Guia dos Solteiros

Como conciliar o trabalho e os estudos e parar de sofrer?

Ah, como é cruel essa sociedade. Conciliar o trabalho e os estudos parece um sonho utópico. Como pode uma pessoa levantar cedo para trabalhar, depois ir à faculdade, manter uma vida social, se alimentar bem e ainda ter horas suficientes de sono?

Quer saber a resposta? Então você veio ao lugar certo, pois, no post de hoje, vamos te ensinar a vencer o leão todos os dias.

Conciliando trabalho e estudos – Passo a passo

1 – Pare de se lamentar

Pessoa se lamentando

É isso mesmo! O primeiro passo para conciliar o trabalho e os estudos é parar de reclamar da “má sorte na vida” e começar a enxergar as coisas de outra perspectiva. Se você está lendo esse texto, já deu o primeiro passo. Agora, dê o segundo: pare de se lamentar.

Ficar reclamando só vai fazer sua mente pensar em encontrar mais motivos para reclamar. Então, ao invés disso, comece a pensar na solução!

2 – É mesmo necessário fazer um cronograma!

Você encontrará muitas dicas na internet em diferentes sites falando sobre o cronograma. E é verdade. Você precisa mesmo fazer um se quiser conciliar o trabalho e os estudos com eficiência. Parece complicado, entretanto, fazer um cronograma é bastante simples.

Pegue papel e caneta. Escreva suas principais atividades de cada dia da semana inteira, na ordem em que elas devem ser realizadas. Coloque os horários iniciais e finais previstos dessas atividades à frente. Pronto. Está montado seu cronograma. Se quiser, faça uma versão em uma planilha no computador.

3 – Realmente siga seu planejamento!

Não adianta fazer um planejamento e não o seguir de verdade. Siga-o! Você já é adulto, então comece a agir como tal. Crie disciplina se você não tem. O seu sucesso profissional e acadêmico dependem desse cronograma. É impossível conciliar trabalho e estudos sem seguir seus horários à risca.

Portanto, quando pensar em desistir, lembre-se por que você começou. Avance. Tente mais um dia. Só mais um dia. E mais um dia. E, assim, você verá que está vivendo um dia de cada vez e está dando certo. Continue firme!

4 – Otimize seu tempo livre

Otimize seu tempo livre

Tanto faz se você mora sozinho, com seus pais, amigos, irmãos ou em uma república. De qualquer forma, você precisa aprender a gerenciar seu tempo livre para conciliar trabalho e estudos sem sofrer. Comece fazendo uma lista das suas responsabilidades que não têm relação com o trabalho ou os estudos.

Depois, enumere-as em ordem decrescente, começando pelas mais importantes. Estipule o tempo que você demora para realizar cada uma. Agora, basta encaixar cada atividade dentro dos seus horários livres da semana.

5 – Aprenda a descartar atividades desnecessárias

Nem tudo o que você faz é necessário. Para conciliar trabalho e estudos, você vai ter que abrir mão daquele encontro semanal com a galera, ou do futebol da quarta-feira, ou de qualquer coisa que possa ser feita com menor frequência ou em outros dias.

É para isso que servem as prioridades. Porém, você deve ser verdadeiro com elas. Não adianta deixar como prioridade algo que você quer fazer. Prioridade é o que você precisa fazer.

6 – Separe um tempo para o lazer

Tempo para lazer

Também não adianta se matar de trabalhar e estudar e falhar miseravelmente em tudo. Conciliar trabalho e estudos significa harmonia, e você não terá harmonia se não tiver a mente equilibrada.

A melhor forma de equilibrar a mente é reservar um período para o lazer, nem que seja somente uma hora por dia. Essa hora é sagrada, e é só sua. Leia, jogue, assista, faça artesanato, crie um universo paralelo, vá andar de skate, de bicicleta, de patins, qualquer coisa que te faça se sentir bem. Só tome cuidado para não confundir o lazer com as atividades dispensáveis do dia-a-dia.

Compartilhe com seus amigos e peça a opinião deles!

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade