Depressão: 5 sinais que mostram algo errado

depressão
2 votes

A depressão vem atingindo um número cada vez maior de pessoas no mundo, entretanto, nem sempre é fácil identificar o problema

depressão

Fonte: gettyimagens.com

Você tem se perguntado sobre os sinais que indicam depressão? Muitas vezes não é tão simples identificar o problema, já que pode ser confundido com outras condições mentais.

Se você é uma pessoa solteira, identificar se torna ainda mais complicado, pois em boa parte dos casos é necessária a observação de terceiros, além do auxílio durante o processo que vai desde a identificação, até o tratamento.

Abaixo, fizemos uma lista com alguns sinais de depressão que devem deixar você em alerta. Caso apresente uma boa parte deles o ideal é procurar ajuda médica.

Sinais de depressão

1. Falta de esperança

depressão

Fonte: health.harvard.edu

Esse é um sinal clássico. A pessoa vive uma luta interna contra esse sentimento que a faz temer o futuro, pois ele parece algo tão sombrio para quem sofre de depressão. Ao sofrermos com essa condição, fica difícil ver as coisas sob uma ótica positiva, tudo é medo e descrença. Esse sintoma pode acabar levando a pensamentos suicidas, dessa forma, procurar um médico se torna urgente.

2. Mudanças no padrão de sono

depressão

Fonte: sleepcycle.com

A depressão pode causar alguns problemas para dormir, como insônia ou excesso de sono. No entanto, nem sempre esses problemas são sinais de depressão, outras questões podem levar a isso. Você deve se atentar se outros sintomas dessa lista fazem parte do que anda sentindo. Dessa forma, fica melhor entender a causa dos distúrbios de sono.

3. Desinteresse

Fonte: psychiatrictimes.com

As coisas que sempre o deixaram feliz perderam um pouco do sentido? Esse pode ser um dos sintomas de depressão também. Ver sua série favorita, jogar vídeo game e socializar com os amigos se tornaram uma espécie de fardo? É bom prestar muita atenção na duração desses sintomas, você pode estar com depressão.

4. Apatia

Fonte: mentalfloss.com

 

Outro sinal evidente de depressão é se manter apático, sem energia para fazer coisas simples, como sair do sofá ou da cama. Até o trabalho acaba sendo difícil, você passa a cumprir suas obrigações de forma arrastada. Portanto, se você está lutando mais do que nunca para conseguir realizar tarefas diárias, busque ajuda médica.

5. Falta de paciência e raiva

depressão

Fonte: promisesbehavioralhealth.com

Durante um quadro depressivo é comum nutrir alguma irritação ou uma certa impaciência com algumas situações e pessoas. Ficar mais zangado e impaciente do que de costume, também pode ser um sintoma de depressão e antes que ele comece a atrapalhar sua vida e suas relações sociais é importante identificar as causas e resolver os problemas.

6. Vontade de se isolar

Fonte: domestika.org

Quando estamos deprimidos, uma das principais tendências é a de nos isolarmos dos outros. Pode ser da própria família, dos amigos e até das atividades do cotidiano. É um sintoma muito complicado, isso porque passar o tempo com aqueles que amamos é uma das melhores formas de enfrentamento de um quadro depressivo.

7. Baixa autoestima

depressão

Fonte: germmagazine.com

Esse é um dos maiores sinais e um dos mais difíceis de detectar, pois muitos não externam esse sentimento de auto aversão. Pessoas deprimidas e sem esperança na vida, passam a deixar de nutrir sentimentos por si mesmas, acreditando que são horríveis, fracassadas e assim, piorando a depressão.

Finalmente, perceber os sinais da depressão é uma parte importante para resolver o problema. Caso você tenha se identificado com a maioria desses sintomas, procure ajuda médica, no entanto, tente encontrar novas distrações, coisas que auxiliem nesse processo, para que ele se torne menos doloroso.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *