Guia dos Solteiros

Alimentos termogênicos: o que são? como fazem emagrecer?

Entenda o que são os alimentos termogênicos e como eles podem te ajudar a perder peso de forma saudável, acompanhe conosco!

No mundo atual, as pessoas tem procurado cada vez mais o segredo de emagrecer em suplementos alimentares, que nem sempre cumprem o prometido e podem até fazer mal, já que alguns possuem cafeína e outros estimulantes em sua composição. Temos no mercado vários exemplos deles, como fitburn, oxyelite, kimera e thermo fire. Porém, embora alguns deles realmente tenham resultados e ajudem a perder peso, é preciso cautela. Não raro, vemos matérias de pessoas que abusaram desses suplementos e acabaram no hospital. No artigo de hoje, vamos mostrar alguns alimentos presentes na natureza e que podem ter a mesma ação desses suplementos, mas sem seus efeitos colaterais. Mas primeiro vamos entender o que são e como atuam os termogênicos.

O que são os Termogênicos?

Alimentos termogênicos: o que são? como fazem emagrecer?
Os termogênicos, são alimentos qu ajudam o corpo a se tornar mais ativo, dando energia a ajudando o corpo a queimar os excessos de gordura, ao aumentar a temperatura corporal. Eles também têm ação sobre o metabolismo, ajudando o corpo a acelerar seus processos de digestão, distribuição dos nutrientes por meio da corrente sanguínea e eliminação das impurezas resultantes do processo de “queima” desta energia.
Uma das palavras que se ouve muito ao falar de termogênicos é metabolismo. Especialmente quando pessoas têm dificuldade para emagrecer, elas acabam culpando um “metabolismo lento”. Se você acredita que sua falta de energia tem relação com estas questões, os alimentos termogênicos vão te ajudar com isto também.

Alimentos Termogênicos

Abaixo listamos alguns dos mais famosos e seus efeitos no corpo:

Alimentos termogênicos: o que são? como fazem emagrecer?

Pimenta vermelha: , esse alimento é fonte de capsaicina, que além de acelerar em até 20% a atividade metabólica, também facilita a quebra de gorduras. Adicionar o alimento às saladas é a melhor forma de ingeri-lo, além ser um poderoso tempero de pratos diversos.

Gengibre: a raiz não só faz o gasto calórico aumentar em 10% como é um ótimo remédio natural. O seu chá previne de gripes e infecções, mas também pode ser acrescentado em inúmeras receitas, como para temperar carnes, molho, sopas e outros.

Canela: Além de também apresentar propriedades termogênicas, a ingestão de algumas pitadas de canela durante o dia ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, afastando a vontade de comer doces.

Chá de Hibisco: Assim como todos os termogênicos, o chá de hibisco aumenta a temperatura corporal durante a digestão, aumentando também o metabolismo. Seu consumo deve ser de um litro por dia, em média – sendo que para um litro de água, deve-se acrescentar uma colher de chá da flor.

Óleo de coco: Atrasa o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. É antioxidante e rico em ácido láurico, reforçando o sistema imunológico. É recomendado usar apenas uma colher de sopa antes do almoço por ser um óleo e assim possuir alto valor calórico.

Café: A cafeína é uma substância capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro, gerando benefícios como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além, é claro, de seu efeito termogênico.

Conclusão 

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam emagrecer com sucesso. Claro que um médico nutricionista deve ser consultado antes de iniciar qualquer tipo de dieta com alimentos termogênicos ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

1 comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade