Guia dos Solteiros

Veja os cuidados que se deve tomar antes de praticar musculação!

Se você quer fazer da musculação o seu exercício rotineiro na academia, veja as melhores práticas a serem seguidas.

Quem mora sozinho costuma negligenciar a prática dos exercícios, uma vez que não há ninguém cobrando que você vá a uma academia, ou que saia de casa para praticar uma atividade física, o que é altamente recomendado para manter a saúde em dia. Porém, muitas pessoas quando resolvem finalmente praticar um exercício como a musculação, podem acabar com sérios problemas ao não seguir alguns procedimentos básicos para a prática da mesma.
Vamos então conhecer algumas boas práticas para se adotar, mas lembre-se, consulte sempre seu médico, antes de resolver fazer qualquer exercício. A palavra final é dele, que é um profissional especializado e pode lhe ajudar e orientar melhor. O Guia dos Solteiros não se responsabiliza pela má adoção dessas dicas, ou prejuízos físicos ou monetários proveniente do uso
das mesmas. Consulte seu médico antes de tudo!

Sim, já mencionamos ali em cima, e vamos insistir: antes de decidir qual atividade física praticar, vá ao médico e faça os exames para verificar se está tudo em ordem, e se ele realmente acha que a musculação é uma boa atividade para você. Além disso, após consultar seu médico regular, é bom também ir a um nutricionista, que pode lhe indicar uma alimentação adequada para a prática da musculação, que auxilie aos seus objetivos e sua saúde. Para uma maior segurança, seu médico pode solicitar que você vá também a um cardiologista,  o que é bastante importante, ainda mais se você não pratica exercícios há muito tempo.

Ao escolher a academia, verifique também se a mesma possui um profissional de educação física para a orientação dos seus exercícios e definição das cargas e séries, além de monitorar sua evolução ao longo dos meses.

Roupas e acessórios

Tenha em mente que roupas confortáveis facilitam a transpiração.
Para homens: shorts e camisetas.
Para mulheres: roupas de ginástica.
Tênis: devem ser muito confortáveis. Devem proporcionar suporte para os calcanhares e ter curvaturas adequadas às plantas dos pés para dar estabilidade. O solado deve ser antiderrapante para evitar acidentes.
Luvas: evitam a formação de calos nas mãos, além de auxiliarem para uma melhor pegada.
Cinto: serve para dar maior segurança para a coluna em determinados exercícios, para quem treina pesado.

 

Alimentação

Conforme mencionamos no início do texto, uma alimentação saudável é de extrema importância. Dê preferência a alimentos leves como frutas, verduras e legumes. Não pratique exercícios de barriga cheia, e evite alimentos gordurosos. O ideal é apenas ingerir uma barrinha de cereal, que é um alimento bastante energético e que não dará sensação de volume no estômago. Conforme indicado no inicio do artigo, consultar um nutricionista é o mais indicado, pois somente ele pode verificar qual alimento é mais indicado ao seu tipo físico, peso, etc. Além de todos esses cuidados, mantenha-se hidratado(a) a todo instante. Os médicos recomendam ao menos 2 litros de água todo dia.

Dicas para um melhor rendimento físico na musculação

Recomenda-se a cada repetição de exercícios expirar (soltar o ar) durante o levantamento da carga (contração muscular) e inspirar durante a volta à posição inicial (fase excêntrica). Durante o treinamento de força a pressão sanguínea se mantém elevada, porém com uma respiração adequada essa elevação é amenizada.
A recuperação entre um exercício e outro é essencial para o treinamento. Se não der o tempo adequado, o seu processo será prejudicado.
Se você quer melhorar seu desempenho, deve descansar o tempo suficiente para que as transformações adaptativas aconteçam. É importante não “forçar a barra” para evitar problemas e riscos a sua saúde. Se você não malhou a semana toda, não é malhando igual a um louco(a) em um dia só que vai recuperar o tempo perdido. Seu corpo sempre pede um tempo para se acostumar a esse esforço.


Desde que esteja apto(a) para a prática do treinamento de força — por isso, insistimos sobre a necessidade de consultar um profissional especializado antes de iniciar qualquer atividade —, não há problema em procurar uma academia e com a orientação de um professor, desenvolver
sua série de musculação. Porém, para não haver nenhum risco à sua saúde, siga todas essas orientações à risca. De nada adianta ter um corpo “sarado”
agora e depois ser um idoso com problemas de saúde. Qualquer dúvida ou sugestão, os comentários estão em aberto, pessoal!

Fontes: Corposaun e Minha Vida.

4 comentários

  • Tai um assunto que eu gostaria de ler mais aqui no blog, academia.
    Fasso e tenho algumas duvidas que vao de posicao correta na execucao do exercicio ate suplementos alimentares..

    Que tal colocar um profissional da area para fazer ao menos 1 post por semana sobre o assunto?! FicaDica ;*

    • Gee,

      Com certeza faremos mais posts sobre academia, e já temos planos para posts futuros com profissionais da área convidados.
      Mas lembre-se de que o blog é somente um complemento, nesse caso. O ideal é que você faça um acompanhamento diretamente com um educador físico ou fisioterapeuta, pois eles saberão te informar quais as suas melhores opções baseadas nas suas necessidades e objetivos pessoais.

      Obrigada pela sugestão e continue participando!
      Um abraço!

  • Fico legal o post eu só nao concordo com o que voce falou >>>
    ”O ideal é apenas ingerir uma barrinha de cereal, que é um alimento bastante energético e que não dará sensação de volume no estômago.”
    Totalmente errado , a barra de cereal é somente carboidrato , mesmo pra quem quer emagrecer a proteina é essencial , e em 1hr de academia queimamos de 600 a 800 calorias , em uma barra de cereal há apenas 100 calorias ,devemos consumir o tanto que iremos gastar.

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade