Saiba a forma correta de escolher peixes e frutos do mar

Descubra pequenos segredos que fazem uma grande diferença no momento de você selecionar frutos do mar ou peixes.

Saber escolher o melhor peixe fresco faz toda a diferença na sua culinária de frutos do mar. Ao menos que você tenha pescado o animal aquático há algumas coisas que exigem verificações indispensáveis para garantir uma escolha de algo fresco. Aprenda mais adiante.

Como escolher um peixe inteiro?

Escolhendo peixe inteiro

Peixes saudáveis (foto: telegraph)

Ao comprar um peixe inteiro verifique se os olhos estão claros e brilhantes.

Os peixes com olhos foscos podem ser seguros para comer, mas não estão no auge.

Também dê uma olhada no peixe. Brilha? Ele tem uma aparência metálica limpa ou opaca e descolorida? Quanto mais brilhante, maior está o frescor.

Em seguida você deve cheirar o peixe. Em nenhuma circunstância compre algo que cheira muito mal e confie que ao cozinhar o sabor vai melhorar.

Atenção: Jamais adquira um peixe inteiro sem a cabeça.

Como escolher filés de peixes?

Filés de peixe

A pele do peixe deve brilhar (foto: dishthefish)

Todos os peixes têm cores que desaparecem com o tempo. Brilho e vibração fornecem muitas informações sobre frescor.

Se o filé ainda tiver pele verifique o brilho. Além disso, teste de olfato é essencial para garantir que os filetes não têm um cheiro desagradável.

Outra coisa a observar está no líquido na carne do filé que se estiver leitoso pode ser uma evidência de que há processo de apodrecimento.

Como escolher frutos do mar?

Frutos do mar

Ostras, camarões, caranguejos, entre outros (foto: bundabergregion)

A melhor maneira de escolher peixe vivo, caranguejo, lagosta e outros frutos do mar é observar os níveis de animação. O animal pode nadar feliz ou está triste e mal se move do canto?

Um vez que estão felizes sem dúvida terão um sabor melhor. Lagostas e caranguejos morrem de fome quando ficam muito tempo em tanques. Isso significa que, se estarem lá algumas semanas, de forma provável estão quase vazios, sem carne.

O marisco só deve ser comprado de peixarias confiáveis. Uma coisa importante a ter em mente é que os mariscos são vendidos vivos, e, portanto, devem ser reativos.

Se você colocar uma unidade sobre a bancada e bater na casca ela deve ficar com mais firmeza do que antes (especialmente nos casos de mexilhões).

Antes de cozinhar verifique se os mexilhões estão mortos. Caso alguns ainda estejam fechados após o processo de cozimento é importante descartá-los.

SAIBA TAMBÉM: Como escolher melancia doce

Baixo ou alto teor de gordura: Qual é o melhor peixe?

Valor nutricional e sabor de peixe ou fruto do mar são influenciados pelo conteúdo de gordura na carne. A variedade de peixes comestíveis é bastante grande.

Enquanto bacalhau tem de 0,8% a até 0,9% e está entre os peixes mais magros, linguado e truta apresentam cerca de 3%, representando a média na categoria de baixo teor de gordura, à qual uma carpa com 6% já ultrapassa em dobro o valor mediano.

A enguia e o arenque lideram como peixes de alto teor de gordura no mercado, de 19% a até 25%. O popular salmão está em segundo lugar com valores que podem ir de 16% aos 21%.

Com 15% há cavala, alabote e atum que garantem um alto nível de calorias e saciedade quando consumidos.

Mais dicas no vídeo:

Tamanho do peixe

Para não cair em ciladas é importante conhecer o tamanho do peixe inteiro. Desta forma fica mais fácil saber se a espécie anunciada corresponde à realidade dos anúncios nas feiras.

Alguns nomes da lista abaixo podem estar informados mais de uma vez por causa da diversidade existente em certos tipos de peixes:

EspécieTamanho em centímetros
Pirarucu150
Piraíba100
Surubim, Pintado e Cachara80
Jau80
Tambaqui65
Caparari60
Dourada60
Dourado55
Tambaqui55
Surubim ou Pintado 50
Pirarara50
Pirá45
Aruanã44
Piracanjuba ou salmão40
Pacamã40
Pacu ou Caranha40
Curimatã Pacu40
Armado35
Curimatã Pioa ou Curimatã30
Pacu30
Piracanjuba30
Piara, Piau ou Piau verdadeiro30
Mapará29
Tucunaré25
Corvina25
Pescada25
JaraquiDe 25 a até 20
Piapara, Piau ou Piau verdadeiro25
Apaiari ou AcaraçuDe 22 a até 20
Matrinxá22
Jatuarama18
MandiDe 15 a até 18
Tamoatá15

A equipe do Guia de Solteiros espera que sua experiência de compras dos peixes e frutos do mar seja excelente com estas dicas ensinadas no texto.

Fonte da imagem em destaque: publicdomainpictures

Última atualização:

Renato Duarte Plantier
Renato Duarte Plantier

Formado em jornalismo. Publicitário. Redator de blogs informativos, entre outros. Busco sempre trazer o melhor conteúdo para o meu leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *