Outubro é o mês de combate ao câncer de mama, veja como participar dessa campanha.
Muitos dos nossos artigos aqui são voltados à coisas mais suaves, leves e divertidas, mas chega uma hora em que precisamos falar sério. Já falamos sobre o câncer de mama alguns meses atrás, mas como esse mês é especial, vamos falar hoje sobre a campanha Outubro Rosa.
Outubro Rosa – como surgiu
A história do Outubro Rosa começou ainda no século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando Outubro Rosa. Todas ações são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente em locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfile de moda com sobreviventes, partidas de boliche e etc (www.pink-october.org).
Como ajudar a campanha Outubro Rosa
Existem várias formas de ajudar a campanha. Com certeza você pode fazer algo, ainda que seja um pequeno gesto:
- Ajudar ONGs – que tal ajudar uma ONG que cuida de pessoas com câncer? Como, por exemplo, a Apec ou a Fundação do Câncer. Entre em contato e ofereça seu apoio.
- Compartilhar a campanha no Facebook – ajudar na conscientização sobre o problema já é uma excelente forma de ajudar. Espalhe imagens em seu blog, Facebook ou Twitter. Cole adesivos no carro, no trabalho. Mande email para seus amigos.
- Incentivar o auto exame – incentive as mulheres da sua família, primas, irmãs e tias a fazerem o auto exame. Pergunte a última vez que foram ao médico fazer um check-up. A campanha começa na sua casa!
- Participe de campanhas e passeatas – procure na sua cidade qual a data da próxima passeata do Outubro Rosa. Participe, seja uma pessoa voluntária.
Dê sugestões e depoimentos de como contribuir mais com a campanha nos comentários, ok?
O outubro rosa realmente já conquistou o mundo todo e é nítido que o aumento da expectativa de vida das mulheres aumentou significativamente com essas campanhas além é claro do avanço da medicina preventiva.
Agora poucos lembram do novembro azul, que é para incentivar os homens a procurarem se cuidar mais!