, ainda que exista corrupção, desvios e problemas, o voto ainda é uma forma democrática de tentarmos mudar nosso país. Para isso, vamos mostrar aqui, como você pode checar sua situação junto à justiça eleitoral, uma vez que muita gente pode não ter votado na última eleição, ou pode estar precisando tirar sua segunda via do título de eleitor. O que deve ser feito:

Como verificar sua situação na justiça eleitoral

Para verificar sua situação junto à justiça eleitoral, basta o nome completo e data de nascimento da pessoa. Isso pode ser verificado no site do governo, clicando aqui. Se não estiver ok, você pode ter que imprimir o boleto e pagar uma multa eleitoral, mas não costuma chegar nem a R$10.

Conseguir nada consta na justiça eleitoral

Para conseguir sua certidão de regularidade na justiça eleitoral, é só acessar o site do TSE, clicando aqui. Ao preencher os requisitos, basta seguir em frente, o formulário é bastante simples de se compreender. Com essa certidão, você estará livre para abrir conta em banco, realizar empréstimos e ingressar em cargos públicos.

Como tirar segunda via de título de eleitor

Caso você tenha perdido o título, ou ele tenha sido roubado ou ainda danificado, você pode requerer uma 2ª via. Os documentos necessários para tirar uma 2ª via do título são:

a) Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou qualquer outro documento público;
b) Comprovante de residência atual.

Lembre-se que você precisa levar o original e uma cópia de todos esses documentos, no cartório eleitoral mais próximo de você. Para
descobrir onde fica o mais próximo da sua residência, clique aqui.
Lembrando que a segunda via pode ser tirada até 10 dias antes da eleição, que esse ano ocorrerá em 23 de setembro.


Bom, pessoal, espero que nossas dicas tenham ajudado. Sabemos que política nem sempre é um assunto agradável, mas como o voto no Brasil é obrigatório, sem o título ou nada consta, não é possível entrar em um novo emprego, financiar imóveis entre outras coisas. Além disso é importante não colocar os já conhecidos ladrões no poder. Vote consciente e ajude a melhorar o nosso país!

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade