Guia dos Solteiros

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

Que tal saber mais sobre o veganismo? Descubra nesse artigo a diferença entre veganos e vegetarianos, saiba quais as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e as maiores bobagens que as pessoas propagam sobre isso.

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

É possível se informar mais sobre as coisas do mundo sem necessariamente que você se sinta obrigado a ser daquele jeito. Nós mesmos, do Guia dos Solteiros, não somos veganos e nem vegetarianos. Porém defendemos o direito das pessoas decidirem o que é melhor para elas mesmas. Isso se chama respeito.

Se informar mais sobre as coisas acaba com o pré-conceito (o famoso preconceito), e por isso acreditamos que a melhor arma para combater a falta de respeito, estupidez e mediocridade é justamente a informação.

Vamos lá:

1. Qual a diferença entre a alimentação vegetariana e vegana?

Temos em mente geralmente que a alimentação vegetariana exclui somente a carne de animais, mas a verdade é que existem categorias de vegetarianismo: ovolactovegetarianos, lactovegetarianos e vegetarianos estritos. Veja na tabela qual é qual:

2016-06-08

A alimentação vegana exclui, além da carne animal, derivados do leite, ovos, e outros alimentos provenientes do sofrimento animal. E o veganismo não é somente sobre a alimentação (vamos falar mais disso nas próximas questões).

2. Sofrimento animal? Como assim?

O capitalismo faz com que as fábricas procurem formas mais eficientes de ganhar dinheiro, fazendo com que na maioria das vezes, essas fábricas não se preocupem com o bem estar animal. Sendo assim muitos animais são tratados como mercadoria, passando a vida presos em gaiolas e/ou espaços muito pequenos a vida inteira. Esse é apenas um exemplo de sofrimento animal causado pelos humanos.

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

3. O veganismo vai além da alimentação? O que mais pode ser vegan?

Sim! Vegan é tudo aquilo que não se utiliza do sofrimento animal para ser produzido ou comercializado. Mesas, cadeiras, produtos de beleza, tapetes, roupas, sapatos, acessórios, tudo mais o que você imaginar.

4. Veganos só comem salada?

Absolutamente não. Existem milhares de receitas veganas deliciosas e tão engordativas quanto as que não são veganas! Doces, tortas, pizzas, bolos, donuts (como esses da foto, que parecem ser super deliciosos!), entre outras receitas. Você mesmo pode inventar suas próprias receitas, ou se estiver com preguiça pode ir a algum restaurante e pedir um prato vegano. Eles estão por todos os lugares. Ou você não sabia que batata frita é um prato vegano? 😂

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

5. A alimentação vegana pode causar problemas de saúde?

Pode, assim como a alimentação onívora (com consumo de carne e derivados animais) também pode causar problemas de saúde SE não realizada corretamente. É necessário ingerir uma certa quantidade de vitaminas e minerais todos os dias a fim de que seu organismo funcione bem. Portanto, se você faz isso, não importa se é vegan ou não: seu corpo provavelmente irá estar nutrido e saudável.

6. É preciso acompanhamento médico para começar a ser vegano?

Não necessariamente. Porém é necessária muita pesquisa antes de decidir se tornar vegano por conta própria. Pesquise bastante e converse com outras pessoas que já têm esse estilo de vida há anos. Assim você terá uma noção melhor de como se alimentar sem ser prejudicado pela falta de nutrientes. Porém, se você está com preguiça de pesquisar e correr atrás de informações, talvez seja melhor mesmo fazer uma visita a um nutrólogo ou nutricionista.

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

7. Preciso tomar algum tipo de suplemento para complementar minha nutrição?

Existem algumas vitaminas que podem ser suplementadas na alimentação vegana. Uma delas é a vitamina B12. Tenha cuidado, porém, com o excesso de ingestão de vitaminas. Algumas vitaminas, quando tomadas em excesso, podem ser até mesmo venenosas para o seu corpo. Portanto, antes de tomar qualquer suplemento de vitaminas, faça um exame de sangue para verificar se a suplementação é mesmo necessária.

8. O que os veganos fazem para suprir a necessidade de proteína?

Comem (duh!). A proteína está presente em diversos alimentos da natureza, não só em produtos animais. Existem alimentos de origem vegetal que são completamente recheados de proteína, como o brócolis, a soja, feijão, grão-de-bico, nozes, quinoa, cogumelos como o shitake e o shimeji, sementes de linhaça e chia, caju, arroz, tofu, ervilhas, sementes de girassol, abacate, entre outros.

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

9. Veganos e vegetarianos ficam doentes mais fácil que pessoas que comem carne?

Qualquer espécie de dieta feita pode ter um efeito terrível se não é feita corretamente. Por isso, não adianta ser uma pessoa que come carne, mas que não se alimenta direito. Viver de lasanha congelada, por exemplo, é um ótimo jeito de ficar doente rápido. O mais importante é se alimentar com bastante frutas e vegetais e sempre estar de olho nas quantidades de vitaminas, minerais e proteínas ingeridas. Não importa a origem da proteína: proteína é proteína, mesmo quando vegetal.

10. E cabelos e unhas? Ficam fracos quando você é vegano?

Como disse na questão anterior, o importante são as vitaminas, minerais e proteínas. Se a nutrição do seu corpo está sendo mantida, não tem nenhum motivo para seus cabelos e unhas ficarem fracos. O que pode deixar eles fracos é a falta de nutrientes, seja você vegano, vegetariano ou onívoro. Portanto, trate de comer direitinho prestando atenção nos nutrientes dos alimentos e evitando comer porcarias com frequência.

Veganismo: verdades e mitos sobre esse estilo de vida

11. Veganos sempre tentarão convencer outras pessoas a serem veganas também?

Pessoas chatas existem em todo lugar do mundo. Se a pessoa está te enchendo o saco para “te converter” a algo, o problema não é que ela é vegana, o problema é que ela é chata. Assim como algumas pessoas chatas tentam convencer os veganos a comer carne.

12. Como devo me comportar caso eu não queira ser vegano? Como devo tratar pessoas veganas?

Apenas se comporte normalmente. Não fique zoando ou diminuindo quem opta por um estilo diferente do seu: não existe somente um modo de viver. Respeito é bom e todo mundo gosta, portanto trate os outros do jeito que você gosta de ser tratado, não importando se você acha que a pessoa deve ser ou agir de outra forma.


É isso, pessoal! Espero que esse artigo tenha sido útil para informar melhor sobre esse estilo de vida que tem cada vez mais adeptos no mundo todo e no Brasil.

Ainda tem alguma dúvida sobre veganismo? Deixe nos comentários ou confira esse artigo.
E lembre-se: seja respeitoso(a), mesmo que não seja a sua praia! O mundo fica melhor quando todo mundo se respeita. 😄

2 comentários

  • De verdade, nunca tinha visto um post tão completo sobre o assunto. Estou pensando como vive os veganos e aqui encontrei tudo que precisava saber. Obrigado.

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade