Guia dos Solteiros

Shakes para emagrecer – veja os perigos que eles podem causar!

Veja por que é preciso cuidado ao tomar algum shake para emagrecer. 

Virou moda entre as pessoas insatisfeitas com seus corpos o uso de shakes e outros complementos que dizem substituir uma refeição, e que auxiliam a emagrecer (ou ganhar massa, dependendo do tipo de uso). Muita gente até tem bons resultados e realmente perde peso. Mas será que o uso desses shakes realmente é saudável para o nosso corpo? Bom, vamos falar um pouco sobre isso, mas antes vou explicar o que de fato eles são, para quem não conhece.

shake para emagrecer

 

Shake para emagrecer – do que se trata?

Os produtos para emagrecer estão nas prateleiras dos supermercados, nos comerciais da TV e até nas conversas de bares onde amigos animados contam experiências incríveis alcançadas pelo consumo de um novo produto.

A ideia do shake até que é interessante. Você está naquele dia super corrido, sem tempo para comer direito ou preparar uma refeição, e aí você tem o shake que é só bater no liquidificador e sair tomando. Um dos mais famosos, como os da Herbalife, afirmam que o shake + 2 chás podem substituir uma refeição, como o café da manhã ou jantar, por exemplo.

Mas é preciso entender do que se trata, e que problemas podem acarretar para sua saúde. Para emagrecer de forma saudável o shake deve ser nutritivo, daí a importância de oferecer proteína (leite, iogurte), carboidratos, vitaminas e sais minerais (frutas, hortaliças, castanha), fibras solúveis (aveia, Goma Guar) e insolúveis (linhaça, gergelim).

 

Perigos dos shakes

Um teste divulgado em fevereiro deste ano, realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, contestou os benefícios do shakes para a saúde e para a dieta, quando seu uso é contínuo. Além de não possuir a quantidade ideal de nutrientes, a bebida apresenta desequilíbrio nas taxas de vitaminas e sais minerais que possui. Segundo a Proteste, o consumo excessivo de proteína promovido pelos shakes, não deveria ultrapassar 10 a 15% do valor energético do produto, porém, em média, todas as marcas apresentam 32% de proteína.

Marcas avaliadas: Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife, In Natura e Slim Fast.

Nem todos os shakes fornecem quantidades suficientes de cada nutriente, o que em longo prazo, pode causar deficiências nutricionais ao organismo, como fraqueza, anemia, queda de cabelos.

Alguns shakes apresentam quantidades exageradas de fibras, que pode ocasionar desconfortos intestinais e gases. Além disso, alguns estudos, indicam que com o uso contínuo, eles podem causar até problemas hepáticos e no pâncreas.

 

Exercícios x shakes

Uma pessoa que substitui suas refeições por shakes e mantém seu ritmo de treino gasta suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre o perigo de ficar desnutrida ou ter uma crise glicêmica. “Se você gasta mais energia do que consome e não tem os nutrientes adequados, fica fraco e sem combustível, daí a baixa na taxa de glicose e os enjoos típicos de quadros de sobrecarga metabólica”, afirma a especialista em nutrição da Unifesp, Eliana de Almeida.

 

Conclusão

Pois é, caros solteiros e solteiras, é bom se ligar nessas informações que deixamos aqui. Novamente, voltamos a afirmar que o artigo não é nenhuma campanha contra determinada empresa que vende shakes ou dietas. Simplesmente é um alerta para que sempre se procure um nutricionista ou nutrólogo antes de prosseguir a qualquer tratamento do tipo. É importante conhecer o que estamos ingerindo e principalmente seus efeitos e consequências. Além do que, somente seu médico pode lhe diagnosticar a dieta certa para seu corpo e seus objetivos após analisar seus exames.

Dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários!

Fontes: Saude.IG,  Minha VidaAssociação Pro-teste e Infonet

 

Shakes para emagrecer – veja os perigos que eles podem causar!
5 (100%) 37 votes

6 comentários

  • Eu, meus avós, minha tias e primos somos a prova viva de que grande parte do que foi dito ai não passam de especulações e conclusões precipitadas, a nutrição da herbalife (shake+proteina de soja+leite semidesnatado) ja foi sim reconhecida pela anvisa como ALIMENTO e não suplemento, todo meu circulo familiar do qual eu consegui acompanhar os resultados mais de perto tiveram resultados inversos aos citados nesse texto, pesquisem mais sobre a excelência da equipe científica por trás da marca no proprio site e tirem suas dúvidas.

  • Gabriel, eu concordo plenamente com vc , pois em casa tambem usamos herbalife como nossa alimentação saudável, e com relação a peso estamos tendo um otimo resultado, acho que as pessoas precisam entender e estudar mais sobre fibras, proteinas e conhecer um pouco mais sobre o que é a empresa herbalife

  • Estou tomando shake há 2 meses, meu cabelo começou a cair. O que pode ser? Estou preocupada. E ainda lendo isso. O que sugerem que eu faça?

    • Eu sugiro que você faça uma pesquisa e mude seu shake ou o fornecedor. Qual o shake mais tradicional no mercado, confiável, há mais tempo sendo desenvolvido? Você está sendo acompanhada ou está tomando por conta própria? Não se impressione por reportagens com pesquisas superficiais, baseadas numa pífia tentativa de reserva de mercado com interesses puramente corporativistas. São haters, procure uma segunda opinião.