Está cada vez mais em foco a nova formação familiar, mais conhecida como família contemporânea. E, a mesma é incrível por ter como base o amor, mas, poder ser composta de formas bem variadas. O que antes, sem dúvidas, seria um tabu, hoje já é visto como uma das tantas e possíveis demonstrações de amor.
E por falar em amor, como não amar a ideia de ser criado em uma família que, mesmo não sendo o esperado pelos padrões, te prioriza e te mostra o sentido da vida?
Afinal, a base familiar precisa trazer isso: proteção, afeto, harmonia. Que é o que acontece com grande parte da família contemporânea. Para que o assunto fique mais claro, é preciso entender inicialmente como ela costuma se formar. Pode ser uma mãe que se divorciou, conheceu outro homem, também com filhos e todos passaram a viver na mesma casa.
Pode ser um pai que, em meio à vida adulta, assumiu a sua homossexualidade e então, encontrou alguém que ama e este passou a ser o padrasto de seus filhos. O modo e forma pouco importa. desde que, a felicidade seja encontrada em meio a estas pessoas.
Muitos casais que não podem ter filhos e optam por adotá-los, também passam a compor a família atual. Assim como avós que criam netos como filhos. Tias e tios que os educam e cuidam como se fossem seus. Ou o marido que fica em casa e cuida dela, enquanto a mulher sai para trabalhar. E assim vai.
O que muda da família tradicional para a família contemporânea?
Não é possível dar a resposta no geral, já que, cada família conta com uma realidade, que costuma ser bem diferente das outras. Inclusive, existem famílias tradicionais que ficam muito próximo ou até se encaixam na família contemporânea, justamente pela forma como as pessoas agem e mostram que a vida precisa acontecer sem preconceitos, por exemplo.
E há outras que são mais tradicionais e que mesmo assim, conseguem manter atenção, amor e dedicação em cada coisa que fizerem. Por isso, as mudanças são vistas de forma individual, avaliando cada família e as possibilidades que as mesmas se relacionam e colocam em prática situações.
Mas, a família contemporânea, justamente pela formação da mesma já ser diferente, costuma trazer aspectos, como pensamentos, de forma mais aberta. Ela foca na ideia de que, experiências com outras pessoas e de outras formas já aconteceram, para que hoje, todos estivessem ali juntos. Assim, não há como negar que as vivências, experiências tidas, fazem toda a diferença na hora de se pensar, agir. Por isso que, inclusive, cada vez mais famílias são vistas com estas formações diferentes.
Pelo fato de que, sim, hoje ter uma família contemporânea não deixa de ser um desafio, pelo tabu e preconceito ainda existente, mas, ao mesmo tempo, sem dúvidas, motivo de orgulho para quem a compõe.
E por falar em família contemporânea, caso o seu interesse seja em, criar uma, que tal começar explorando aplicativos? Leia sobre Tinder: 12 Dicas para os Solteiros se Darem Bem no Aplicativo.