Guia dos Solteiros

Como ter uma boa convivência morando em República

Morar em república estudantil pode ser um desafio para muitos. Mas o que pode ser feito para garantir a boa convivência entre os moradores? Veja nossas dicas e tenha uma vida agradável morando em república:

Como ter uma boa convivência morando em República

1. Comunicação é a chave de tudo.

Uma boa comunicação entre os moradores é essencial para que exista harmonia na casa. Combinar regras – e seguí-las – é extremamente importante para que todos se sintam em paz e que não haja briguinhas por qualquer motivo. Por isso, defina as regras (ou siga as regras da casa, caso você seja o novo morador). Se não concorda com alguma regra, converse e tente entrar em um acordo antes de se mudar.

Como ter uma boa convivência morando em República
Definir as regras sobre a comida da casa é algo muito importante.

2. Respeito é bom e todo mundo gosta.

É importante que você não seja egoísta, e que pense nas outras pessoas que moram com você. Afinal, a casa está sendo dividida entre todos, e tudo precisa ser feito da forma mais justa possível. Tente praticar a empatia: se colocar no lugar da outra pessoa pode evitar muitos conflitos desnecessários. Respeite e exija respeito. Só assim pode haver um relacionamento harmônico e pacífico entre os moradores.

Como ter uma boa convivência morando em República

3. Organização não é algo superestimado.

Ser uma pessoa organizada, pelo menos nas áreas comuns da casa, é fundamental para não irritar os outros residentes da casa. Você pode até não ligar de deixar a louça suja para lavar no outro dia, mas com certeza não são todas as pessoas que pensam assim. Por isso, mais uma vez pratique a empatia e tente deixar tudo limpo e organizado nas áreas comuns.

Como ter uma boa convivência morando em República

4. Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.

Fazer a sua parte do acordo é primordial. Sair da casa dos pais pode ser uma maravilha e você pode ficar inebriado com a liberdade, mas você precisa saber que ser responsável é algo imprescindível para que você se mantenha morando sozinho (e em república). Por isso, pague o aluguel em dia, colabore com a faxina, com as compras de comida, e, se você ficou responsável por pagar a conta de energia, por exemplo, pague. Não é porque sua mãe não vai estar lá te dando ordens que você está isento(a) de toda e qualquer responsabilidade.

Como ter uma boa convivência morando em República
Colaborar com a limpeza é essencial. Não deixe os outros fazerem tudo sozinhos!

5. Não está dando certo? Saia fora.

Ninguém precisa se sujeitar a morar com pessoas que não gosta ou que brigam o dia todo. Se a convivência não está dando certo, arrume um jeito de sair e saia. Pensar que você não tem outra opção não vai te levar a lugar algum: dê um jeito, faça uma lista de coisas que você poderia fazer para mudar a sua situação e corra atrás. E lembre-se: não é porque uma república não deu certo para você que todas serão horríveis. As pessoas e regras são diferentes em cada república, você só precisa achar uma que seja adequada para você e fazer um esforço para seguir as 4 dicas que falamos acima.

Como ter uma boa convivência morando em República
Se não estiver dando certo dividir a casa com outras pessoas, que tal tentar achar um lugar só para você?

Curtiu as dicas? Tem mais sugestões para os outros leitores? Deixe sua dica nos comentários abaixo! 🙂

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade