Guia dos Solteiros

Lavagem Yin-yang

Conforme o post de ontem, já sabemos que é necessário separar as cores na hora da lavagem. Mas como proceder em casos específicos?

Roupas Pretas

São básicas e estão sempre presentes no guarda-roupa. Mas e na hora de lavar, como fazer para que as peças não desbotem rápido? Elas exigem atenção redobrada na hora da lavagem e, para evitar estragos, é preciso conhecer alguns segredinhos:

Lavagem Yin-yang

Para lavá-las sem perder a cor, jamais deixe as peças de molho. Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar. Também é preciso ter cuidado com manchas esbranquiçadas que aparecem por causa do excesso de sabão e de amaciante, use moderadamente esses produtos. Se as peças ficarem manchadas, antes de lavá-las novamente, experimente passar uma escova de roupas. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente com uma boa escovada.

Evite a máquina de lavar se quiser manter a roupa preta sempre bonita. O atrito da máquina de lavar tira o pigmento da peça e ainda pode fazer aquelas bolinhas no tecido. Prefira lavar a roupa preta à mão, usando sabão neutro e lave sempre com outras roupas escuras. Deixe secar à sombra. Outro truque para a roupa preta não desbotar é acrescentar um pouco de sal ou vinagre durante a lavagem e o enxágue. Pode parecer estranho fazer uma “salada de roupa”, mas funciona. Existem produtos especiais para manter a cor, mas o vinagre ou o sal estão disponíveis em qualquer cozinha.

Roupas Brancas

Dissolva o sabão e o amaciante em água antes de lavar a peça. Capriche na hora de enxaguar: restinhos de sabão podem estragar suas roupas; e lembre de colocá-las para secar no varal à sombra e pelo avesso.
O sabão de coco em pedra também é uma excelente opção para lavar roupas brancas. Molhe a peça, lave com o sabão de coco em pedra, esfregando levemente o colarinho, a gola e as partes onde apareça a sujeira, deixe de molho e enxague normalmente.

Lavagem Yin-yang

Sem manchas

Se manchar, não tente remover com alvejante de cloro ou água sanitária. Eles vão piorar a situação. Além de amarelar e manchar as roupas, eles enfraquecem a fibra dos tecidos comprometendo a durabilidade destes. Existem alguns produtos no mercado conhecidos como alvejantes sem cloro, o mais conhecido é o Vanish que tem opção para roupas brancas e coloridas. A grande vantagem destes alvejantes é que eles não amarelam as roupas como as opções com cloro e podem ser usados antes e durante a lavagem, dependendo da resistência das manchas. Você também pode usar anil para alvejar suas roupas (uma pedrinha azul que vende no supermercado).
Manchas de sangue podem ser retiradas de tecidos brancos utilizando água oxigenada 10 volumes em cima da mancha.

Lavagem Yin-yang

Molho?

Sabão em pó, álcool e água são a mistura ideal de molho para clarear as peças. Também consegue-se clarear uma roupa branca de algodão passando sabão glicerinado e fervendo com um pouco de água. Lembre-se de enxaguar bem para retirar todo resíduo de sabão das roupas. Para tirar o amarelado das roupas de algodão ferva as peças de roupa com pedaços de limão. Veja aqui nesse artigo completo como botar roupas de molho.

No armário

Roupas brancas requerem cuidados especiais, por isso não guarde a roupa em saco plástico: ele impede que o tecido respire, causando mofo e atraindo traças. Melhor guardar em sacos de TNT, tecido ou papel, de preferência azul claro, porque essa cor mantém o branco por mais tempo. Além disso, o papel azul é uma opção para tirar mancha de nódoa das peças, para isso deixe a peça enrolada neste papel durante alguns meses até a mancha desaparecer.


Veja também esses nossos outros artigos úteis:

Como lavar roupa
Dica: Aprenda a tirar manchas de roupas
Separando a roupa na hora da lavagem

 

 

 

Fonte: Dicas de Mulher, M de Mulher e Fulana Flor.

4 comentários

Siga-nós