Guia dos Solteiros

Chulé: acabe com esse inimigo!

Veja como acabar com o chulé de forma rápida e definitiva, confira nossas dicas!

Um problema que incomoda muita gente, principalmente quem mora sozinho e nem sempre utiliza meias novas e limpas é o famosos chulé. É um problema que parece simples, mas se não tratado pode ocasionar a proliferação de bactérias nos pés e até levar a ocorrência de frieiras e infecções. Já até demos dicas de como combater o chulé no passado, mas esse é um assunto que incomoda muita gente ainda. Resolvemos então voltar a ele com novas dicas, acompanhe conosco. Primeiro vamos entender de onde ele surge.

Por que o chulé ocorre?

A explicação é bem simples até. Quando colocamos calçado fechado, o nosso pé começa a suar, e esse suor não tem para onde ir. Então, as bactérias presentes em nosso corpo começam a se alimentar desse suor misturado com células mortas da pele, e o resultado dessa ação é o mau cheiro que as bactérias, por vezes acompanhadas de fungos, exalam. Ou seja, existe sim como evitar que ele aconteça, e vamos te mostrar agora.

chulé

Como acabar com o Chulé

Evite a humidade nos pés

E isso pode sr eito com algumas ações simples:

  • Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras)
  • Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.
  • Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.
  • Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
  • Use seu próprio material para cortar as unhas.
  • Não use os mesmos sapatos todos os dias.
  • Exponha os calçados ao sol

Chá Preto (Mate por exemplo)

Deixe dois sachês de chá forte em meio litro de água fervendo por uns 10 minutos. Deixe que a solução esfrie e mergulhe os pés entre 30 e 45 minutos. Mais uma vez, lembre-se de secar seus pés. Um ácido natural que se encontra no chá ajuda a aliviar o cheiro a chulé com o tempo.

Talcos e antisépticos podem ajudar

talco chulé

Existem alguns sprays e talcos antitranspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na profilaxia. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que trazem o mau cheiro nos pés.

Cuidado com as meias

As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.

E então gente? Gostaram das dicas? Que tal mandar para aquele primo ou amigo que sempre destrói o ambiente quando tira o sapato? Marque seus amigos no Facebook

Se você tem mais alguma dica ou sugestão, pode deixar nos comentários!

1 comentário

  • Uma boa dica prá controlar o chulé é uma vez por semana ou a cada quinze dias fazer um escalda-pés com própolis e sabonete. Vamos a foma: Coloque uma chaleira de água prá ferver. Pegue uma bacia adequada que comporte bem seus pés. Coloque nela um litro de água fria e pingue 30 gotas de extrato de própolis. Adicione aos poucos a agua quente de forma que fique bem quente (suportável). Mergulhe os pés ali por uns 2 minutos. Pegue o sabonete e começe a lavar/esfregar a sola dos pés e no meio dos dedos. Quando a água começar a esfriar adicione mais água quente. Se vc tiver pele grossa (crostas de pele morta) vai começar a sair e ficar bem lisinho. Nesse caso recomendo usar uma pedra pome ou lixa que possa ser molhada…Cuidados com a água fervente e não exagere na lixa….. Depois disso vc vai sentir seus pés bem mais leves…..Só prá explicar, a própolis é um excelente antisséptico e um produto natural fabricado pelas abelhas…..