Quem pensa em sair de casa (seja para estudar ou somente para não morar mais com os pais) acaba optando por dividir apartamento com amigos. Sim, é a famosa república.
Mas, para que seja uma experiência agradável e amenizar possíveis discussões, algumas regras são bem importantes. Veja aqui algumas dicas fundamentais para quem pretende montar uma república:
1- Divisão dos móveis:
A dica é cada um ter os seus móveis. Mobília de quarto sempre individual. Outros itens de áreas comuns, podem ser comprados separadamente para montar a casa. Por exemplo: uma pessoa compra o sofá, outra compra a TV, outra a mesa e assim por adiante. Quando alguém quiser sair, basta levar o que é seu sem problemas.
2- Contas:
Outra coisa interessante é cada uma das contas ser em nome de um dos moradores. Isso é ótimo, porque todos terão algum comprovante de residência do lugar. Mas, mesmo com essa divisão, o ideal é que uma pessoa seja responsável por organizar as finanças e dividir. Que tal uma caixinha com os comprovantes e contas? É uma ótima maneira de todos verificarem caso queiram também.
3- Compras da casa:
O velho dilema do que deve ser comum e o que deve ser separado na hora de comprar. Bom, o ideal é que materiais de limpeza sejam sempre comprados em conjunto, afinal, todos usarão. Alguns outros itens de cozinha podem ser comprados juntos também. Aí é só chegarem a um acordo do que é de uso comum. O restante é de consumo individual e cada um compra separado.
4- Limpeza:
Chega dessa história de que república é bagunçada. A melhor opção é organizar escalas de limpeza, alternando entre os ambientes da casa e os moradores. Mas, caso vocês não queiram limpar, vale contratar uma faxineira 1 vez por semana e incluir essa despesa nas contas em comum.
5- Relacionamento:
Por fim, o mais importante em uma vida de república: relacionamento com quem mora com você. Lembre-se, a casa é de todos. Então, seja consciente em respeitar o ambiente do outro e também em sempre contribuir para que o dia a dia seja agradável.
Morar em república é muito bom, galera. Mas como tudo nessa vida, precisa de organização. Se você tem mais alguma dica ou um experiência pra contar, deixa aqui nos comentários.