Saiba o que é melhor: Dormir no escuro ou com um foco de luz acesa?
Muita gente acha que dormir bem é simplesmente deitar na cama e fechar os olhos, sem haver necessidade de nenhum cuidado. Além de, naturalmente, ter o ciclo não interrompido. Mas na verdade, existe uma série de detalhes que podem ajudar o sono a ser restaurador.
A iluminação adequada é um deles: já expostos à luz constante durante todo o dia, será que é mesmo indicado deixar a televisão ligada durante o sono, ou ainda manter alguma fonte de luz enquanto dorme?
O assunto tem gerado a curiosidade de estudiosos que, por isso, têm cada vez mais feito análises sobre a interferência da luz enquanto dormimos.
Mais do que gostoso, dormir no escuro é também um hábito saudável.
Os estudos são unânimes ao dizer que a luz tem sim influência na saúde do sono, devendo, portanto, dormir no escuro sempre que possível.
Um dos principais motivos disso acontecer é a produção de melatonina, o poderoso hormônio do sono.
Quando seguimos expostos à luz, a produção de melatonina não consegue atingir a produção ideal do hormônio e, dessa maneira, o sono não chega com tanta facilidade.
Apesar de não ser um indutor de sono, a melatonina avisa o corpo que está na hora de dormir, fazendo com que ele entenda que deve começar a se desligar.
Quando a sua produção não consegue alcançar os índices adequados, o sono acaba se tornando mais resistente.
Dormir no escuro colabora não só com a produção da melatonina, mas como também com a saúde geral do corpo, como, por exemplo, do coração, olhos e até mesmo, da mente.
Como pode a luz apagada fazer bem para o coração?
Pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine concluíram, em um estudo observacional, que a luz interfere até mesmo no funcionamento do seu coração.
O que acontece é que, quando não se dorme no escuro, a iluminação influencia no bloqueio corporal do indivíduo, fazendo, dessa forma, com que a frequência cardíaca fique um pouco mais elevada durante o sono.
O coração mais acelerado resultará, diretamente, em uma noite mais agitada e menos restauradora.
Mesmo fechado, seus olhos “vêem” tudo
Além do coração, seus olhos também podem sofrer com a iluminação ligada na hora de dormir. Isso porque as pálpebras não são um blackout.
Ainda que seus olhos estejam fechados, é possível que sintam o poder da luz passando pela pele fina das pálpebras, fazendo com que eles sigam trabalhando, ainda que de forma reduzida.
Percebe como o descanso não acontece? É um estímulo ao trabalho, o que acaba por seguir forçando o funcionamento do órgão.
Desligue um pouco as suas ideia
Com o coração a todo vapor, os olhos trabalhando, os hormônios em déficit de produção… você acha mesmo que o seu cérebro consegue descansar em paz?
É até lógico que, com tantos órgãos incomodados, o grande chefe não iria conseguir um repouso adequado.
Dormir no escuro proporciona uma restauração de praticamente todo o seu corpo e, sendo ele completamente interligado, é ideal que você mantenha as luzes apagadas para conseguir descansar cada pedacinho.
Experimente apagar completamente as luzes do seu quarto essa noite antes de dormir e veja se, de fato, você não irá acordar muito mais renovado que de costume.