Você sabe Por que envelhecemos? É verdade que ninguém quer ficar velho. Muita gente não gosta nem de falar desse assunto. Mas o que todo mundo sabe é que o envelhecimento é inevitável.
Todos ficaremos velhos, ainda que sem vontade ou lutando contra.
Mas você sabe o porque de isso acontecer com todos? Sabe o que leva uma pessoa a ficar velha?
Muitos são os motivos que resultam no envelhecimento de um indivíduo e fazem com que a juventude eterna não seja uma opção existente para absolutamente ninguém.
Por que envelhecemos? Os fatores internos pesam muito
É preciso, primeiramente, entender que o que envelhece são as células. Elas, que são as formadoras de absolutamente todo o nosso corpo, possuem prazo de validade.
Existem muitas teorias sobre o que causa este envelhecimento (falaremos delas mais tarde), mas uma coisa é inquestionável: fatores internos fazem parte desta conta.
As células do nosso corpo são feitas para, por exemplo, se multiplicarem. E fazem isso diversas vezes no decorrer da nossa vida.
Pense no corpo como uma máquina
Em uma comparação bem simples, podemos pensar em um utensilio doméstico qualquer. Comprado novo, ele terá um funcionamento e assim seguirá uma, duas, dez, mil vezes.
Em um determinado momento, ainda que nenhum acidente aconteça, ele simplesmente irá parar de funcionar. Seja por desgaste, por “cansaço”, uma hora ele irá se desligar.
Antes disso acontecer, na centésima vez que for usado, você já irá perceber que suas funções já não serão como quando comprado, novinho em folha.
É exatamente dessa maneira que acontece com as nossas células… elas vão cumprindo suas tarefas no decorrer da vida e, por isso, se desgastando, perdendo função, envelhecendo…
O que acontece no meio também influencia
Apesar de o envelhecimento ser o curso natural de tudo, existem sim umas questões que podem modificar os acontecimentos (acelerar ou retardar).
As causas externas já são vistas como grandes influenciadoras do envelhecimento, tendo o poder de torna-lo mais gentil ou avassalador.
Elementos externos que fazem diferença
Existem algumas questões pontuais que podem ser evitadas ou adequadas para que o envelhecimento seja mais gentil. Três das mais básicas são:
- Exposição ao sol;
- Alimentação adequada;
- Estilo de vida saudável.
Cuidar destes pontos fará com que o seu corpo tenha um envelhecimento menos precoce e mais suave.
Não será possível, claro, lutar contra a chegada dos anos, mas sim atenuar e quem sabe até postergar o envelhecimento de algumas células.
Teorias que explicam como envelhecemos
Este não é um tema com uma resposta única e consolidada. Existem muitas vertentes de entendimento que permitem diversas compreensões sobre o assunto.
Teoria do envelhecimento programado
Esta teoria defende que as células já vêm com uma programação determinada assim que são formadas.
De acordo com ela, já há decodificado em cada célula o seu momento de parar de funcionar.
Teoria do erro
Aqui, o envelhecimento acontece em decorrência do extremo oposto da teoria do envelhecimento programado: acredita-se que são os radicais livres (causados pelo estresse oxidativo) que são os reais responsáveis pelo desgaste das células.
Teoria genética
Mais próxima da teoria do envelhecimento programado, a teoria genética defende que o enfraquecimento das células, que causa o envelhecimento do ser como um todo, é uma questão genética.
Cada indivíduo já nasce com suas características de envelhecimento determinadas e codificadas no seu DNA.
Teoria evolutiva
Numa vibe darwinista, a teoria evolutiva defende que o envelhecimento é uma espécie de seleção natural.
Os indivíduos se desenvolvem e, assim que chegam no ápice do desenvolvimento reprodutivo (que, em tese, seria o sentido de existir), passa a envelhecer.
O fato é que, independente do motivo pelo qual irá acontecer, todos nós iremos envelhecer. E, contando com fatores internos ou externos, o melhor a ser feito é cuidar da saúde para fins de bem-estar.
Zelar e cuidar do seu próprio corpo só trará benefícios, inclusive frente ao envelhecimento.