Guia dos Solteiros

Ativismo de sofá não vai mudar mundo! Que tal sair do facebook e agir?

O facebook não vai dar 5 dolares pra ninguém , mas você sim pode dar o seu tempo e fazer algo de realmente útil para o mundo.
Uma recente campanha da Unicef, foi um verdadeiro tapa de luva nos famosos “ativistas de facebook”ou “ativistas de sofá”.Aquelas pessoas que compartilham toda e qualquer corrente que passa por sua timeline, achando que so dar like em uma foto de uma criança chorando vai realmente mudar alguma coisa. Pois é, o artigo de hoje sai um pouco dos temas que vocês estão acostumados, e isso é muito bom.Hoje não tem receita, nem dica de balada ou economia, vamos falar sobre algo importante: o que você pode fazer para mudar o mundo? Já falamos aqui sobre a Accaci por exemplo que é uma ótima instituição pra se ajudar. Vamos mostrar aqui algumas atitudes que podem sim ajudar ao próximo, podem não ser impactantes, mas já ajuda muito mais do que clicar em curtir.
unicef

Adote uma causa

 Existem centenas de ONGs e instituições sérias, com causas realmente úteis e que dão bons resultados.Seja para lutar contra a corrupção, conseguir fundos para a pesquisa da cura do câncer, mobilize-se! Se não tem dinheiro, você pode doar algo igualmente precioso, o seu tempo! Pode enviar emails a governantes, protestar nas ruas, ou simplesmente alimentar e dar atenção a moradores de rua em situações difíceis. Nõ há limites para o que se pode fazer nesse sentido,
é só arregaçar as mangas e começar!

Trabalhos Voluntários

Qual foi a última vez que você fez algum trabalho voluntário, sem pensar em “ficar bem na fita”, sem querer tirar nenhum proveito disso, além do sorriso no rosto do próximo? Sabia que existem muitas, mas muitas instituições e empresas precisando de pessoas para trabalhos voluntários? Até mesmo a causa animal requer sua ajuda, como já citamos no artigo:

Seja doador de sangue e de órgãos

Doar sangue pode salvar a vida de muitas pessoas e ser autorizar a doação dos seus órgãos também pode dar vida a quem já não tinha mais esperanças. Portanto, sempre que puder faça sua doação de sangue e incentive quem convive com você a fazer o mesmo. E não se esqueça de declarar à sua família que você deseja ser um doador de órgãos. Já explicamos sobre doação de sangue no artigo:

 

 

Responsabilidade social: o que você faz para melhorar o mundo?

 

 

Redirecione seus presentes

metas.jpg
No seu próximo aniversário ou Natal, diga aos amigos e familiares que não quer presentes, prefere que eles os doem (ou dêem o equivalente em dinheiro) a instituições de caridade. Assuma o compromisso de você mesmo correr atrás das instituições e facilitar o trabalho para eles, afinal, se fosse para ir ao bar todo mundo iria, mas infelizmente para ajudar o próximo as pessoas ainda são extremamente preguiçosas e acomodadas.

Meio Ambiente

Ajudar o meio ambiente é também ajudar o mundo:
– Reduza nossa depenência sobre o petróleo, dê preferência para utilização de um carro movido a álcool ou gás natural.
– Participe de mutirões de limpeza de praias e manguezais
– Participe de mutirões de revitalização de morros e favelas
– Participe de eventos para plantio de árvores e áreas desmatadas.
– Pense antes de imprimir, o papel é feito da derrubada de árvores e quanto mais você puder economizar.

Ensine Algo

Reserve algum do seu tempo livre para ajudar a ensinar alguém alguma coisa: ensine a sua mãe a utilizar o email, o seu pai a enviar sms, o seu filho a andar de bicicleta, um colega de trabalho a tirar melhor proveito de um programa de computador.

 Conclusão

Bom pessoal, ao invés de dar like em qualquer foto de criança carente, espero que sigam essas nossas dicas e realmente dê adeus ao ativismo de sofá. Indignação sem ação nao leva ninguém a lugar nenhum e nem contribui em nada para melhorar o mundo em que vivemos!

Se você quiser comentar algo, pode rasgar o verbo nos comentários aí embaixo!

5.0
01

1 comentário

  • Seguindo a ideia, recentemente criei material para uma feira de adoção de gatinhos de forma voluntária. Não é muita coisa, mas já é alguma coisa, claro, pois dar visibilidade a uma causa dessas pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos animais. Tenho intenção de realizar mais trabalhos assim, pois dão algum sentido à vida e são uma boa forma de exercitar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Recomendo!